São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

Associação dos Aposentados e Pensionistas de São João del-Rei . ASAP

Data de início das atividades

06 de dezembro de 1987

Responsável pelo órgão/cargo

IIson da Silva Neves - Presidente

Endereço

Rua Dario Bassi, 29 - Bairro Fábricas . Cep: 36301-192

Telefone

032 3371 6193

Email

asap@mgconecta.com.br

Suporte

A Renda da ASAP provém das mensalidades cobradas aos associados (atualmente de R$4,00 - quatro reais - por pessoa) e da taxa de administração dos planos de saúde SASC e PLAMED, no valor de R$2,50 por ano.

Atividades/Serviços

Contribua para a criação de uma Rede de grupos e instituições atuantes de nossa cidade. Cadastre ou atualize seus dados em MELHORES PRÁTICAS/ENTIDADES de SJDR e ganhe o SELO ODS/ESG SJDRT.
Eleitores idosos em São João del-Rei
Dados de 2.014 . Dados do Cartório Eleitoral 

Nº de eleitores de 60 a 69 anos:H - 3.321 M - 3.967 T - 7.288
Nº de eleitores de 70 a 79 anos:H - 1.514 M - 2.173 T - 3.687Nº de eleitores de 79 anos ou +:H - 480 M -    779 T - 1.259

O número de eleitores com mais de 60 anos ( idosos ) em São João del-Rei é:  12.234
- Na sua maioria são aposentados  
- Num total de 65.088 eleitores

Público alvo para comunicação de atividades da entidade

As atividades da ASAP direcionam-se especialmente a aposentados, pensionistas e idosos mas podem interessar aos que apreciam arte, cultura e lazer, estando abertas a todos.

Agenda

2ªTerça-feira de cada mês - "Serenata na ASAP" - de 19:30 às 21 :30 horas 24/01 - "Dia Nacional do Aposentado e da Previdência Social" (comemorado sempre no Domingo mais próximo)
Data móvel - "Via -Sacra Ecológica" (Há 11 anos realizada no Sábado que antecede a Semana Santa)
08/03 - "Dia Internacional da Mulher"
26/04 - "Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial" Dia das Mães - Comemorado na semana
Junho - "Arraiá da ASAP" (realizado em data escolhida do mês)
"Dia de Reflexão, Saúde e Lazer" (primeira quinzena) 26/07 - "Dia da Vovó"
Dia dos Pais - Comemorado na semana
08/08 - "Dia Nacional de Combate ao Colesterol"
27/09 - "Dia do Idoso" (comemora-se durante uma semana, com programação específica).
21/10 - "Dia Nacional da Saúde Ocular"
Outubro - "Dia de Reflexão, Saúde e Lazer" (2a quinzena) 14/11 - "Dia Mundial de Combate ao Diabetes"
22/11 - "Dia de Santa Cecília" (protetora dos músicos- comemora-se na cidade durante a semana)
Dezembro - "Confraternização de Natal"(data escolhida a cada ano)
"Concerto de Natal do Coral da ASAP" (idem)
Palestras: acontecem em datas especiais(Dia da Mulher, do idoso, comemorações ligadas à saúde, etc .. Uma proposta é que aconteça uma palestra a cada mês sobre temas diversificados.
Observação: Os Grupos musicais (Coral e Serenatas) participam em todas as festas e mantêm uma agenda de participações solicitadas pela comunidade elou outras entidades (missas, aniversários, casamentos, festas religiosas, folclóricas, cívicas, etc.
Algumas atividades interessantes já fizeram parte do calendário e deixaram de ter prosseguimento por falta de condições diversas mas poderiam ser resgatadas:
Projeto "Brincando de Roda" cujo principal objetivo é visitar escolas e creches para resgatar as antigas brincadeiras de roda.' .
Projeto "FeirAsap" - feira de artesanato realizada em maio (antes do dia das mães) e dezembro (antes do natal) visando mostrar o trabalho do aposentado e oportunizar a venda dos produtos como possibilidade de aumento da renda. Parou pela grande criação de feiras similares na cidade, nos mesmos períodos.

Melhores Práticas

Projeto "Cante Conosco"
Instituição: ASAP - Associação dos Aposentados e Pensionistas de São João Dei-Rei
Histórico Coral da ASAP
Iniciado em 11 de outubro de 1996, tem por objetivo resgatar o prazer e a alegria de cantar muito próprio do são-joanense , reunindo aposentados e pensionistas associados da ASAP para, no prazer do cantar, exercitarem igualmente a sociabilidade, afastarem o estresse e a depressão muito comuns nesta fase da vida, trabalharem juntos por uma melhor qualidade de vida para si e os outros.
Como conseqüência, temos o aprimoramento de conhecimentos musicais, o desenvolvimento da sensibilidade, da disciplina, tolerância e respeito aos limites próprios e alheios.
Desde sua criação, até início de janeiro/08, o Coral foi regido pela maestrina Anizabel Nunes Rodrigues de Lucas, a Bebel, com acompanhamento da pianista Mercês Bini Couto. A partir de fevereiro/08, passou a ter a regência do Maestro Paulo Miranda Filho.
Os ensaios regulares se realizam às segundas-feiras e ensaios extra, sempre que necessário. Os grupos são uniformizados, possuindo um uniforme de gala para apresentações mais requintadas e camiseta personalizada para ocasiões mais informais. Tem ainda uma beca, seu traje mais clássico.
Seu repertório vai do erudito ao popular e tem encontrado receptividade em platéia bastante eclética.
O coral possui uma sala para seus ensaios e guarda de seu acervo de partituras que conta com mais de 100 títulos. Além de São João dei-Rei, já se apresentou em Belo Horizonte, Ritápolis, Lavras, Prados, São Tiago, Barbacena e Tiradentes. Grupo de Serenatas da ASAP.
Como o Coral, este grupo faz parte do projeto "Cante Conosco". Visa o resgate das antigas serenatas que embalavam as noites locais e das cidades mais antigas de Minas. Sua proposta inicial era a realização dê" uma serenata/mês mas não conseguiu ficar apenas aí. Os convites vêm de várias partes e o grupo, com 14 componentes, já se apresentou em Belo Horizonte, Poços de Caldas, Baependi, Tiradentes, São Tiago, Prados, Caxambu, Lagoa Dourada, Barbacena, Lavras e, em São João dei Rei, tem participado de aniversários, encontros de grupos,
congressos, festivais, apresentações em coretos e praças. Seu excelente e vasto repertório tem sido elogiado por toda parte.

Programa Serenata na ASAP
Em setembro de 2.003, surgiu o Programa Serenata na ASAP, uma ampliação do Projeto Cante Conosco, que reúne, toda Segunda Terça-feira de cada mês, durante duas horas, grupos decantadores, tocadores e apreciadores da boa música no salão de festas da Associação dos Aposentados. Um programa diferente, agradável e seguro que reúne cada vez mais participantes com alegria, boa música e cafezinho.
Coordenação:aA autoria e coordenação do Projeto "Cante Conosco" é da professora Luzia Martins Prado Campos, voluntária da ASAP.
Patrocínio: O projeto não tem patrocínio mas tem contado, em algumas atividades, com o apoio cultural da Secretaria de Cultura, da Educação e empresas como a CEMIG, em cuja parceria realizou a "Serenata Iluminada" no centro histórico da cidade. As despesas regulares dos grupos são assumidas pela ASAP ou pro labore de algumas apresentações.

Projeto Via-Sacra Ecológica Histórico
A primeira Via-Sacra Ecológica foi realizada em 21 de março de 1998 como experiência de um grupo de amigos que se propôs realizar uma reflexão diferente
na Semana Santa, celebrada, em nossa cidade, de forma bastante tradicional e belíssima. O grupo se reuniu, discutiu os problemas mais atuais da comunidade local e do país e preparou os textos para reflexão. O local escolhido para a atividade foi a Serra do Lenheiro, o horário 07 da manhã, convidados, os aposentados da ASAP. Sucesso que se transformou em projeto e passou a ser realizado anualmente com grupos cada vez maiores e participativos, a Via-Sacra já teve como cenário as mais variadas vertentes da Serra do Lenheiro e outro sítios ecológicos da região. Realização - ASAP- Associação dos Aposentados e Pensionistas
Coordenação - Professora Luzia Martins Prado Campos, aposentada, voluntária da ASAP.

Projeto Farmazap
Surgiu da constatação, através de pesquisa realizada entre os associados da ASAP, de uma grande demanda dos aposentados por medicamentos, dificultada pelos altos preços praticados. Um grupo, com maioria de aposentados, cruou uma cooperativa - a COOBSERV - e a ASAP, como pessoa jurídica, se cooperou e ajudou a abrir a FARMAZAP, uma drogaria, sem fins lucrativos, para ajudar seus associados que hoje têm, além do desconto de 15% oferecido pela farmácia em qualquer medicamento, mais 8% subsidiados pela ASAP, nas compras a vista. Nas compras a prazo, a Farmazap também oferece desconto de 8%. A farmácia funciona em prédio cedido pela ASAP, à rua João Hallak, 305. O telefone é 032 3373 2388.
Além dos descontos, a Farmazap faz promoções, em datas especiais, com sorteio de prêmios para os clientes. (dia das mães, dos pais, do aposentado, semana do idoso).

Projeto Arraiá da ASAP
Histórico
É uma festa junina ou julina que acontece anualmente, na rua, em frente à Associação. Consta de barracas de pescaria, salgados, víspora, canjica e quentão. Outra atração é o casamento caipira e a tradicional qualdrilha, seguida de forró.
Realização e coordenação
Diretoria Social da ASAP.
Estamos sem patrocínio e apoio cultural.

Outros projetos
"Brincando de Rosa" . "FeirAsap" . "Dia de Reflexão, Saúde e Lazer" . "Trem da Sexta"
Estes projetos foram paralizados por motivos diversos mas poderão ser reativados.

Publicações

A Associação dos Aposentados mantém um jornal bimestral, o Jornal da ASAP.
A publicação conta com um grupo de colaboradores fixos, todos voluntários, que mantêm colunas sobre assuntos diversos como história local, opinião, variedades, poemas, contos, etc.
Tem a colaboração eventual de associados e divulga todo o trabalho feito pela Associação, as festividades e projetos diversos com uma tiragem de 2.500 exemplares distribuídos gratuitamente na Associação e enviados a outras associações, federações e confederação de aposentados.
É mantido pela ASAP e algumas propagandas pagas.

Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

a) FIliar-se ASAP . Condições:
- Ser aposentado ou pensionista de qualquer categoria profissional;
- Ser idoso (acima dos 60 anos, mesmo não sendo aposentado).
b) Documentação:
Identidade, CPF, documento que comprove o número do benefício (INSS) ou matrícula (funcionamento público), comprovante de residência, 2 fotos 3x4 do titular, nome e data de nascimento dos dependentes.
Uma vez cadastrado, o aposentado, pensionista ou idoso, passa a gozar de todos os benefícios pela Associação, desde que mantenha em dia suas mensalidades.
Para descontos em consultas médicas e exames, o associado deve marcar os mesmos e ágar uma guia da Associação. O pagamento, com o desconto conveniado deverá ser feito diretamente ao profissional escolhido.
Com a carteirinha da ASAP, na FARMAZAP, o associado tem direito a desconto de 15% em qualquer medicamento e mais 8% de desconto subsidiado pela ASAP, nas compras à vista. Nas compras a prazo, a FARMAZAP dá ainda desconto de 8% nos medicamentos.
Para participar dos grupos de ginástica e dança sênior, o interessado deve se inscrever conforme a disponibilidade de vagas nos diversos horários. O pagamento simbólico é feito diretamente aos responsáveis.
Para o Coral e Grupo de Serenatas, o associado interessado preenche uma ficha e aguarda conforme a disponibilidade de vaga.
O programa "Serenata na ASAP" não cobra taxa ou ingressos. Todos podem tocar, cantar, declamas poemas e a todos é oferecido um cafézinho com biscoitos, cortesia da Diretoria.
As palestras são abertas aos associados e pessoas interessadas e as confraternizações e comemorações que não forem de grupos determinados, são abertas aos associados em geral.
A Via-Sacra é aberta aps associados e ao público em geral e a Associação disponibiliza sempre dois ônibus para condução dos interessados ao local da atividade.

Perfil dos membros

A ASAP conta com 5.488 associados titulares sendo que a grande maioria recebe apenas um salário mínimo como benefício ou pensão. A fixação das mensalidades e a programação das atividades leva em conta essa condição de seus usuários tentando ajudá-los a obter uma melhor qualidade de vida.

Parceiros

- Viação Presidente (opera ônibus municipais)
Tipo de parceria - a ASAP cede à empresa seu salão e outras dependências para cursos e/ou treinamentos de seus funcionários sempre que necessitam; a empresa oferece condução, na área do município, para os associados, em promoções da ASAP.

- COOBSERV - Cooperativa de Consumidores de bens e serviços, mantenedora da FARMAZAP. A ASAP é cooperada como pessoa jurídica, faz parte do Conselho Fiscal da Cooperativa e cede o imóvel onde está instalada a farmácia. A FARMAZAP tem atendimento personalizado para o aposentado, especialmente para o associadoda ASAP. Oferece desconto de 15% em qualquer medicamento nas compras a vista e 8% nas compras a prazo. Os diretores da Cooperativa são aposentados, associados da ASAP, são voluntários e têm como meta a criação de outras formas de benefícios aos aposentados e associados.

Histórico

É uma entidade de classe, sem fins lucrativos; reconhecida pela lei municipal de número 3085 de 27/10/1984, como de utilidade pública, fundada em 06 de dezembro de 1987.
É filiada à FAP/MG - Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais e à COBAPI - Confederação Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos com sede em Brasília/DF.
Tem por objetivos promover a defesa de interesses dos associados e, dentro de suas condições, seu bem estar físico, psíquico e sócio-cultural.
Atualmente a ASAP conta com cerca de 5.500 associados, entre titulares e dependentes, os quais usufruem de todos os benefícios que a associação oferece. Para atender aos associados conta com uma equipe de 30 voluntários distribuídos em 4 unidades coordenadas pela ASAP e assim distribuídas: Na Sede - 17 voluntários; em Prados- 3; em São Tiago - 7 e, em Lagoa Dourada, 3.
A ASAP tem sede própria cita à rua Dario Bassi, 29 - Bairro das Fábricas, onde mantém atendimento diário para orientações ligadas às questões de direitos dos aposentados e pensionistas através de convênios na área jurídica, para emissão de guias médicas para cínicas e consultórios conveniados, para recebimento de mensalidades de Planos de Saúde ( SASC e PLAMEDH ) e para esclarecimentos sobre os serviços oferecidos.
Possui uma parceria com a COOBSERV 1 FARMAZAP, como cooperada, oferecendo subsídio de 8% nas compras a vista dos associados, além dos 15% que a farmácia oferece.
Periodicamente promove palestras para integração dos associados através da informação, prevenção de doenças, promoção da cidadania e atualização de conhecimentos.
Na sede, à rua Dario Bassi, 29, funcionam atividades como Dança Sênior, para desenvolvimento rítimico, memória, lateralidade, coordenação motora, equilíbrio, atenção, etc. e ginástica especializada para manutenção e recuperação da saúde física e mental, através de exercícios adequados, após avaliação médica.
Através do projeto "Cante Conosco", a Associação mantém o Coral da ASAP e um Grupo de Serenatas que dispõem de uma sala adequada para seus ensaios. Pelo projeto, promove-se, às segundas terças-feiras de cada mês, o programa "Serenata na ASAP" , aberto a quem quiser participar.
Em datas especiais comemorativas, promovem-se bailes para os associados, com música ao vivo. Uma vez ao ano, na véspera da Semana Santa, acontece a Via¬Sacra Ecológica na Serra do Lenheiro, sítio ecológicos e lugares de natureza privilegiada.
Com tiragem de 2.500 exemplares, edita-se bimestralmente o Jornal da ASAP que traz notícias diversas, assuntos de interesse do aposentado e pensionista, textos literários, colaborações dos associados e é distribuído gratuitamente.
A atual Diretoria, eleita em janeiro de 2008 para um mandato de 3 anos, está assim constituída:
Presidente: IIson da Silva Neves Vice-presidente: José Demétrio Campos Tesoureiro: José Raimundo Pinto Secretária: Ana Virgínia Testoni da Cunha
Diretora Social: Maria de Lourdes Silva
Conselho Fiscal: Maria Cristina Pinto Camarano, Ari Garcia, José Rafael da Silva A ASAP possui Estatuto e Regimento Interno próprios.

Principais problemas/dificuldades da área atuante

Ainda é pequeno o número de pessoas que se dispõem ao trabalho voluntário por mais gratificante que ele possa ser para os que o praticam.
As perdas salariais, o descaso por seus problemas e dificuldades, a exploração em que se transformaram as "facilidades" oficialmente oferecidas aos aposentados fizeram deles pessoas desconfiadas dos benefícios que se Ihes oferecem. Isso, somado aos problemas domésticos, ao despreparo para a aposentadoria e para o lazer saudável só fazem afastá-Io da vida associativa, da luta por seus direitos, da busca por qualidade de vida. Então, uma associação com quase 6.000 inscritos, não reúne regularmente 10% desses associados.

Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade

Podíamos fazer, em São João dei-Rei, encontros de aposentados e idosos, com atividades artísticas, sociais, de informação e lazer mas a cidade não dispõe de um local adequado para reunir um grande número de participantes.
Esta nossa maravilhosa cidade merece ser mais bem cuidada, a varreção nas ruas tem que ser constante, especialmente no centro da cidade onde o lixo com as filipetas das propagandas cresce a cada dia, juntando-se a elas copos e guardanapos descartáveis que a falta de lixeiras e de educação do cidadão deixam, sem cerimônia, nas ruas e calçadas.

Telefones úteis da área

032 3371 6193 . 032 3371 4049

Data da coleta dos dados

Maio de 2008

Responsável pelas informações

Luzia Martins Prado Campos

Galerias

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.