OGs e ONGs
UAI - Unidade de Atendimento Integrado do Governo de Minas
Título
Data de início das atividades
Responsável pelo órgão/cargo
Representante para contatos
Endereço
Telefone
Website
Atividades/Serviços
Órgãos e serviços oferecidos na UAI-SJDR
PCMG - Instituto de Identificação: emissão de 1º e 2º via do RG e atestado de antecedentes criminais.
PCMG – Detran: serviços de habilitação veicular.
PMMG: boletim de ocorrência – registro ocorrência apenas do dia.
CBMMG: consultoria técnica; análise e vistorias de projetos de prevenção de incêndio; denuncias e vistorias em eventos públicos e privados.
JUCEMG – Minas Fácil: processos de abertura de empresas, alterações, extinções, registro de atas, procurações etc
DER-MG: informações sobre rodovias, topografia, transporte coletivo, linhas intermunicipais etc
MTE – SINE: seguro desemprego, captação de vagas de emprego e emissão de CTPS.
PROCON: na unidade funciona toda a estrutura da Diretoria Municipal de Defesa do Consumidor.
Defensoria Pública de MG: atendimento jurídico a pessoas carentes.
Multiserviços: Receita Federal (emissão CPF); OGE-MG (Ouvidoria); Cohab-MG; SEF (guias IPVA, licenciamento e seguro obrigatório); TRE-MG (situação eleitoral); Portal da Transparência etc
MAIS BB: pagamento de DAE e boletos.
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
Agenda
Em comemoração aos cinco anos de funcionamento, a unidade de São João del-Rei realizou a “Semana Comemorativa: 5 anos, UAI!”, do dia 25 de fevereiro a 2 março de 2013. Na ocasião, os colaboradores tiveram a oportunidade de participar de palestras - ministradas por profissionais das áreas - com os seguintes temas: "Defesa Pessoal" (Prof. de artes marciais, Diretor do Presídio Regional de SJDR, Vice-presidente da Federação Mineira de Jiu-Jitsu, Faixa Preta 5º grau e 8 vezes campeão Mundial de Jiu-jitsu, Ronald Bauer), “Primeiros Socorros” (CBMMG, Sgt. Cardoso), “Ginástica Laboral” (Prof. de Educação Física, Mestre Jonas Neves), “Cultivo de Orquídeas” (Vice-presidente da Associação Orquidófila de SJDR, Sérgio Abdalla) e “Trânsito Consciente e Qualidade de Vida” (PMMG Rodoviária, Sgt. Adriano).
O encerramento das atividades aconteceu no Teatro Municipal da cidade, com duas palestras que abordaram assuntos relevantes da atualidade: motivação (pessoal e profissional) e segurança. “Vilões da Motivação” foi o tema da especialista em Programação de Neurolinguística (PNL), Junia Bretas, e “Prevenção de Combate a Incêndio e Pânico” foi apresentado pelo Bombeiro Militar Sgt. Cardoso. O evento foi aberto ao público e o ingresso foi 1 kg de alimento não perecível.
Na semana seguinte das festividades, a coordenadora Isadora Sabino foi acompanhada por alguns colaboradores da UAI-SJDR ao Albergue Santo Antônio, para a ação social das comemorações. A equipe da UAI fez a doação dos alimentos arrecadados e aproveitaram ocasião para visitar os albergados.
Melhores Práticas
Recadastramento do CPF que é feito gratuitamente pela internet no período de Agosto à Novembro
Diversos cursos organizados pela Coordenadoria SERHA para Servidores Estaduais
Todos os programas já implantados no PSIU de São João del Rei se encontram funcionando plenamente, atendendo aproximadamente dez mil pessoas por mês.
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UAI de São João Del Rei
Unidade de Atendimento Integrado de São João Del Rei (UAI). Uma equipe foi treinada para o atendimento. A UAI São João Del Rei funciona à Rua Coronel Antonio Maria Claret Silva- 599- Bairro Fábricas.
As UAIs
Lançadas em 2007, as Unidades de Atendimento Integrado- UAIs- fazem parte do Projeto Descomplicar sob gestão da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Hoje estão à disposição dos usuários 22 unidades espalhadas por 19 municípios mineiros sendo quatro na capital. O Projeto foi criado para facilitar a relação do Estado com o cidadão, com as empresas e com o próprio Estado, por meio de serviços e processos transparentes.
Ainda em 2011, outras seis Unidades serão instaladas por meio de Parceria Público Privada (PPP) nos municípios de Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberlândia e Varginha.
Fonte: Agência Minas
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UAI disponibiliza atestado de antecedentes em terminais eletrônicos
Os usuários das Unidades de Atendimento Integrado em todo o Estado não precisarão mais, a partir desta quarta-feira (20) procurar nos guichês para conseguir o Atestado de Antecedentes Criminais. Isso porque esse documento estará à disposição dos interessados nos terminais de autoatendimento conectados à internet. O Atestado de Antecedentes Criminais informa a existência ou não de registro de antecedentes criminais, apresentando a situação do cidadão requisitante no exato momento da solicitação.
Para todo cidadão que possui carteira de identidade emitida no Estado, basta acessar o site www.pc.mg.gov.bre preencher um formulário. O documento serve para consulta e, também, para impressão e é válido, especialmente, para atender exigências do mercado de trabalho.
Essa medida facilita também para as empresas que não necessitam mais solicitar o documento ao candidato a emprego, bastando para isso, consultar o serviço no site da Polícia Civil e, se tiver interesse, imprimir. Tanto a solicitação como a conferência são realizados por meio do endereço eletrônico da Polícia Civil, nos totens das UAIs e ainda nos guichês de atendimento presencial.
Parceiros
Histórico
Lançadas em 2007, as Unidades de Atendimento Integrado (UAI) fazem parte do Projeto Descomplicar do Governo de Minas, sob gestão da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). O Projeto foi criado no Governo Aécio Neves a fim de facilitar a relação do Estado com o cidadão, com as empresas e com o próprio Estado, por meio de serviços e processos transparentes.
Hoje estão à disposição dos usuários 28 unidades, espalhadas por 25 municípios mineiros, sendo quatro na capital.
As UAIs – antigo Posto PSIU – representam um novo conceito de atendimento ao cidadão em um único local por meio de capacitação de servidores, otimização do parque tecnológico, disponibilização de equipamentos de informática com modelos de última geração, implantação de câmeras de segurança e terminais de auto-atendimento, importantes para redução e eliminação de filas e, consequentemente, diminuição do tempo de espera do cidadão.
O objetivo da UAI é desburocratizar os serviços públicos através de um novo conceito de gestão, inovação e excelência no atendimento à população.
Info
Pesquisadora da Universidade de Princeton visita Minas para conhecer as UAIs e o Minas Fácil
Acadêmica integra instituto que realiza pesquisas sobre formas de melhorar a prestação de serviços públicos em vários países.
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) recebeu nesta terça-feira (14) a visita da pesquisadora sênior do Instituto de Pesquisa e Inovações para Sociedades Bem-Sucedidas da Universidade de Princeton, Rushda Majeed. A pesquisadora veio a Minas Gerais conhecer o funcionamento das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e o Minas Fácil, programa responsável pela simplificação do processo de abertura de empresas no Estado.
O instituto realiza pesquisas em diversos países sobre reformas institucionais que melhoram a prestação de serviços para a população e a relação entre o Estado e os cidadãos. As pesquisas ficam disponíveis no site da Universidade de Princeton, para que sejam consultadas pelos governos e instituições interessados em inovar na prestação de serviços aos cidadãos.
Rushda foi recebida pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena. Durante o encontro, a secretária ressaltou que o objetivo das UAIs é oferecer aos cidadãos mineiros, em um único endereço, um variado portfólio de serviços, entre eles, a emissão de carteira de identidade, CPF e passaporte, serviços da Cemig, do Detran-MG e da Polícia Federal.
Renata Vilhena destacou, também, que as unidades vêm cumprindo seu objetivo de diminuir as filas e o tempo de espera por esses serviços, aliado à melhor qualidade no atendimento. E citou as principais demandas da população nas unidades, representadas pela emissão de carteiras de identidade e de trabalho, inscrição no seguro-desemprego e emissão de atestados de antecedentes criminais.
Para a secretária, é sempre bom para Minas Gerais receber a visita de representantes de instituições e de governos, do Brasil e internacionais, interessados em conhecer o trabalho que vimos realizando desde 2003.
“Na prática, as visitas significam um reconhecimento ao trabalho do Governo de Minas, de que temos alcançado os objetivos estabelecidos de buscar o desenvolvimento socioeconômico aliado à melhoria da qualidade de vida da população mineira. Esse intercâmbio nos alegra, pois também aprendemos muito com a experiência de outros governos e instituições”, argumentou.
Intercâmbio positivo
Rushda Majeed foi informada também sobre monitoramento em tempo real que é realizado nas UAIs, iniciativa que permite identificar oportunidades de melhoria no atendimento à população, e sobre o modelo de Parcerias Público-Privadas (PPPs), que já funciona em seis unidades e será expandido para as demais 23 unidades. A adoção da PPP nas UAIs é uma iniciativa pioneira no Brasil que permite aperfeiçoar o atendimento ao cidadão e reduzir custos de operação.
Na tarde desta terça-feira (14), a pesquisadora visita a UAI da Praça Sete, para conhecer in loco o funcionamento de uma unidade. Na quarta-feira (15), Rushda conhecerá o trabalho realizado pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), especialmente o Programa Minas Fácil.
Fonte: Agência Minas . 13/05/2013
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Matéria 05 de 2013
Modelo de PPP será implantado em mais 23 Unidades de Atendimento Integrado
Adoção da parceria com a iniciativa privada vai gerar qualidade no serviço prestado ao cidadão e economia para o Estado
O modelo de Parceria Público-Privada (PPP) será implantado em mais 23 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). O edital de licitação foi publicado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), nesta terça-feira (7), no jornal Minas Gerais. No total, 29 de 30 UAIs em todo o Estado passarão a ser geridas por PPP. A iniciativa representa economia para o Executivo e mais qualidade no atendimento ao cidadão.
Atualmente, esse formato de gestão já funciona nas UAIs de Betim, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Varginha e Uberlândia. Com a ampliação, o Estado prevê uma economia de R$ 272 milhões durante os 17 anos de vigência do contrato, que pode ser prorrogado. Esse valor corresponde a uma redução de 26% no valor que o Estado gastaria para manter as unidades na gestão direta.
O índice de economia é conservador em função do volume de unidades – quase três vezes maior em relação às seis PPPs em funcionamento – e que poderá ser ainda maior. “Nas seis unidades geridas por PPP, o Estado já atingiu uma economia de aproximadamente 30%. E o índice de satisfação do cidadão, medido no momento do atendimento, é de 99,3%”, destaca a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Renata Vilhena.
Vantagens
Por meio da PPP das UAIs, o Estado uniformiza os padrões de atendimento, amplia a qualidade e a eficiência dos serviços prestados e elimina o custo de implantação das unidades. Outra vantagem é a redução do custo operacional a partir da implantação do sistema de contraprestação baseado em um valor fixo por pessoa atendida, conhecido como Valor Padrão de Atendimento (VPA).
A remuneração da empresa parceira leva em consideração o VPA e três indicadores de desempenho: grau de satisfação do cidadão, tempo médio de espera para atendimento e percentual de senhas efetivamente atendidas.
“Minas Gerais é pioneira em PPP para prestação de serviços”, afirma Renata Vilhena. No ano passado, o conjunto de UAIs realizou 6,4 milhões de atendimentos, 34,6% a mais que o volume registrado no ano anterior.
As UAIs fazem parte do Projeto Estruturador Descomplicar, coordenado pela Seplag, e oferece aos cidadãos acesso rápido a diversos serviços, entre eles, emissão de Carteira de Identidade e de CPF, atestado de antecedentes criminais, seguro desemprego, intermediação de mão de obra, entrega de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emissão de passaporte, entre outros.
Os estudos para implantação do modelo nas 23 UAIs foram desenvolvidos pela Unidade Central de PPP, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), em conjunto com a Coordenadoria Especial de Gestão das UAIs, da Seplag. A previsão é que as 23 UAIs estejam em pleno funcionamento a partir do quarto ano de concessão. A unidade da Praça Sete é a única que será mantida, por enquanto, com o gerenciamento direto.
A licitação
A licitação foi divida em três lotes, dois deles com sete unidades cada e outro com nove. Será vencedora em cada lote a empresa que apresentar o menor Valor Padrão por Atendimento. Essa contraprestação fixa por atendimento realizado comporá a remuneração do parceiro privado, além dos indicadores de desempenho. De acordo com o edital, o valor de referência é de R$ 13,05.
Os envelopes com os documentos de credenciamento, proposta comercial e demais documentos de habilitação das empresas interessadas devem ser entregues no Protocolo Geral da Seplag, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, 1º andar do prédio Gerais, até as 17h do dia 21 de junho próximo. A abertura dos envelopes será feita pela Comissão Especial de Licitação no dia 24 de junho, às 10h, na sala 6 do quarto andar, prédio Gerais.
As empresas interessadas – individuais, cooperativas ou associadas em consórcio – podem apresentar propostas para os três lotes de licitação. Em novembro do ano passado, 10 empresas participaram da audiência pública para apresentação do projeto de PPP das 23 UAIs.
O aviso de edital está disponível nos sites www.compras.mg.gov.br, www.planejamento.mg.gov.br e www.ppp.mg.gov.br.
Composição de cada lote:
Primeiro lote (sete UAIs)
Belo Horizonte (Unidade Barreiro), Paracatu, Patos de Minas, Uberaba, São Sebastião do Paraíso, Passos e Divinópolis.
Segundo lote (sete UAIs)
Contagem, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Lavras, São João Del Rei, Barbacena e Muriaé.
Terceiro lote (nove UAIs)
Belo Horizonte (unidade Venda Nova), Sete Lagoas, Curvelo, Diamantina, Araçuaí, Teófilo Otoni, Ipatinga, Caratinga e Ponte Nova.
Fonte: Agência Minas
Cadastro da Entidade em 2002:
PSIU . Posto de Atendimento ao Cidadão de São João del Rei
Endereço: Avenida Hermílio Alves 234 . Centro . São João del Rei . MG CEP 36.307.328
Telefone/Fax 032 3371 2922 . Fax: 032 3371 2929
Email: rasjdelrei@mg.gov.br
Atividades/Serviços
Carteira de Identidade . Carteira de Trabalho . Procon . Perícia Médica dos Servidores Estaduais . Recadastramento de Aposentados
Parceiros:
Somamos 374.275 atendimentos em 51 meses de funcionamento. Órgãos Estaduais coabitantes do prédio como IMA . IEF . EMATER . SETASCAD . SERHA . Defensoria Pública
Data de início das atividades: 01 de julho de 1998
Histórico da entidade
O PSIU foi criado pelo então Governador do Estado, Eduardo Azeredo através das Regionais Administrativas em 25 Municípios Mineiros onde existia a sede das referidas Regionais. Em São João del Rei existia a Regional Administrativa Campo das Vertentes
Agenda Cultural
Nos meses de Julho comemoramos a inauguração do PSIU com algumas atividades extras
Ações
Recadastramento do CPF que é feito gratuitamente pela internet no período de Agosto à Novembro Diversos cursos organizados pela Coordenadoria SERHA para Servidores EstaduaisDentro da Secretaria de Estado de Recursos Humanos e Administração na internet temos a emissão da 2ª via do contra-cheque, consultas diversas para servidores estaduais no endereço: www.serha.mg.gov.br.
Todos os programas já implantados no PSIU de São João del Rei se encontram funcionando plenamente, atendendo aproximadamente dez mil pessoas por mês.
Responsável pelo órgão/cargo
Eduardo Miranda de Paiva . Coordenador do PSIU e da Coordenadoria Regional SERHA de São João del Rei
Representante para contatos
Eduardo Miranda de Paiva
Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade
Acreditamos que somente com uma integração entre a iniciativa privada e o setor público organizado poderemos alavancar soluções para o retorno do Desenvolvimento Turístico em toda a região das Vertentes, que é uma das mais ricas, porém muito mal explorada, principalmente na nossa cidade.
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
Todos os cidadãos da região Campos das Vertentes
Data da coleta dos dados
18/11/02
Responsável pelas informações
Ângelo Eduardo Miranda de Paiva
(Estes dados em itálico são do cadastro de 2002)