São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

SESI/SENAI . São João del Rei . Sistema FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

Data de início das atividades

1º de agosto de 1952

Endereço

Praça Senhor Bom Jesus de Matozinhos, nº 01 . Matozinhos . São João del Rei . MG . 36.305-142

Telefone

(32) 3371 6303

Email

sjdelrei@fiemg.com.br . cfp-sat@fiemg.com.br

Atividades/Serviços

Ação social, saúde, transporte, esporte, lazer, educação, proteção, meio-ambiente, proteção patrimonial, informática, comunicação: educação, ação social e saúde

Público alvo para comunicação de atividades da entidade

Empresas e associações, especialmente as ligadas ao setor industrial, de comunicações, construção civil e pesca.

Agenda

Final do mês de junho ou início de julho (sempre no sábado) - Desfile de Carroças da Educação Infantil (anual).

Melhores Práticas

Projetos - pesquisa - programas e ações já desenvolvidos:
Curso técnico em alimentos e bebidas - anos de 1999 e 2000 - capacitar técnicos profissionais na área de turismo para geração de empregos, melhoria do nível de atendimento aos turistas, com consequente incremento de renda e emprego na cidade.
Curso técnico em administração e meios de hospedagem - anos de 1999 e 2000 - capacitar técnicos profissionais na área de turismo para geração de empregos, melhoria do nível de atendimento aos turistas, com consequente incremento de renda e emprego na cidade.
Projetos - pesquisa - programas e ações em andamento:
Não existem projetos diretamente ligados ao turismo. O SESI/SENAI atua com os seguintes serviços e cursos:
Cursos de educação infantil
Cursos de suplência (nível fundamental e médio)
Telecurso 2000
Cursos profissionalizantes nas áreas de mecânica, eletricidade e eletrônica
Cursos na área de higiene e embelezamento
Cursos na área de culinária
Cursos na área de corte e costura
Cursos e treinamentos para empresas, associações, entidades, etc, conforme demanda
Serviço social
Serviço odontológico
Principais problemas da área que atua Não há atuação direta no momento
Dicas de telefones/endereços úteis da área que atua Site da FIEMG - www.fiemg.com.br
Publicações: Nenhuma publicação
Responsável pelo órgão/cargo: José Adailton da Silva / Gerente
Representante da instituição para contatos: José Adailton da Silva / Gerente
Sugestões para o desenvolvimento turístico em nossa cidade:
Maior capacitação aos profissionais envolvidos no atendimento direto aos turistas, tanto a nível técnico quanto a nível comportamental

Histórico

SENAI
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, criado pelo Decreto-Lei n.º 4.048, de 22/01/1942, é entidade jurídica de direito privado, com sede e foro na Capital da República, organizado e dirigido pela Confederação Nacional da Indústria ( Art. 2º do Decreto-Lei Federal n.º 9.576, de 12/08/1946 e Art. 3º do Regime aprovado pelo Decreto-Lei Federal n.º 494, de 10/01/1962) e vinculado ao Ministério do Trabalho (Decreto Federal n.º 74.296, de 16/07/1974).
Decreto-Lei n.º 4.048 outorga competência ao SENAI para “organizar e administrar em todo país, cursos de aprendizagem Industrial, Qualificação, Aperfeiçoamento e Técnico.”
Os cursos são oferecidos com o objetivo de atender, preferencialmente, às necessidades e exigências da indústria mineira, sem perder de vista que a educação continuada constitui uma importante estratégia para a profissionalização sistematizada.
Retorno à escola possibilita aos alunos, tanto reciclagem técnica, quanto à formação e aperfeiçoamento da cidadania, objetivos prioritários da instituição.
Sistema FIEMG, em São João del-Rei, conta com a Entidade SENAI, através do Centro de Formação Profissional “Sílvio Assunção Teixeira”, que é tradicional na cidade, compondo a história recente do município.
Centro de Formação Profissional Sílvio Assunção Teixeira atende também a várias cidades da região, como Ritápolis, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Lagoa Dourada, Entre Rios de Minas, Prados, Dores de Campos, Barroso, Conceição da Barra de Minas, Itutinga, Itumirim, Nazareno, dentre outros.
Sua Fundação data de 0De agosto de 1952, no antigo prédio do Pavilhão Municipal. Sua primeira denominação foi “Escola de Aprendizagem de São João del-Rei”, nome que manteve até 30.05.1970.
Em 3De maio de 1970, a escola foi amplamente remodelada e sofreu ampliações com acréscimo de aproximadamente 1.100 m2 de área construída, passando a denominar-se “Centro de Formação Profissional de São João del-Rei”.
Recebeu o nome atual em 28 de maio de 1986.
Em 1992, foram feitas novas obras, com reforma da área das oficinas de Ajustagem e Tornearia, acréscimo da oficina de eletricidade e mais uma sala para estudo dirigido.
Atualmente, O Centro de Formação Profissional Sílvio Assunção Teixeira desenvolve as seguintes atividades: Cursos de Aprendizagem Industrial e Qualificação Profissional nas áreas de Mecânica, Eletricidade e Marcenaria; presta serviços na área de saúde (atendimento odontológico), serviço social, biblioteca, lazer físico, desportivo, social e artístico, assistência técnica e tecnológica e informação tecnológica.
SESI
Serviço Social da Industria - SESI, criado pela CNI Confederação Nacional da Indústria, a 1º de julho de 1946, pelo Decreto Lei n.º 9403, de 25 de junho do mesmo ano, é uma Entidade de direito privado, com encargo de prestar assistência social aos trabalhadores da indústria e de atividades assemelhadas, em todo o país, conforme inscrição no Registro Civil das pessoas jurídicas, no livro “A” número um, sob número de ordem cinqüenta e cinco, em data de 07 de agosto de 1946, publicada no “Diário Oficial da União” em 22 de outubro do mesmo ano, página 14.421.
Em nível nacional o Sistema CNI reelege a Educação de Jovens e Adultos como prioridade. Assim sendo, a Educação Básica e Educação Profissional do trabalhador e de seus familiares, entendida como escolaridade de Ensino Fundamental e Médio integrada à Educação Profissional, constitui uma meta a ser perseguida pelo Sistema FIEMG, em perfeita sintonia com as mudanças operadas na sociedade e nas empresas.
Como objetivo geral o SESI presta serviços nas áreas de lazer, saúde, educação, esporte e cultura, sendo seus clientes preferenciais os trabalhadores das indústrias, das empresas de telecomunicações, da pesca e seus dependentes.
Os cursos são oferecidos com o objetivo de atender, preferencialmente, às necessidades e exigências da indústria mineira, sem perder de vista que a educação continuada constitui uma importante estratégia para a profissionalização sistematizada.
Retorno à escola possibilita aos alunos, tanto reciclagem técnica, quanto a formação e aperfeiçoamento da cidadania, objetivos prioritários da instituição.
Sistema FIEMG, em São João del-Rei, conta com a Entidade SESI, através do Centro de Atividades do Trabalhador “Dom Bosco”, que é tradicional na cidade, compondo a história recente do município.
Centro de Atividades do Trabalhador Dom Bosco atende também a várias cidades da região, como Ritápolis, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Lagoa Dourada, Entre Rios de Minas, Prados, Dores de Campos, Conceição da Barra de Minas, Itutinga, Itumirim, Nazareno, dentre outros.
Atualmente, O Centro de Atividades do Trabalhador Dom Bosco desenvolve as seguintes atividades: Curso Regular de Suplência de Ensino Fundamental e Médio, Telecurso 2000, Curso Técnico, Educação Infantil, Cursos de Qualificação e Aperfeiçoamento; presta serviços na área de saúde (atendimento odontológico), serviço social, lazer físico, desportivo, social e artístico.

Data da coleta dos dados

10 de julho de 2002

Responsável pelas informações

Adriano Ferreira de Assis - supervisor pedagógico / José Raimundo da Silva - supervisor administrativo
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.