São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

SEBRAE-MG . Balcão São João del-Rei

Data de início das atividades

Atual Sebrae foi criado em 1990 pelas Leis 8.029 e 8.154 e regulamentado no mesmo ano pelo Decreto nº 99.570. O Balcão Sebrae São João del Rei foi inaugurado em 05/10/2000.

Responsável pelo órgão/cargo

Celso Furtado Júnior (Coordenador Regional)

Representante para contatos

Átila Alves e Costa

Endereço

Rua Maria Teresa, 2436.307-312 . centro . São João del Rei . MG

Telefone

(32) 3372 3833

Email

ruthe.viegas@sebraemg.com.br

Website

www.sebraemg.com.br

Atividades/Serviços

Informações para Abertura de Empresas/ Atendimento ao Cliente/ Consultoria/ Centro de Documentação e Informação/ Informações Econômicas/ ETFG/ Crédito Orientado/ Negócios Internacionais/ Rodada de Negócios/ Serviço de Resposta Técnica/ Agronegócios/ Cooperativismo e Associativismo/ Contabilizando o Sucesso/ Cultura Empreendedora/ Educampo/ Cursos e Palestras/ Empretec/ Feiras e Eventos/ ISSO 9000/ Programa de Excelência nos Serviços de Saúde/ Programa Sebrae de Desenvolvimento Local/ Programa Líder Cidadão/ Programa Sebrae de Artesanato/ Programa Sebrae de Turismo/ Programa de Qualidade Total - Urbano e Rural/ Tecnologia/ Treinamento à Distância/ Treinamento Presencial/ Prêmio Excelência Empresarial/ Prêmio Inovação Tecnológica.

Público alvo para comunicação de atividades da entidade

Empresários, trabalhadores, estudantes, lideranças públicas, associações de classes, cooperativas, órgãos governamentais, empreendedores, etc.

Melhores Práticas

Projetos/pesquisas/programas e ações já desenvolvidos:
Plano de Ações Integradas para a "Trilha dos Inconfidentes".
Organização de diversas Missões para empresários e artesãos da região.
Apoio para a criação de associações e cooperativas.
Encontros Empresariais.
Registro fotográfico do artesanato da microrregião de São João del Rei para o Projeto Memória do Artesanato Brasileiro.Apoio para a implantação de uma Incubadora de Empresas na Universidade Federal de São João del Rei.
Realização de Rodada de Negócios do Artesanato em São João del Rei.
Informações para abrir empresa.
Programa Empreeder.

Publicações

Diagnóstico Sobre a Atividade Turística em São João del Rei/ Sebrae-MG - 1996 - Obs: Outras publicações deverão ser pesquisadas nos Balcões do Sebrae

Histórico

O Sebrae Minas faz parte de um sistema criado em 1972 - Centro Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa, vinculado ao Governo Federal. A partir de 1990, a entidade desligou-se do setor público, transformando-se num serviço social autônomo, denominado Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE. É uma instituição técnica de apoio ao desenvolvimento da atividade empresarial de pequeno porte, voltada para o fomento e difusão de programas e projetos que visam à promoção e ao fortalecimento das micro e pequenas empresas. O Sebrae é uma sociedade civil sem fins lucrativos que, embora operando em sintonia com o setor público, não se vincula à estrutura pública federal.

Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade

A cidade que busca implantar um programa de turismo pretende que este segmento represente parcela significativa do seu setor econômico. É fato que qualquer alteração no setor econômico acarreta modificações na estrutura urbana e no cotidiano das pessoas. Assim, propor e incrementar novas atividades à uma cidade implica em sensibilizar e preparar toda a comunidade local, garantindo o sucesso do empreendimento e, sobretudo, respeitando a cultura e a realidade local. O turismo visto como benefício econômico resultante do processo de reconhecimento e valorização das potencialidades urbanas, paisagísticas e culturais, pressupõe comprometimento e envolvimento da comunidade. Desta forma, é fundamental para o sucesso do programa a capacitação da comunidade - população , empresariado e poder público, a fim de propiciar gestão eficiente da atividade turística, objetivando a consolidação de mentalidade comprometida com o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida do município.

Data da coleta dos dados

26 de Agosto de 2002

Responsável pelas informações

Átila Alves e Costa
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.