OGs e ONGs
IR-Instituto Rouanet | Tiradentes
Título
Atividades/Serviços
O Instituto Barbara Freitag e Sergio Paulo Rouanet, chamado “Instituto Rouanet” é uma entidade privada independente, sem fins lucrativos que pensa e atua na Cultura e através da Cultura: difundindo conhecimento, oferecendo oportunidades de capacitação e proporcionando ações de transformação social. Nossa inspiração é o legado do criador da “Lei Rouanet” Sergio Paulo Rouanet e sua companheira de ideias e de vida, a socióloga e professora Barbara Freitag, ambos intelectuais públicos que buscaram transformar seu pensamento teórico em ações e políticas de impacto social. O Instituto atua em apoio à democracia, à liberdade e à diversidade. No próprio preâmbulo da Lei Rouanet, de 1991, o embaixador Rouanet destacou nove pontos que remetem ao Iluminismo, movimento do século 18 no qual ele se inspirava e que entendemos que até hoje servem como pilares norteadores de uma ação transformadora através da Cultura.
O instituto, que tem sede no Rio de Janeiro, foi constituído em 2020 por Sergio e Barbara, Adriana Rouanet e por Luiz Paulo Rouanet, como uma organização cultural, baseada em ideais neo-iluministas, que visa desenvolver ações de impacto social. Com o fim da pandemia e a volta de um governo democrático, as ações foram deslanchando, através de boas parcerias em nível local, nacional e internacional, assim como e a elaboração de programas e projetos concretos através da cultura. Sob a visão inovadora e a direção executiva de Adriana, com a fundamental orientação acadêmica de Luiz Paulo e a participação estratégica dos co-fundadores, Flávio Garcia da Rocha e Nancy Rouanet, o Instituto começou uma ação efetiva, trabalhando em parceria com os vários níveis de governo, empresas, instituições e a sociedade civil em geral.
Relevância e impacto
Capacitar, inspirar, fomentar, contextualizar, questionar, dialogar e escutar com o intuito de gerar impacto e advogar pela transformação social através da cultura.
“Pensar e atuar” na Cultura de forma representativa, sustentável e transformadora junto a atores diversos para impactar um público amplo e heterogêneo.
Defender um ideal de sociedade com ações e programas escaláveis e replicáveis na Cultura em que prevaleçam a igualdade, a diversidade, a emancipação e a liberdade.
ara quem questiona a validade do Iluminismo como forma de contextualizar o que vivemos no Brasil e no mundo hoje, vale dizer que o legado iluminista contém em seu cerne um componente autocrítico, que proporciona questionamento e atualização constante.
Ou seja, não se trata de um legado estático, mas de um legado vivo, que pode sempre se regenerar e se reposicionar, assim servindo como modelo útil ainda hoje para analisar nossa sociedade.
Apesar dos avanços recentes no Brasil e no mundo, ainda há muito pouca diversidade racial e de gênero nos mais variados setores do âmbito cultural e das indústrias criativas (universidades, museus, empresas, associações, órgãos públicos), principalmente nos escalões de representação e decisão.
Nossas ações se sustentam em pilares neo-iluministas, assim chamados porque apesar de iluministas, serão sempre questionados e problematizados para que continuem servindo como metas representativas para o alcance de uma humanidade mais justa:
- Igualdade e emancipação humana
- Diálogo, empatia e tolerância
- Democracia e liberdade de expressão
- Inclusão social e diversidade
Neste intuito, o Instituto se posiciona para pensar e agir em duas frentes:
- Produção e difusão de conhecimento em torno de pautas e temas sociais e culturais relevantes, que busquem interlocução e aproximação entre as ciências humanas, sociais, políticas e um público mais amplo e diverso.
- Promoção de ações culturais que visem a inclusão social e a diversidade, na capacitação de jovens através da cultura, no apoio a ONGs culturais cujas metodologias de impacto possam ser mensuráveis e escaláveis e na criação de pontes entre atores culturais dependentes de verba pública e o mercado das indústrias criativas.
Espaço cultural e educativo para exposições, concertos, eventos, oficinas.
Acervo de objetos, móveis, com visitas presenciais e virtuais.
Biblioteca com 15.000 livros totalmente aberta ao público.
Quem somos
SERGIO PAULO ROUANET
FUNDADOR
Sergio Paulo Rouanet foi Secretário Nacional de Cultura (1991-1992) e criou a lei federal de incentivo à Cultura que ficou conhecida como Lei Rouanet. Diplomata de carreira, foi embaixador do Brasil na Dinamarca e na República Tcheca. Foi o oitavo ocupante da Cadeira nº 13 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 23 de abril de 1992. Foi professor visitante na pós-graduação em sociologia da Universidade de Brasília (UnB), professor do Instituto Rio Branco e professor visitante da University of Oxford, no Reino Unido. Graduado em ciências jurídicas e sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com pós-graduação em economia pela George Washington University, em ciências políticas pela Georgetown University, e em filosofia pela New York School for Social Research, as três nos Estados Unidos. Na USP, fez o doutorado em ciência política. Foi o primeiro titular da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência do IEA.
BARBARA FREITAG ROUANET
FUNDADORA E PRESIDENTE HONORÁRIA
Barbara Freitag Rouanet é professora emérita da UnB-Universidade de Brasília, onde lecionou por 30 anos, aposentando-se em 2004.
Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, Cidade e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica da cultura, cultura urbana, cidades, pensamento social e filosófico.
É membro eleito do PEN-Clube do Brasil (2006) e da Academia Brasileira de Filosofia (2013).
ADRIANA ROUANET
FUNDADORA E DIRETORA EXECUTIVA
Com mais de 15 anos de experiência como produtora audiovisual e cultural e como consultora cultural na Europa e no Brasil, Adriana fundou a produtora Colibri Cultural and Film Productions no Reino Unido, em 2011 e, no Brasil, em 2014 para desenvolver projetos de colaboração internacional.
Formada em jornalismo na Inglaterra, Mestre em Ciências Sociais e Cinema e foi Leitora (CAPES) na Queen Mary, University of London por quatro anos.
Desenvolve projetos culturais com ênfase especial em iniciativas de engajamento público e inclusão social. Tem colaborado com as produtoras Tatu Filmes (SP) e a Bedlam Productions (U.K.) nos últimos anos e está ativamente envolvida em três produções cinematográficas, além de dirigir o documentário “Rouanet: Cidadão do Mundo” sobre seu pai, o diplomata e intelectual Sergio Paulo Rouanet.
LUIZ PAULO ROUANET
FUNDADOR E DIRETOR ACADÊMICO
Luiz Paulo Rouanet é Bacharel, Mestre e Doutor em Filosofia pela USP. É autor de “Rawls e o Enigma da Justiça” (2002) e “Paz, Justiça e Tolerância no Mundo Contemporâneo” (2010). Organizou várias coletâneas, como “Razão Mínima” (2004), “Rouanet 80 Anos” (2015) e “Ética e Direitos dos Animais” (2016). É tradutor e professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
FLAVIO GARCIA DA ROCHA
DIRETOR CULTURAL
PhD, Loughborough University London; MA, Syracuse University, NY, EUA. Experiente executivo de criação e programação no audiovisual, retornando ao Brasil após seis anos na Inglaterra, onde lecionou na universidade e desenvolveu pesquisa de doutorado sobre consumo online de conteúdo audiovisual no Brasil. Também presta consultoria no desenvolvimento de conteúdos em vídeo para o mercado brasileiro. Atuou por mais de 25 anos em funções criativas, executivas e de programação na TV Globo e Globosat, e na Fox, nos EUA, com extensiva presença internacional. Entre outras atividades participou do desenvolvimento de diversas novelas e séries da TV Globo e dirigiu o lançamento do canal Futura. Atua também como roteirista e diretor de programas de televisão e diretor de teatro.
NANCY BRAGA ROUANET
DIRETORA DE OPERAÇÕES
Empresária, atuando nos últimos 20 anos na área de coordenação e gerenciamento de equipes de projetos. É consultora e auditora na área de certificação de Processos da Qualidade. Como Diretora de Operações no Instituto Rouanet auxilia as equipes de acervo e reforma da sede em Tiradentes, bem como gerencia o suporte administrativo e financeiro.
O Instituto está constituído como uma associação sem fins lucrativos, com conselho consultivo, conselho fiscal e assembleia de associados efetivos com direito a voto para composição e fiscalização da diretoria. Até este momento, a viabilização do Instituto contou exclusivamente com recursos da família Rouanet.
Na relação com financiadores privados e corporativos, o Instituto irá se pautar pelas diretrizes de transparência e qualidade de gestão do selo DOAR, bem como critérios de accountability ESG. O Instituto irá também buscar validar o impacto de seus projetos através da metodologia de SROI (Social Return on Investment).
Fonte: IR-Instituto Rouanet
Cadastro a ser complementado