OGs e ONGs
Associação Moçambique e Catopé de N Sra do Rosário e São Benedito ou "Congado da Maria"
Título
Endereço
Telefone
Website
Atividades/Serviços
Contribua para a criação de uma Rede de grupos e instituições atuantes de nossa cidade. Cadastre ou atualize seus dados em MELHORES PRÁTICAS/ENTIDADES de SJDR e ganhe o SELO ODS/ESG SJDRT.
Atividades/Serviços
Nosso grupo nasceu em 2001, porém a tradição congadeira no bairro do Lava Pés / São Dimas é muito mais antiga. Oferecemos anualmente,com o apoio da comunidade, a Festa de Nossa Senhora do Rosário, na capela do Rosário e arredores. Todo mês de Setembro acontece a festa, com recepção da comunidade e de diversas guardas de Congado e Folias de Reis da região que vem prestigiar nossa festa.
Acontece nessa ocasião, a missa afroinculturada com o grupo de maracatu Raízes da Terra. O evento dura o dia todo e conta com café da manhã e almoço abertos a comunidade.
As demais atividades do grupo são a visita às Festas e Reisados oferecidos por grupos no estado de Minas Gerais, às vezes em outros estados também. Nessas ocasiões, nosso grupo se apresenta, faz procissão e participa das atividades da festa. A reciprocidade das visitas é muito importante para manter viva a nossa tradição. Somos convidados para participar também em cortejos, aniversários, velórios etc.
Também oferecemos oficinas de tambor, canto e artesanato na sede do grupo, de forma gratuita.
Data de início das atividades: 2001
Tipo de sustentabilidade econômica:
Autônomo
Número e perfil dos membros:
25 membros de todas as idades , de crianças a idosos
Agenda cultural oficial:
Através de contato com o grupo
Sendo a festa anual em setembro
Principais problemas/dificuldades da área atuante:
Não recebemos apoio da Secretaria de Cultura, o grupo sempre se sustentou de forma autônoma.
A maior dificuldade é o apoio com transporte para cumprir o calendário de viagens às Festas do Rosário de outras cidades, pois essa é a forma que a tradição congadeira se sustenta, pela reciprocidade dos grupos nas festas religiosas.
Importante lembrar que na cidade de São João del Rei, o congado não é permitido de participar da missa na Igreja do Rosário localizada no centro. Apesar de essa igreja ter sido construída pelos próprios escravos, a cultura congadeira não é aceita especificamente nessa igreja. Pois em outras cidades sim somos convidados para participar das missas com a apresentação dos grupos congadeiros.
Por isso, há 40 anos foi construída uma Capela do Rosário no bairro do São Dimas, onde podemos tocar.
Responsável pelo órgão/cargo:
Maria Auxiliadora Mártir
Capitã:
11 999512269 Maria
Secretária:
21 984590108 Mercedes
Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico-cultural da cidade:
Apoio cultural e financeiro para a sustentação dos grupos de cultura popular, como congado, folia, maracatu, capoeira, jongo etc, que preservam a memória e o valor cultural da cidade. Precisamos de apoio para manter viva nossa tradição.
Público alvo para comunicação de atividades da entidade:
Aberto a qualquer interessado
Data da coleta dos dados: 27.04.2021
Responsável pelas informações: Mercedes Machado