São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

Diocese de Matosinhos

Data de início das atividades

2 de maio de 1960

Endereço

Av. Josué de Queirós, 16 F - Matosinhos São João del-Rei / MG . CEP: 36.305-146

Telefone

(32) 3371 4746 . 3373 4893

Email

sedipa@mgconecta.com.br

Histórico

CRIAÇÃO:
"Pelas Letras Apostólicas QUANDOQUIDEM NOVAE, de 2De maio de 1960, fundamos a nova DIOCESE DE SÃO JOÃO DEL-REI, e fizêmo-la sufragânea da Árquidiocese de Mariana, constituindo-a dos territórios dos municípios desmembrados conforme o que se segue:
Da Arquidiocese de Mariana - São João del-Rei, Barroso, Dores de Campos, Lagoa Dourada, Nazareno, Prados, Resende Costa, Tiradentes e distrito civil de Ibituruna, pertencente ao município de Bonsucesso;
Da Diocese de Juiz de Fora - Andrelândia, Madre de Deus e Piedade do Rio Grande;
Da Diocese de Campanha - Carrancas, Itumirim, Itutinga, Lavras, Luminárias, Minduri, São Vicente de Minas.
Com tais territórios construímos a Diocese de São João del-Rei e circunscrita nos mesmos limites com estes municípios se constituem, conforme descrevemos, fixados pela lei civil.
A sede da nova Igreja e o domicílio do Bispo será a cidade de São João del-Rei. A Catedral de Nossa Senhora do Pilar, da mesma cidade, à qual concedemos os direitos, as honras e os devidos privilégios próprios das Igrejas Catedrais".
INSTALAÇÃO:
"No dia 06 de novembro de 1960, às 09:00h, na Catedral de N. S ª. do Pilar, perante o Exmo. e Revmo. Sr. D. Oscar de Oliveira, Arcepispo de Mariana, delegado do Exmo. e Revmo. Sr. D. Armando Lombardi, Núncio Apostólico no Brasil, por decreto do mesmo Sr. Núncio Apostólico, datado de 19.10.1960, por ordem do Exmo. Sr. Acebisbo foi lida em latim e português a bula QUANDAQUIDEM NOVAE, de 21.05.1960, pela qual a nova Diocese de São João del-Rei. Também mandou ler em latim e português, o Decreto de Execução pelo qual a nova Diocese ficava instalada. O Exmo. e Revmo. Sr. D. Delfim Ribeiro Guedes apresentou as letras apostólicas do Santo Padre João XXIII ao Exmo. e Revmo. Sr. Metropolita, às autoridades e ao Clero, pelas quais fora eleito Bispo de São João del-Rei, documentos pontifícios datados de 23 de julho de 1960. Após, o Exmo. e Revmo. Sr. Arcebispo Metropolitano reconheceu como de direito a autenticidade e integridade a Bula citada. Precisamente às 10:00 h, o Exmo. e Revmo. Sr. Metropolita declarou instalada a Diocese de São João del-Rei e deu posse canônica ao Exmo. e Revmo. Sr. D. Delfim Ribeiro Guedes, que foi levada ao Trono Episcopal".
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.