São João del Rei Transparente

OGs e ONGs

Hemominas de São João del-Rei

Atividades/Serviços

Cadastro não registrado pela entidade

Coleta externa amplia número de doadores

O núcleo do Hemominas de São João del-Rei idealizou um projeto pioneiro em Minas Gerais e, com isso, tem desempenhado um papel de grande importância no Estado. A criação de Postos Avançados de Coleta Externa (Pace) possibilita que o cidadão não tenha a necessidade de se deslocar por um longo trajeto para fazer sua doação.

Hemominas de São João dei-Rei foi pioneira na criação de postos avançados – Foto: Divulgação

 

Este projeto teve início em 2009, quando o núcleo do Hemominas de São João fechou uma parceria com a prefeitura e com a secretaria de Saúde de Lavras. Este acordo estabeleceu que Lavras teria a responsabilidade em preparar a estrutura, com todos os recursos humanos, enquanto São João del-Rei disponibilizaria toda a parte ligada a tecnologia.

Importância
De acordo com o gerente técnico do núcleo são-joanense do Hemominas, Alexandre Pessoa, a função desses postos é de suma importância. “O Pace é um grande parceiro do Hemominas. Com esse procedimento conseguimos aumentar, consideravelmente, a coleta de sangue”, explicou.

Novos postos
Com esse crescimento do número de doações, outras cidades estão vislumbrando a criação desses postos. Até o momento, fora a parceria entre São João e Lavras, outra cooperação já definida é entre Juiz de Fora e Muriaé. Um projeto que está em andamento tem a cidade de Conselheiro Lafaiete como protagonista. “Lafaiete tem o serviço de sangue de forma privada, mas com o avanço da tecnologia e seu consequente encarecimento, a cidade passará a ter este serviço de forma pública. Com isso, a coleta de sangue de Lafaiete será alterada, porém ainda não foi definido se a cidade será alvo de coletas externas ou do Pace. Por já ter uma estrutura montada, acredito que Conselheiro Lafaiete se tornará um posto avançado de São João del-Rei, assim como é Lavras”, disse o gerente técnico.

Pace e Coleta externa
Diferentemente da cooperação mútua que acontece com São João del-Rei e Lavras, são os procedimentos chamados de coleta externa. “Esse tipo de coleta acontece também com cidades próximas, como Barroso, e bairros afastados. A diferença é que nesse procedimento, o núcleo de São João leva toda sua estrutura, tanto a parte de tecnologia, quanto os recursos humanos”, explicou Pessoa.

Grandes eventos
Independente desta diferença, as coletas externas e o Pace são responsáveis pelo aumento de doadores. Com isso, esses procedimentos terão um alto grau de importância com a aproximação de eventos como a Copa das Confederações, que acontecerá este ano, e a Copa do Mundo de 2014.

Doação
Apesar de toda essa importância atribuída a cooperação com outras cidades, a coleta de sangue em São João del-Rei mantém seu papel de “carro chefe”. Para contribuir com a doação de sangue, basta se dirigir até o núcleo de São João del-Rei do Hemominas, que fica na Rua Prefeito Nascimento Teixeira, 175, no Bairro Segredo. Lembrando que as doações acontecem de segunda a sexta-feira, entre 7h30 e 11h30. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (0**32)3371-3389.
 

Fonte: Gazeta de São João del-Rei em 13/04/2013
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.