Organização

Grupo Arte pelo Monte

Atividades/Serviços

Arte pelo Monte. “Cultural abrange nossa Semana Santa.
Cultura vem de cultivo, ou seja, ser Atitude Cultural, acima de qualquer coisa, é cultivar atitudes.”

A Arte pelo Monte nasceu de uma ideia simples: auxiliar na inovação da confecção de tapetes artísticos, reproduzindo a cultura que já é realidade no centro histórico de São João del Rei, assim seguindo o segmento cultural e abrangendo pelo Bairro Senhor dos Monte, proporcionando experiências únicas, por meio de atitudes criativas e arrojadas, assim como inspirar, de uma maneira ampla, o melhor da capacidade de crianças, adolescentes, adultos em geral, transformando assim, atividades de caráter social.
Semeamos relacionamentos sólidos, cultivamos ações marcantes e colhemos frutos imensuráveis a cada nova realização. Empreender com responsabilidade, essa é a atitude que desejamos compartilhar, essa é a cultura que promovemos! Acreditamos no poder da transformação, no legado a ser deixado para as gerações atuais e futuras. Respeitar ao próximo é também respeitar ao meio em que vivemos.
No dia a dia, nossas ações estão diretamente interligadas aos nossos princípios. E estar em sintonia com tais valores é imprescindível para o sucesso em estar auxiliando a enaltecer a Semana Santa de São João Del Rei, valorizando nosso patrimônio para aprimorar mais nosso turismo.
No final do ano de 2004, mais precisamente no mês de agosto, surgia a Entidade Associação Movimento Força Jovem, momento de grande contestação e fortalecimento dos movimentos populares em busca de alternativas e enfrentamento sobre os rumos da juventude. Neste momento nascia à entidade que na qual realizava inúmeras atividades voltadas para uma melhor qualidade de vida da comunidade do Bairro Senhor dos Montes, relacionada a uma melhor educação, saúde, cultura, área social entre outros e nesse momento surgia uma proposta voltada na área cultural em iniciarmos atividades relacionadas na contribuição da juventude para a Semana Santa no Bairro Senhor dos Montes. Unindo fé e ação, oportunizando cultura a crianças, adolescentes a nossa comunidade.

As primeiras ações em prol da constituição da primeira confecção de tapete foi liderada pelo então Presidente da  Associação Movimento Força Jovem, o jovem Igor Sandim contando com toda a efetiva participação de toda a diretoria da entidade em caráter voluntário, utilizavam-se o espaço físico da Praça do Senhor dos Montes para o desenvolvimento do tapete artístico.
Igor Sandim conhecedor da grande carência de atividades culturais do bairro expandiu essas ações, juntamente com o apoio de todos os membros da diretoria com o compromisso de propiciar a valorização de nossa cultura e turismo, promovendo investimento de confecção de tapete também na festa do padroeiro do bairro até o ano de 2007. Uma nova entidade surgia a partir do início do ano de 2007, Arte pelo Monte que dava sequência as atividades de confecção de tapete artístico, sendo fundada no dia 30 de janeiro de 2007 e tendo como Presidente e Coordenador Igor Sandim e tendo suas atividades voltadas para a confecção de tapetes do bairro Senhor dos Montes na sexta feira santa e nos meses de setembro, dia do padroeiro do bairro o Senhor Bom Jesus do Monte e são realizadas com parcerias e apoiadores de inúmeros membros da comunidade com a participação de crianças, adolescentes, artistas locais; Os tapetes de rua já é realidade nos dias de hoje pela sua riqueza de detalhes, tendo como artistas Lucas Araújo, Jaime Vieira, Fernando Pedersini, Carlos Magno entre outros, sempre cultivada a arte mais apurada e artística e contribuída com uma tradição do barroco sanjoanense. O projeto Arte pelo Monte iniciou-se com a assessoria do artista Lucas Araújo sempre presente e desenvolvendo diversas ações dos detalhes dos inúmeros tapetes, tendo participação ativa da Entidade Atitude Cultural na qual mostrando parceria presente pela coordenadora e Presidente Alzirah Agostini Haddad e Oficina Artes da Terra, que muito contribuíram com esta parceria, integrando este projeto e em outros projetos com a liderança de Patrícia Monteiro. 
A partir do ano de 2005 até a presente data uma equipe e parceiros comprometidos, empreendedores de ações que visam contribuir coletiva e efetivamente com a cultura, favorecendo oportunidades, a valorização, o exercício de cidadania ativa, a construção de estratégias para o desenvolvimento local, a proteção e projeção de nosso patrimônio e da nossa identidade cultural. 

Coordenador: Igor Sandim 

Imagens:















Fotos: Acervo da Organização

 

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados