Organização

Associação de Amparo às Pessoas Carentes e com Câncer (ANAPECC)

Publicações

Casa de Amparo: hospeda famílias de pacientes com câncer

Como se ter um familiar doente não fosse difícil o bastante, imagine enfrentar esta situação em uma cidade diferente, talvez até em dinheiro. É sando da dificuldade que muitas famílias enfrentam e visando apoiá-las em horas tão ruins, que a Casa de Amparo da Associação de Amparo às Pessoas Carentes e com Câncer (ANAPECC) abre suas portas aos mais necessitados.
Localizada na Avenida Josué de Queiroz, Bairro Matozinhos, em São João del-Rei, a instituição tem atendido muitas famílias e aliviado bastante o sofrimento de parentes de pessoas enfermas.
Inaugurada nesta cidade em janeiro deste ano, a Casa de Amparo, atualmente com 10 litros disponíveis, recebe pessoas de outros municípios que possuem familiares doentes – internados nos hospitais d cidade – e não tem lugar para ficar. Os abrigados chegam até lá por encaminhamento da própria Casa de Saúde em que se encontra o paciente, e ficam o tempo que precisarem. A ele é oferecido café da manhã, almoço, café da tarde, jantar, banho e uma cama para dormir.
A ANAPECC surgiu em 2006, na cidade de Barbacena, que atualmente possui uma Casa de Amparo que possui 45 leitos. O objetivo principal, sempre, é ajudar pacientes de câncer e de outras doenças que não possuem lugar para ficar na cidade em que se encontram.

Amparados
Apesar de o foco principal de ajuda ser moradores de cidades circunvizinhas a São João del-Rei, a ANAPECC oferece também, se necessário, pessoas que, devido à necessidade e dependência de vagas em hospitais, acabam vindo de mais longe. E foi isso que acontece com a família de Marcos Vinícius Luna Caetano, que veio com a esposa e a sogra trazendo o filho doente. Os quatro, residentes em Ponte Nova – a 230 Km de São João-, vieram parar nesta cidade por causa de uma infecção ultra-urinária que acometeu o bebê, ainda recém nascido, que precisou ser internado na Santa Casa da Misericórdia. Foi na própria Casa de Saúde que Marcos viu o anúncio da Casa de Amparo, conta ele. O pai de família parabeniza a equipe da associação e ressalta os benefícios proporcionados pela casa. “O tratamento aqui é vip; além do benefício financeiro – sendo que hotéis na cidade ficariam muito caros-, fomos muito bem recebidos na Casa”, afirmou.

A manutenção
A coordenadora da Casa de Amparo de São João del-Rei, Simone Pimentel Macedo, explica que o local é mantido apenas por doações. Todo dinheiro arrecadado pela instituição é revertido em material para o uso na casa, que já auxiliou mais de 35 pessoas desde sua inauguração. Aos beneficiados, Simon explica que não são oferecidos apenas comida, banho e leito, mas também todo o apoio psicológico que a família precisa na hora difícil. “nós também conversamos, apoiamos a pessoa no que ela precisar”, explica.
A coordenadora, que ainda deseja faze crescer o projeto, agradece aos doadores e convida quem se interessar, a doar também e a conhecer o trabalho da asa. “Estamos de portas abertas para quem quiser conhecer (o trabalho ali desenvolvido)”, afirma. Dentre as maiores necessidades da Casa de Amparo, Simone destaca a importância da doação de alimentos da cesta básica, leite e produtos d limpeza e higiene; mas, ainda assim, de acordo com ela, toda doação é bem-vinda.
Além de Simone Pimentel, a equipe de trabalho da instituição de São João del-Rei conta com mais dois funcionários, incluindo um “mensageiro”, que vai até a casa do doador receber a contribuição.
Para mais informações e doações, o contato da Casa de Amparo da ANAPECC pode ser feito pelo telefone 3371 6352.

Fonte: Folha das Vertentes, 1ª Quinzena de outubro de 2011

***

OBS: As informações deste cadastro precisam ser complementadas e atualizadas

Atualize, compartilhe, inclua ou exclua dados e imagens, cadastros, fotos, ações e projetos sócio-culturais . Todos os créditos e colaborações serão registrados
O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.
Mais informações/imagens, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados