São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

OGs e ONGs

Associação Regional de Produtores Associados do Campo das Vertentes - ARPA

Título

Associação Regional de Produtores Associados do Campo das Vertentes - ARPA

Endereço

Av. Hermílio Alves, 234 - 4º Andar - Banco do Brasil

Telefone

032 3372 7790

Website

http://www.agropecuaria.saojoaodelrei.mg.gov.br/?Pagina=arpa

Atividades/Serviços

Contribua para a criação de uma Rede de grupos e instituições atuantes de nossa cidade. Cadastre ou atualize seus dados em MELHORES PRÁTICAS/ENTIDADES de SJDR e ganhe o SELO ODS/ESG SJDRT.

ARPA é um associação jurídica de direito privada, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica distinta de suas filiadas, sem vínculo patrimonial e responsabilidades diversas, com sede e foro na cidade de São João del-Rei, tendo jurisdição em todo o território do Campos das Vertentes, constituída para fins de estudo, coordenação, desenvolvimento, defesa, proteção e representação da categoria econômica vinculada a atividade agricola, pecuária, agricultura familiar, especialmente na produção de leite e derivados, inspirando-se nos princípios da solidariedade social, de livre iniciativa, do direito de propriedade e da economia de mercado regendo-se pelo estatuto e pelas disposições legais aplicáveis.

Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

Relação das Associações cadastradas na ARPA:

Perfil dos membros

Gervásio Magno Júnior
Presidente

Gilvânia Gonçalves
Secretária Administrativa

Mais informações

Produtores debatem sobre problemas fiscais
Por Gazeta de São João del-Rei em 22/02/2014

Pendências fiscais de entidades ligadas a produtores rurais levaram membros da Associação Regional de Produtores Associados do Campo das Vertentes (ARPA) a se reunirem na sexta-feira, 14, para discutir a questão.

Além de resolver problemas com a Receita Federal, produtores também pretendem elaborar Planos de Metas para as associações locais. Reunião foi o primeiro passo - Foto: Gazeta
Além de resolver problemas com a Receita Federal, produtores também pretendem elaborar Planos de Metas para as associações locais. Reunião foi o primeiro passo – Foto: Gazeta

Cerca de 30 integrantes das entidades em débito estiveram no encontro que contou, também, com a participação do deputado estadual Rômulo Viegas (PSDB), representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Emater. “Algumas dessas entidades têm declarações que deveriam ter sido feitas junto à Receita Federal, mas foram mantidas em aberto. Com essa falha, houve a aplicação de multas e elas impedem que as associações recebam recursos governamentais. Então estamos trabalhando para tentar mudar essa situação”, contou o presidente da ARPA, Marcos Fróis.
Os participantes também debateram sobre a criação de um Plano de Metas para o setor rural a partir deste ano, coletando demandas e ideias das comunidades e implantando projetos que beneficiem cada região.

Comunicação
Além da conscientização sobre questões fiscais e da criação de planos para resolver esses entraves, os produtores também pontuaram sobre conectividade fora da zona urbana. Fróis lembrou aos participantes sobre o programa Minas Comunica, do Governo do Estado, que na segunda etapa incluiu os distritos de Arcângelo, Emboabas, São Gonçalo do Amarante e São Sebastião da Vitória como beneficiários.
Para Viegas, esse tipo de encontro e debate gera perspectivas positivas. “É importante unir agricultores e governos, quebrar distâncias e dar condições para que eles possam falar pessoalmente conosco. Sempre que necessário, vamos fazer essa intermediação junto aos órgãos competentes e ajudar no desenvolvimento do agronegócio na região”, garantiu.
Em dezembro do ano passado, uma emenda parlamentar de Viegas garantiu verbas de R$40 mil à ARPA. O valor foi utilizado para a compra de barracas para feiras, computadores, veículos de transporte e outros itens.

Histórico

Formada por uma diretoria, conselho fiscal e conselho de representantes, a ARPA pleiteia e adota medidas cabíveis aos interesses das associações de produtores rurais ou de quaisquer outras entidades congêneres, a ela filiada, representando-os e as congregando de forma a tornar defensora ativa de tudo quanto possa concorrer oara a prosperidade das entidades associadas.
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL