Organização

Orquestra Pró-Arte Jovem . OPA Jovem

Endereço
Rua Rossino Baccarini, 328 – Tijuco  
Telefone
32 8875-6750 (Rodrigo)  
Email
opajovem@hotmail.com  
Atividades/Serviços

Fotos Orquestra Pró-Arte Jovem . OPA Jovem

Realiza um ensaio por semana, aos sábados, das 09h às 11h, na sede da Sociedade de Concertos Sinfônicos. A OPA dedica-se ao trabalho de formação de músicos para as demais orquestras existentes na cidade e divulgação da música erudita.

 
Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços

Comparecer aos ensaios na sede da Sociedade de Concertos Sinfônicos, Praça Carlos Gomes, 75 – Carmo. Ter uma iniciação musical em instrumentos de cordas, violino, viola, violoncelo ou contrabaixo. A partir de 11 anos.

 
Parceiros
Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, Sociedade de Concertos Sinfônicos e Orquestra Ribeiro Bastos.  
Data de início das atividades
29 de maio de 2007.  
Histórico da entidade

A Orquestra Pró-Arte Jovem (OPA Jovem) foi fundada em 29 de Maio de 2007. Criada para ser uma orquestra de cordas, sua formação inicial possuiu 12 instrumentistas, sendo apenas violinos. Realizou seu concerto de estreia em 21 de novembro de 2007, com a participação de músicos convidados.
Em 2008, com o ingresso de novos integrantes, o grupo chegou à formação completa com naipes de violinos I e II, viola, violoncelo e contrabaixo. Dentre os diversos concertos realizados no ano, destaque para sua estréia no Teatro Municipal de São João del-Rei.
A OPA Jovem realizou diversas apresentações em São João del-Rei e em Barbacena. Tendo se apresentado, ainda, em Coronel Xavier Chaves (2008), em Congonhas (2008) e no Festival de Inverno de Caxambu( 2009), totalizando mais de 20 apresentações.
A OPA Jovem tem por objetivo a formação de novos músicos. No início, foi realizado um trabalho de leitura de partituras, arranjos e transcrições, passando a prática em conjunto, e com o crescimento de capacidades técnico-musicais. Atualmente, a OPA Jovem executa obras originais dos grandes mestres da música. Fruto deste processo de formação, vários destes músicos, além de atuar pela OPA Jovem, participam também das orquestras bicentenárias e da Sociedade de Concertos Sinfônicos, contribuindo, assim, para a manutenção da tradição musical são-joanense.

 
Número e perfil dos membros

Atualmente, a orquestra possui, em sua formação, 20 instrumentistas, além da professora coordenadora Lígia Velofich e do regente Rodrigo Sampaio.

Violino I
Rafael Ribeiro
Luiza Chaim
Henrique Rodrigues
Urias Helber
Lígia Velofich
Fernanda Souza 

Violino II
Marcela Oliveira
Jordana Abdalla
Thaíla Stephanny
Larissa Cipriani
Isadora Chaim
Maíra Nascimento
Anna Luíza Santos
Geiciane Rios 

Viola
Jonas Meirelles

Violoncelo
Clarissa Miranda
Isaac Moreira
Contrabaixo
Célio Silva

 
Agenda Cultural
Três concertos ao ano: um em maio, comemorando o aniversário da OPA, em julho, em Caxambu, pelo Festival de Inverno, e, em novembro, pela Semana da Música.  
Principais problemas/dificuldades da área atuante

Falta de recurso e de patrocínios para que a orquestra tenha sua sede e para que possa investir na formação de músicos por meio da distribuição de bolsas de incentivo ao estudo.

 
Responsável pelo órgão/cargo
Rodrigo Sampaio, fundador e regente, coordenação da professora Lígia Velofich.  
Público alvo para comunicação de atividades da entidade
Estudantes de música e comunidade em geral. Repertório mais voltado ao erudito, com algumas mesclas de popular.  
Observações e dados importantes que não solicitados

Sustentabilidade econômica: Não recebe nenhum tipo de política de incentivo. Os músicos são voluntários e os subsídios são feitos por meio de concertos pagos.

 
Data da coleta dos dados
13 de dezembro de 2011.  
Responsável pelas informações
Rodrigo Sampaio.  
Telefones úteis da área
Sociedade Sinfônica: 3372-1244  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados