Organização

Lar do Amparo e Promoção Humana . Lar Solidário

Endereço
Rua Dr. Eloi Reis, 04 – Jardim Paulo Campos  
Email
larcomunica@lar.org.br  
Website
www.lar.org.br  
Atividades/Serviços
A Missão do Lar Solidário é: Educar, apoiar e promover o desenvolvimento integral do Ser Humano, do útero materno à terceira idade, com vistas a superação de todo tipo de desigualdade social, a partir da prática e do ensino da solidariedade. Todo o atendimento da Rede de Lares Solidários é oferecido gratuitamente à população do Estado de Minas Gerais, como aulas de otimização da aprendizagem, reforço escolar, ginástica esporte, recreação, oficinas de dança, música e teatro. De acordo com o turno, as crianças recebem lanches, almoço ou jantar. O Lar atende, atualmente, 106 crianças, 131 adultos e 61 idosos.  
Passo a passo para o cidadão ter acesso às atividades ou serviços
Entrar em contato com a secretaria do Lar Solidário  
Parceiros
Secretaria Municipal de Assistência Social e Promoção Humana; Prefeitura Municipal; Universidade Federal de São João (UFSJ), Governo do Estado de Minas Gerais e Governo Federal.  
Data de início das atividades
Em 2006, no dia 10 de junho, foi fundada em São João Del Rei - MG, a 16ª Unidade do LAR – Rede de Lares Solidários, em parceria com BNDES, Ministério das Comunicações, Governo de Minas, Prefeitura Municipal de São João Del Rei, Câmara Municipal de São João Del Rei.  
Histórico da entidade

O Lar do Amparo e Promoção Humana de São João del-Rei é a 16ª unidade do projeto LAR – Rede de Lares Solidários. O LAR é uma organização filantrópica, educativa e cultural, sem fins lucrativos, fundada por João Bittar, em 15 de agosto de 1983, com sede na Rua do Cinegrafista, nº 99 - Bairro Planalto – Uberlândia - MG. A entidade oferece todos os seus serviços gratuitamente à população de baixa renda do Estado de Minas Gerais, atendendo uma clientela diversificada de gestantes, crianças, adolescentes, jovens, adultos, portadores de deficiência e idosos.
A unidade de São João possui 1.300 metros quadrados de área construída, com cinco salas de aula, laboratório de informática, duas salas para direção e coordenação, refeitório, cozinha industrial, quadra poliesportiva coberta e área verde. A obra, orçada em R$ 500 mil reais foi viabilizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 
Número e perfil dos membros

4 cozinheiras; 4 auxiliares de administração; 4 auxiliares de serviços gerais; 6 prestadores de serviço da justiça; 3 professores de Educação Física; 3 pedagogos; 1 coordenador e voluntários.

 
Ações

. De 07h a 08h: Ginástica Aeróbica Adultos.
. De 08h a 09h20: Ginástica Aeróbica Idosos.
. De 09h20 a 10h: Centro de Convivência para Idosos.
. De 09h20 a 10h30: Ginástica Localizada, aplicada por alunos voluntários da UFSJ.
. 10h30: Almoço.
. 12h: entrada dos alunos.
. 15h30: refeição.
. De 17 a 18h30: Ginástica Aeróbica.

Segunda, Terça e Quinta: Aulas da Banda de Música do Matosinhos.
Terças e quintas: Jogos de Futsal.
Sexta de manhã: atividades esportivas do Procad/UFSJ.
Sexta de 14 a 18h: Baile da Terceira Idade.
Todos os dias, de 7h às 18h: Telecentro Comunitário.

Há, também, aulas de reforço para alunos do Ensino Fundamental e aulas de Alfabetização para Idosos.

 
Responsável pelo órgão/cargo
Secretária de Assistência Social e Promoção Humana, Aline Aparecida Gonçalves; coordenador do Lar Solidário, Benedito Eugênio da Silva.  
Observações e dados importantes que não solicitados

. O Lar Solidário é uma instituição de Utilidade Pública Municipal, como determina a Lei de n.º 3.946 datada de 30 de maio de 2005.
. Tipo de sustentabilidade econômica: A Prefeitura Municipal arca com a maioria dos gastos. O governo federal financia o salário dos professores.

 
Data da coleta dos dados
04 de maio de 2011  
Responsável pelas informações
Benedito Eugênio da Silva  
Telefones úteis da área

(0XX34) 3217-0900 [Administração Geral - Uberlândia]

 

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados