São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

OGs e ONGs

Grupo Àbáfu

Título

Grupo Àbáfu

Data de início das atividades

2007

Responsável pelo órgão/cargo

Carlos Inácio, Marco Polo, Chico, Sol, Michel e Carlão

Telefone

3371-3296 ou 9969-7239 (Inácio)

Atividades/Serviços

Imagens do grupo "Abáfu

Ensaio, oficinas e apresentações religiosas e culturais buscando resgatar e lembrar a cultura, percussão, os batuques africanos. O grupo tem característica transitória, com alterações freqüentes de membros e de sedes de ensaios.

Perfil dos membros

Em torno de 15 percussionistas

Parceiros

Orquestra Popular Livre (OPL); Raízes da Terra e rádios locais

Histórico

A criação do Àbáfu remete às oficinas do Inverno Cultural da UFSJ de 2001. Entre encontros e desencontros, chamou Lênis, Rino, Mucambo, até se tornar Àbáfu.

O Àbáfu é um grupo de percussão e ritmos afro-brasileiros, criado em 2007 em São João del- Rei, por um grupo de amigos interessados nas manifestações com raízes africanas e seus ritmos musicais. Tem como ritmo predominante, o maracatu, tradição popular da cidade de Recife, mas desenvolve também outros ritmos como a ciranda, o afoxé e o congado.
Desde sua formação, o grupo tem como propósito participar de manifestações religiosas, como festas de congado e cultos afro-brasileiros (Festa do Divino, Dia da Consciência Negra). Além disso, tem participado de eventos culturais, através de cortejos, como o Inverno Cultural da Universidade Federal de São João del- Rei, o Festival de Inverno e Mostra de Cinema de Tiradentes.

Principais problemas/dificuldades da área atuante

O grupo carece de um local coberto para ensaios, maior divulgação e incentivo financeiro para arcar com gastos de transporte dos membros e instrumentos quando das apresentações e ensaios.

Propostas e sugestões para o desenvolvimento turístico da cidade

Maior incentivo cultural às atividades de preservação da memória afro-descendente do município.

Info

Tipo de sustentabilidade econômica: eventuais cachês das apresentações e doações dos membros. 

Data da coleta dos dados

05 de maio de 2011

Responsável pelas informações

Carlos Inácio Rodrigues Misságia
Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL