Organização

Projeto Doutores por um Triz

Imagens
 
Endereço
Não possui sede  
Email
doutoresporumtriz@gmail.com  
Atividades/Serviços

O Projeto de Extensão Doutores... Por um triz, em atividade desde maio de 2001, é uma iniciativa do Departamento de Letras, Artes e Cultura da UFSJ, inspirada no trabalho de Hunter Adams, que propõe modificações no tratamento médico pregando, sobretudo, a humanização no ambiente hospitalar via afeto, sendo este um meio facilitador da cura e promoção de saúde.
Os “Doutores” são professores e alunos da UFSJ, além de membros da comunidade são-joanense. Seu trabalho, inteiramente voluntário, consiste em visitas semanais às instituições Albergue Santo Antônio (para idosos), Hospital das Mercês e Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei. Os objetivos das intervenções são despertar sentimentos e emoções que não os provocadas pelo ambiente de internação – normalmente frio e impessoal – no ser humano que ali se encontra, estimulando-o a sair do estado de passividade provocado pelo caráter institucional, para que este desempenhe um papel mais ativo na relação saúde / doença. 
Isso é feito para que a pessoa se torne agente do processo de cura. Os ‘doutores’ vão aos leitos vestidos de palhaços com jalecos e buscando uma interação lúdica, motivando os pacientes e fazendo uma troca de energias. Há raras rejeições. A intervenção é muito bem recebida pelas pessoas.
Considerando que cidade de São João del-Rei funciona como polo centralizador dos atendimentos médicos da região dos Campos das Vertentes, as visitas dos Doutores atendem, assim, à população de toda esta comunidade, composta de 21 municípios, e alcançando uma clientela de aproximadamente 400 pessoas por mês, entre crianças, adultos e idosos.
A coordenadora, Cláudia Braga, informa que o projeto não pode ser considerado com estágio para alunos universitários, porque “não queremos participantes que visam algo, eles tem que ser envolver porque gostam”, diz. Mais de 50 alunos já passaram pelo projeto.

 
Parceiros
Uma das importantes participações no trabalho dos Doutores por um triz é a da PROEX-UFSJ, que, desde 2002, concede ao grupo uma bolsa anual de Extensão. Outro participante fundamental para a manutenção dos “Doutores” é a rede de Farmácias Americana, que, desde 2004, patrocina integralmente o trabalho.  
Data de início das atividades
Maio de 2001  
Histórico da entidade

Segundo a coordenadora, o começo foi difícil. O grupo tinha dificuldade de transporte e de verbas para comprar os acessórios necessários. Ela afirma que custeou o projeto durante o início. Com o crescimento das atividades, a Farmácia Americana se interessou pela idéia e patrocina exclusivamente as atividades desde então, pagando a vã, o jaleco, a maquiagem e todos os demais acessórios.

 
Número e perfil dos membros

São, atualmente, onze voluntários no projeto, sendo que nove são alunos da UFSJ e dois são membros da comunidade são-joanense.

 
Principais problemas/dificuldades da área atuante

Após a colação de grau, muitos alunos deixam o projeto. No começo de cada ano, há uma divulgação de vagas para voluntariado. Cláudia conta que a adesão dos alunos é positiva, o que fez com que as atividades durassem por 10 anos.

 
Responsável pelo órgão/cargo
Cláudia Braga  
Observações e dados importantes que não solicitados
Tipo de sustentabilidade econômica: Parceria com a rede de farmácias Americana.  
Data da coleta dos dados
30 de maio de 2011  
Responsável pelas informações
Cláudia Braga  

O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados