São João del Rei Transparente

Ouvidoria

Audiência pública propõe que São João del-Rei seja macrorregião

Descrição

A mudança de micro para macrorregião de São João del-Rei pelo Plano Diretor de Saúde foi uma das reivindicações da audiência pública presidida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que aconteceu nesta terça-feira, 15, no teatro da Universidade Federal de São João del-Rei. A proposta foi levantada pelo deputado estadual Domingos Sávio (PSDB). 
Segundo o deputado, São João possui os requisitos necessários para conseguir esta posição. “Aprovamos aqui um requerimento para que a Secretaria de Saúde do Estado faça um estudo. Mas nós estamos convencidos que tecnicamente São João del-Rei tem condições de assumir esta posição. A cidade tem atendimento de oncologia, nefrologia, hemodiálise e cirurgias que atendem ao povo de São João e das cidades vizinhas. É isto que a sede de uma macrorregião faz”, explicou.
Para o secretário de Saúde do município, José Marcos de Andrade, esta medida vai melhorar os atendimentos realizados na cidade. “A microrregião de São João del-Rei abrange 17 cidades e é subordinada à Barbacena. Atualmente temos procedimentos médicos instalados aqui que Barbacena não tem, como quimioterapia e ressonância magnética. Elevando nossa cidade a macrorregião os investimentos serão maiores e consequentemente acontecerá uma melhoria nos atendimentos”.
Ainda de acordo com o secretário, as verbas repassadas irão beneficiar também os hospitais da cidade. “Barbacena recebe atualmente em torno de R$2,6 milhões, por mês, por ser sede da macrorregião. Se São João del-Rei também conseguir ser sede vai dividir esse valor com Barbacena. Hoje, São João recebe em média R$900 mil, por mês da gestão plena. Este dinheiro paga a Santa Casa, o Hospital das Mêrces, as internações, clínica cirúrgica, as UTIs, entre outros”, afirmou.
Os deputados Domingos Sávio, Carlos Mosconi (PSDB), Délio Malheiros (PV) e Juarez Távora (PV), aprovaram três requerimentos na audiência. O primeiro solicita a elaboração de estudos pela Secretaria de Estado de Saúde para verificar a viabilidade de São João ser elevada à sede da macrorregião. Outro trata da possível construção do hospital regional na cidade. E o terceiro propõe convênio entre o Governo do Estado e a prefeitura municipal com o objetivo de delegar à cidade a gestão da carga horária dos servidores da saúde do Estado que prestam serviço no município

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 19 de Setembro de 2009

Compartilhe fotos, documentos, ação/projeto cultural . registramos colaboração e créditos 
O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos. 
Mais informações/imagens, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.