Ouvidoria
ASSET - Associação Empresarial de Tiradentes aponta problemas na infra-estrutura da cidade
Descrição
Exmo. / Sr.Prefeito,
-
A ASSET - Associação Empresarial de Tiradentes - solicita ao prefeito Nizio Barbosa ajuda para o implemento de condições básicas de importância fundamental no atendimento aos turistas que vêm a Tiradentes. Buscando dar voz às queixas mais freqüentes dos usuários, citamos:
- temos na cidade apenas duas agências bancarias – bancos Bradesco e Itaú – e um caixa eletrônico do (Banco do Brasil) insuficientes para atender à demanda de nossos visitantes. É necessário que seja instalado um caixa 24h que abrange larga rede bancária e resolveria as necessidades que vem à cidade acostumado aos centros maiores, vem com pouca reserva de dinheiro em espécie.
- a limpeza da cidade em geral deixa muito a desejar e solicitamos que mesmo em feriados a coleta de lixo não seja interrompida – gerando acúmulo e transbordamento de lixeiras logo atacadas pelos animais.
- iniciar uma campanha para a prática do uso de lixeiras padronizadas por todos os comerciantes. Solicitar a eles que abandonem a prática dos sacos plásticos cheios de lixo presos nas portas de seus estabelecimentos, como depósitos, no final do dia. Isto dá uma péssima aparência à cidade.
- pensar em um policiamento melhor distribuído, já que, infelizmente, temos observado aumento de furtos e outros crimes menores (ocorreram vários no último feriado).
- a organização do trânsito pode ser melhorada, com agentes destacados para esse fim; pedimos a promoção da mudança de mãos das ruas mais freqüentadas nas ocasiões em que a cidade fica lotada.
- apoiamos o fechamento do Centro Histórico que vem sendo requisitado pelos comerciantes locais até mesmo por grande parte dos turistas. A logística do estacionamento pode ser resolvida aproveitando-se o espaço do terreno do Lar dos Idosos com reversão da renda para essa instituição. Acreditamos que a verba para isso possa ser obtida via BNDES. Na mesma pauta, sugerimos o incremento da campanha ANDE A PÉ, que foi iniciada e nunca mais posta em prática.
- a falta de banheiros públicos de qualidade no Centro Histórico é outra limitação grave, sempre mencionada. Os comerciantes locais ficaram incomodados com os pedidos de uso de seus banheiros por pessoas que não estão freqüentando os estabelecimentos.
- as obras públicas que causam transtorno e desconforto em vias de acessos importantes, são necessárias, sabemos, mas talvez sua implementação possa ser feita de forma a evitar os picos de movimento turístico na cidade.
- a presença de cambistas na estação do trem é um péssimo sinal de descontrole no atendimento ao turista, que, sem conhecimento devido, cai nas malhas da contravenção. Também reflete descontrole o fato de empresas de turismo de outras cidades freqüentarem Tiradentes, e tirando o trabalho que deveria ser feito por empresas da cidade.
Lembramos que, sendo Tiradentes um dos destinos – referência criados pelo Ministério do Turismo, ficam incompatíveis tais carências e condutas.
Diretoria da ASSET
Fonte: InformAtivo ASSET – Associação Empresarial de Tiradentes , janeiro a março de 2012.