São João del Rei Transparente

Ouvidoria

SOS Ponte do Rosário de São João del-Rei

Descrição

Senhores,
Sou um dos moradores do bairro do Tijuco que, a caminho do meu trabalho, na UFSJ, passo todos os dias pela Ponte do Rosário. Observo sempre caminhões, ônibus e até carretas atravessarem a mesma e fico pensando:

1.    Será que só eu vejo as trincas nas laterais das muretas?
2.    E as pessoas que ficam espremidas entre a mureta e os veículos, quando cruzam ao mesmo tempo pelo local? Se for um ônibus respire fundo e encolha a barriga.
3.    As calçadas são muito estreitas, uma pessoa não passa por outra sem que uma delas tenha que descer da fina passarela. E isto pode ser fatal.
4.    Não existe comprometimento por parte das autoridades? É para deixar cair a ponte?  É um monumento turístico sem valia alguma?
5.    Se o projeto, a execução e os materiais foram os mesmos usados na Ponte da Cadeia, porque que a nossa Ponte do Rosário não recebe o mesmo tratamento dado à sua ponte irmã?
6.    Porque o trânsito pesado continua a afundar o calçamento defronte o mosteiro? não existem alternativas? Ou é para arrebentar tudo mesmo? 

Senhores Conselheiros, a reflexão acima, carece de terra fértil para enraizar e crescer, é feita por um morador preocupado com a preservação do patrimônio da cidade, que precisa de apoio desta casa o mais rapidamente possível.
Senhores, tenho a pretensão de que estes pontos para reflexão sensibilizem as autoridades municipais,  do quanto é importante para nós, para a cidade, o turismo,  os historiadores, a preservação de um monumento tão espetacular quanto este.

São João del-Rei, 10 de janeiro de 2012
Salazar Antônio Chagas

Ofício enviado ao Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de São João del-Rei  
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.