São João del Rei Transparente

Ouvidoria

Portada da Igreja de Matosinhos

Descrição

Quem se habilita? Portada da Igreja de Matosinhos espera transporte para voltar à São João del-Rei

Depois de uma batalha de décadas empreendida pelo Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, a portada da igreja de Matosinhos, aquela que o padre Jacinto (com o auxílio e aval do bispado de então) pôs abaixo e vendeu está hoje à disposição de São João del-Rei, numa fazenda em Campinas. O proprietário do local faleceu e seus inventariantes houveram por bem devolver à nossa cidade o objeto de 6 metros de altura que adornava a entrada da propriedade do falecido na cidade do interior paulista.
Trata-se de um caso raro de devolução de patrimônio cultural surrupiado pela falta de sensibilidade daqueles que colocaram à venda uma das nossas relíquias culturais nos idos de 70 do século passado.

Pois bem. E daí? Daí que a portada está lá em Campinas esperando que alguém apareça para buscá-la. Onde está o IPHAN nessa hora? Onde estão aqueles que poderiam custear esse transporte? Onde está o Poder Público para tomar a iniciativa de trazer para a nossa terra um patrimônio valioso como a portada da igreja bicentenária? Mesmo sabendo que é um episódio capaz de merecer registro em mídia nacional, que autoridades, entidades culturais ou empresariais tomam a si a responsabilidade de encaminhar uma solução? A pergunta fica no ar. Enquanto isso, o busto do padre Jacinto, homenageado pela Câmara Municipal na praça de Matosinhos, fica privado de ver de volta a portada que vendeu para Campinas. Independente dos seus méritos sacerdotais, dos quais não duvido,  e até admiro, o Padre Jacinto, no caso da destruição da igreja, cometeu uma heresia cultural, mas claro, ninguém é condenado ao inferno por esse “pecado”.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 08/09/2012

*
**

Campanha da TV DelRei para repatriar a portada da antiga Igreja de Bom Jesus de Matosinhos que hoje se encontra em uma fazenda perto de Campinas-SPEra uma vez uma igreja em São João del-Rei

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.