São João del Rei Transparente

Ouvidoria

Ministério Público Itinerante chega a São João del-Rei

Descrição

Na próxima semana, a carreta do programa Ministério Público Itinerante (MPI) fará uma parada em São João del-Rei. Na quinta-feira, 1º de setembro, e na sexta-feira, 2, das 9h às 17h, a Avenida Tancredo Neves será palco desse movimento, que tem como objetivo divulgar a instituição em todo o Estado e aproximá-la da população na medida em que deseja mostrar ao público suas funções e formas de acesso. "Queremos explicar ao cidadão, principalmente para os mais carentes, para que serve o MP", comentou o promotor de justiça Antônio Pedro da Silva Meio.
Depois de passar por Oliveira (MG), o MPI chegará a São João com um programa que inclui palestras no Teatro Municipal para estudantes da rede pública de ensino. Os temas tratados nos encontros serão Ministério Público, criminalidade, constitucionalidade, crimes cibernéticos e bullying. Além disso, atendimentos da Ouvidoria do Ministério Público, do Procon Estadual e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Defesa da Saúde serão realizados gratuitamente em estrutura montada próximo ao chafariz com 22 funcionários do MP de Belo Horizonte e de São João. "Vamos fechar o pedaço da avenida que dá mão aos bairros para não promover transtornos no trânsito", comentou o promotor. Segundo ele, NO local também haverá estandes de outras instituições como a Defensoria Pública,
a Polícia Militar e a Polícia Civil, que emitirá carteiras de identidade.
Em sua primeira edição, que aconteceu entre maio e setembro de 2010, o Ministério Público Itinerante esteve em 36 cidades de várias regiões de mineiras, atendendo a cerca de 47 mil pessoas. Já em 20 11, só a primeira etapa do projeto, entre 29 de março e 8 de julho, foi a 43 municípios dos vales do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri, além das regiões Norte, Noroeste e Central do Estado. Na segunda etapa, que começou  em 9 de agosto e terminará em novembro, cidades do Sul de Minas, da Zona da Mata,
do Centro-Oeste e da região Central do Estado receberão o projeto.

Ministério Público
A Instituição tem como objetivo atuar na defesa dos direitos dos cidadãos, fiscalizando a aplicação e o cumprimento das leis. O MP é formado por Procuradorias e Promotorias de Justiça que procuram responsabilizar pessoas que não cumprem as leis.
Segundo Melo, o MP foi criado devido à necessidade de uma instituição para monitorar os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. "O Ministério Público fiscaliza, mas não julga. Nem sempre o Judiciário fala a mesma língua que nós", lembrou o promotor .
Quem deseja maiores informações sobre o evento deve ligar para (0**32) 3373-4392.

Fonte: Gazeta de SJDR, 27 de Agosto de 2011

Mais informações:
Ministério Público Estadual MG

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.