São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

Ouvidoria

Património ao "ao deus-dará": ermidas em ruínas atraem rituais de culto | Portugal

Descrição

Por Hugo Alcântara, Carlos Nascimento, Carla Gonçalves | 07/10/23

Vídeo: Património ao "ao deus-dará": ermidas em ruínas atraem rituais de culto

Só ermidas, capelas e pequenas igrejas, no Alentejo, contam-se às centenas, de várias tipologias, em diferentes estados de degradação. Muitas em ruinas. "Ao deus-dará" é a reportagem especial do Jornal da Noite.

O património ao abandono em Portugal, com valor científico, histórico e potencial turístico é, de tal ordem, que é praticamente impossível obter um inventário atualizado. "Ao deus-dará" é a Reportagem Especial do Jornal da Noite.

As paredes nuas de praticamente tudo e timidamente de pé guardam, chamuscadas, sinais sinistros de histórias recentes. Lugar com história, mas totalmente votada ao abandono.

Só no Alentejo, existem perto de 1.500 ermidas ou capelas de vários tipologias estilos e épocas, inventariados no tempo da Direção-geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

Salvo raras exceções, que existem, os proprietários preferem guardar o dinheiro para outras prioridades e o património vai ficando ao deus-dará.

O Estado, essa figura por vezes abstrata, olha, mas não vê. A Direção Regional de Cultura confirma que não há, sequer, linhas de apoio para quem queira intervir.

Não é realista que seja o povo a lançar mãos á recuperação do património mesmo embalado por momentos inspiradores. Na realidade o Alentejo tem centenas de edifícios de valor indiscutível.

Fonte: SIC Notícias

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, ajude a atualizar, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL