Ouvidoria
Património ao "ao deus-dará": ermidas em ruínas atraem rituais de culto | Portugal
Descrição
Por Hugo Alcântara, Carlos Nascimento, Carla Gonçalves | 07/10/23
Vídeo: Património ao "ao deus-dará": ermidas em ruínas atraem rituais de culto
Só ermidas, capelas e pequenas igrejas, no Alentejo, contam-se às centenas, de várias tipologias, em diferentes estados de degradação. Muitas em ruinas. "Ao deus-dará" é a reportagem especial do Jornal da Noite.
O património ao abandono em Portugal, com valor científico, histórico e potencial turístico é, de tal ordem, que é praticamente impossível obter um inventário atualizado. "Ao deus-dará" é a Reportagem Especial do Jornal da Noite.
As paredes nuas de praticamente tudo e timidamente de pé guardam, chamuscadas, sinais sinistros de histórias recentes. Lugar com história, mas totalmente votada ao abandono.
Só no Alentejo, existem perto de 1.500 ermidas ou capelas de vários tipologias estilos e épocas, inventariados no tempo da Direção-geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.
Salvo raras exceções, que existem, os proprietários preferem guardar o dinheiro para outras prioridades e o património vai ficando ao deus-dará.
O Estado, essa figura por vezes abstrata, olha, mas não vê. A Direção Regional de Cultura confirma que não há, sequer, linhas de apoio para quem queira intervir.
Não é realista que seja o povo a lançar mãos á recuperação do património mesmo embalado por momentos inspiradores. Na realidade o Alentejo tem centenas de edifícios de valor indiscutível.
Fonte: SIC Notícias