São João del Rei Transparente

Ouvidoria

Desaparecidos

Descrição

Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida

***

Levantamento revela que 183 pessoas desaparecem a cada 24 horas no Brasil; adolescentes são principais vítimas. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre 2019 e 2021 foram mais de 200 mil desaparecidos no país. Fantástico acompanhou buscas em tempo real.

Matéria em vídeo

Mais de 200 mil pessoas desapareceram no Brasil entre 2019 e 2021, de acordo com um levantamento inédito do Fórum Brasileiro de Segurança Pública - 112 mil pessoas foram encontradas neste período. Em média, são 183 desaparecidos por dia.

Os adolescentes de 12 a 17 anos são os que mais desaparecem no país (29,3%); 10% são jovens de 25 a 29 anos; 6,6% são pessoas com mais 60 anos; e as crianças representam 3,1%.

O país ainda não tem um banco de dados unificado com todas as pessoas que desaparecem. Em 2019, o governo sancionou a Lei da Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas. Essa lei previa a criação de um cadastro nacional que até hoje não existe. Segundo o Ministério da Justiça, a previsão é que esse sistema unificado seja criado até o fim deste ano.

Criado em 2013, o Banco Nacional de Perfis Genéticos une dados de DNA coletados por forças policiais de todo o país, mas ainda tem 18 mil restos mortais na fila para serem identificados.

A maioria das polícias civis do Brasil não tem procedimentos operacionais para casos de desaparecimento.

"A polícia investiga quando tem elementos”, afirma Renato Sérgio de Lima, diretor presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

“Se o caso é um pouco mais complexo, acaba caindo mais no estoque de casos, que sobrecarrega as polícias civis [...]. Infelizmente, os desaparecimentos no Brasil tendem ao esquecimento”.

Para a promotora Eliana Vendramini, que estuda o tema há dez anos, a busca pelos desaparecidos “não existe”.

O Fantástico acompanhou buscas em tempo real para mostrar como o Brasil procura os seus desaparecidos. Assista à reportagem completa no vídeo acima.

Fonte: Fantástico 21/05/2023

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.