São João del Rei Transparente

Ouvidoria

Índice de Percepção da Corrupção

Descrição

O Índice de Percepção da Corrupção é o principal indicador de corrupção do mundo. Produzido pela Transparência Internacional desde 1995, ele avalia 180 países e territórios e os atribui notas em uma escala entre 0 e 100. Quanto maior a nota, maior é a percepção de integridade do país.

O índice é a referência mais utilizada no planeta por tomadores de decisão dos setores público e privado para avaliação de riscos e planejamento de suas ações.

Em 2021, o IPC destaca a relação entre corrupção e abuso de direitos humanos. Como mostra o relatório deste ano, países percebidos como altamente corruptos têm maior probabilidade de reduzir seu espaço cívico e democrático e atacar direitos da população.

Brasil segue abaixo da média global

O desempenho ruim do Brasil no IPC 2021 o deixou mais uma vez abaixo da média global, de 43 pontos. A nota alcançada no último ano foi a mesma registrada em 2020 e representa o terceiro pior resultado da série histórica.

Os dados do IPC mostram que o país está estagnado, sem ter feito avanços significativos para enfrentar o problema no período. Por outro lado, o desmonte institucional e a inação do governo no combate à corrupção podem levar a notas ainda piores nos próximos anos.

CORRUPÇÃO, DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA

Dos 23 países cujo resultado diminuiu significativamente no Índice de Percepção da Corrupção na última década, 19 deles também diminuíram seus índices de preservação de liberdades civis.

A corrupção possibilita violações de direitos humanos, dando início a uma espiral perversa e desenfreada: à medida que os direitos e as liberdades vão se erodindo, a democracia entra em declínio, dando lugar ao autoritarismo — que, por sua vez, possibilita níveis maiores de corrupção.

Cada vez mais, tanto os direitos quanto os sistemas de freios e contrapesos vêm sendo comprometidos, não só em países onde a corrupção é sistêmica e as instituições são fracas, mas também em democracias bem estabelecidas. Combater a corrupção é fundamental para garantir direitos humanos.

Assassinatos de defensores de direitos humanos

Países com altos níveis de corrupção concentram quase todos os assassinatos de defensores dos direitos humanos no mundo. Dos 331 casos registrados em 2020 pela Frontline Defenders, 98% ocorreram em países com menos de 45 pontos no IPC 2021. O Brasil (38 pontos), registrou 17 defensores de direitos humanos assassinados no período.

Corrupção e violações de liberdades civis

Níveis maiores de corrupção podem levar a restrições de liberdades civis, ao mesmo tempo que desfrutar de menos liberdades civis torna mais difícil o combate à corrupção. A comparação entre os níveis de liberdades civis nos países, avaliados pela Freedom House, com a nota que alcançaram no IPC 2021 aponta essa relação.

Fonte: Transparência internacional

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.