São João del Rei Transparente

Ouvidoria

IHG, SAB e ASPEF solicitarão ao IPHAN retorno de locomotiva e vagão da EFOM para cidade

Descrição

O Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei (IHG), a Sociedade de Amigos da Biblioteca Municipal Baptista Caetano d’Almeida (SAB) e a Associação São-Joanense de Preservação e Estudos Ferroviários (ASPEF) entregarão ao IPHAN no próximo dia 28 de agosto, aniversário de 128 anos da inauguração da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), abaixo assinado solicitando ações no sentido de promover o retorno à São João del-Rei da locomotiva nº 20 e do carro de passageiros da Administração A-1, ambos oriundos da EFOM e de bitola de 0,76m, abandonados defronte ao prédio localizado na rua Sapucaí, 383, esquina com rua Tapuias, bairro Floresta, cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Bitola é a distância entre os trilhos paralelos que forma a via férrea ou linha ferroviária. Ressaltamos que na capital do Estado nunca houve ferrovia com bitola de 0,76m, estando aquele material totalmente fora de seu contexto original. Lembramos que na capital mineira somente existiram ferrovias de bitola métrica e bitola larga (1,60m).

Comemoração
Na ocasião, os confrades Ana Cintra e Murilo Cabral chegarão à São João del-Rei, oriundos da cidade de Antônio Carlos. Simbolicamente os confrades caminhantes farão o trajeto de cerca de 100 km de extensão à pé. Este caminho é o antigo leito da EFOM, percorrido de trem 128 anos antes por D. Pedro II e sua comitiva, quando da inauguração desta ferrovia.

Coleta de assinaturas
As assinturas estão sendo colhidas desde junho de 2009. Aqueles que ainda não assinaram e que estejam interessados em  fazê-lo, compareçam na Loja Irmãos Chitarra  (procurar  Fábio Chitarra) na rua Paulo Freitas ou na DICON do campus Santo Antônio da UFSJ - sala 2.01 (procurar Bruno Campos) até o dia 15 de agosto de 2009.

Publicado em: http://www.ihgsaojoaodelrei.org.br/?Pagina=apresenta_noticia&Id=22

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal 
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso 
contato.
 
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.