São João del Rei Transparente

Ouvidoria

Prevenção a Desastres naturais em Minas Gerais . Local/Global

Descrição

Experiência internacional em prevenção a desastres está à disposição dos municípios mineiros

Defesa Civil Estadual conclui curso de educação em prevenção a desastres naturais, realizado em parceria com agência japonesa

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas (Cedec-MG) concluiu, nesta terça-feira (13), o Curso Internacional de Educação em Prevenção a Desastres Naturais, realizado em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). Os cerca de 300 participantes, de diversos municípios mineiros, receberam capacitação em estratégias de prevenção e, agora, estão aptos a atuar como multiplicadores em suas respectivas regiões.

Para o chefe do Gabinete Militar do Governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Luis Carlos Martins, o curso representou um importante reforço às ações que já vêm sendo desempenhadas no Estado. “Nosso objetivo maior é, sempre, o aprimoramento das medidas preventivas, com foco completamente voltado à preservação da vida. O Governo de Minas reitera, com este curso, sua constante estratégia de parceria e apoio aos municípios mineiros”, destacou.

O treinamento teve duração de dois dias, com a participação de agentes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdecs) e representantes de diversos órgãos do Governo de Minas, além de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. “O Japão é a maior referência em enfrentamento a desastres naturais. Essa troca de experiência é fundamental para que possamos buscar respostas cada vez mais eficientes a situações de adversidades”, avaliou o secretário-executivo da Cedec-MG, tenente-coronel PM Fabiano Villas Bôas.

O curso foi ministrado pela professora Hiroko Kondo, especialista do Centro de Pesquisas de Mitigação de Desastres da Universidade de Nagoya, no Japão. “Este treinamento reafirma as relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão. Em Minas Gerais, a prevenção é tratada com a devida seriedade, daí a nossa satisfação em estabelecermos essa troca de experiências”, disse a especialista ao destacar as ações desenvolvidas pela Escola Permanente de Defesa Civil da Cedec-MG.


Parceiro estratégico

A Jica é um órgão do governo japonês com atuação em mais de 150 países. Realizado no Auditório da Escola de Formação de Sargentos, no bairro Prado, em Belo Horizonte, o Curso Internacional de Educação em Prevenção a Desastres Naturais foi inédito no país. A agência realiza projetos de cooperação com foco em orientações técnicas de peritos e treinamentos especiais, objetivando a formação de pessoal capacitado e a criação de sistemas de enfrentamento a desastres naturais.

“Estamos convictos de que os municípios mineiros que participaram deste curso, por meio de seus representantes, estão mais preparados para enfrentar situações de adversidades naturais. É preciso ouvir e aproveitar as experiências desenvolvidas no Japão”, avaliou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Edgard Estevo da Silva, que, recentemente, participou de uma missão oficial no Japão.

Ao final do treinamento, os participantes receberam um certificado concedido pela Cedec-MG e pela Jica.


Íntegra da matéria (texto e fotos): 
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticias/experiencia-internacional-em-prevencao-a-desastres-esta-a-disposicao-dos-municipios-mineiros/

Fonte: Agência Minas - Notícias do Governo do Estado de Minas Gerais .  (13/03/2012)

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.