São João del Rei Transparente

Ouvidoria

Praça de Matosinhos . São João del-Rei

Descrição

Praça de Matosinhos será toda revitalizada

O projeto de revitalização da Praça de Matosinhos, deve começar a ser implantado em 60 dias e a licitação para a definição da empresa que irá desenvolver a obra será em 30 dias. A afirmação foi do prefeito de São João del Rei, Nivaldo José de Andrade (PMDB), após uma reunião na última segunda-feira, 18, com representantes da administração municipal e dos moradores do bairro.

De acordo com Andrade, o objetivo é tentar angariar recursos para executar o projeto dentro do prazo estabelecido e de preferência concluí-lo de uma só vez. "Vou licitar a praça em três partes. Mas a minha intenção é fazer todo o projeto de uma vez. Se não conseguimos o dinheiro suficiente, vamos começar pelo piso. Para essa obra iniciar, eu calculo que serão necessários cerca de R$150 mil. E em um prazo máximo de 60 dias vamos começar a mexer no local. A licitação para as obras deve sair em 30 dias", afirmou.

Para José Cláudio Henriques, presidente da Associação de Moradores de Matosinhos, a praça é um local que pode contar com comércio de artesanatos, além de ser um atrativo turístico. "A partir do momento que conduzirmos o público para o local, poderemos implantar um comércio variado na área. Outro ponto interessante é a Estação Chagas Dória. O prefeito deu 60 dias para começar a obra. É um prazo razoável. Acho que sai ainda esse ano. Agora é esperar o projeto que, de acordo com as arquitetas, vai primeiramente retirar o asfalto e colocar pisos decorativos pra embelezar o ambiente", disse.

A reunião que aconteceu pela quarta vez conta com o apoio dos vereadores de São João del Rei. "Estou bastante satisfeita. Já é a quarta reunião que fazemos com a população interessada. Ouvimos todos os projetos que o prefeito e as arquitetas apresentaram e realmente eles contemplam a comunidade de Matosinhos. Há ainda muito a fazer. Agora é começar por etapas e buscar verbas", acrescentou a vereadora Vera Lúcia Gomes de Almeida (PT).

Projeto

O projeto é de autoria das arquitetas da prefeitura Karina da Silva Martins, da secretaria de Cultura e Turismo, e Rafaela Fonseca, da secretaria de Obras e Serviços Urbanos. Segundo Karina, o complexo da Praça de Matosinhos vai valorizar os pedestres e levar ao espaço mais segurança.

"Vai haver uma valorização do pedestre que hoje não acontece. Através das faixas de pedestre elevada, acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida e semáforos, nós vamos privilegiar a segurança dos pedestres em detrimento dos veículos".

A arquiteta ainda comentou que para realização do projeto vários fatores foram levados em consideração. "Fizemos um levantamento topográfico, fomos a loco, estudamos o tráfego e a circulação de pedestres, bicicletas, veículos. Conversamos com a comunidade, de crianças a idosos. Captamos informações nas reuniões e repassamos para o estudo. As mudanças serão muito grandes. Será fechada a rua em frente a Igreja de Bom Jesus. Nesse espaço haverá um anfiteatro, jardins, portais, pisos inter-travados entre outras coisas.", assegurou.

Já Rafaela acha difícil orçar o projeto como fez o prefeito, pois ainda existem estudos há serem feitos. "Não dá pra começar o projeto sem verificar se há necessidade de drenagem, por exemplo. Tem que começar da raiz. Porém, mesmo assim acho que esse prazo de 60 dias vai ser suficiente para começar a obra. Claro que isso tem que passar pelo aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da Ferrovia Centro Atlântica", alertou.

Rafaela ainda falou sobre a dificuldade de calcular o valor total do projeto. "No projeto executivo consta todos os quantitativos e materiais a serem utilizados. Isso é repassado a um especialista que faz esse orçamento e a partir daí divulga o custo global. Outra coisa que é bom afirmar é que não podemos deixar a praça como está, pois a noite ela fica escura e perigosa", acrescentou.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei

***

Praça de Matosinhos será revitalizada

A revitalização da Praça de Matosinhos, em São João del-Rei, pode estar próxima de ser iniciada. Um projeto arquitetônico foi aprovado por moradores do Bairro em uma reunião no último dia 18. E o prefeito municipal, Nivaldo José de Andrade (PMDB), informou que em 30 dias irá fazer a licitação da obra que deverá ser realizada em três etapas. A primeira prevista para começar no final de julho. “O gasto inicial é calculado em R$ 150 mil”, adiantou Nivaldo Andrade.
   As arquitetas da Prefeitura, Karina da Silva Martins e Rafaela Fonseca, apresentaram uma proposta de como será a nova Praça. A maior mudança que poderá ser feita é a incorporação da via de pouco fluxo, em frente ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, eliminando o acesso de veículos e transformando o local em uma grande praça. “A nossa maior preocupação foi com a segurança de quem transita pelo local, por isso trabalhamos a valorização do pedestre em detrimento dos carros”, ressaltou. 

   De acordo com Karina Martins a ideia propõe: delimitar vias de acesso à Igreja, posto policial e ponto de táxi com piso de concreto intertravado, no mesmo nível da calçada; rebaixar os passeios para travessia de pedestres; refazer e reforçar a sinalização vertical e horizontal; reformular os canteiros e fazer um novo estudo do tráfego; transferir o ponto de ônibus; facilitar a transposição da ferrovia para o pedestre; aumentar a iluminação pública e telefones públicos; criar áreas de playground e jogos, pórticos e irrigação para os jardins. 
   No entanto, as arquitetas adiantaram que o projeto ainda precisa ser aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA). “Eles terão que avaliar as possibilidades de se implementar a ideia, caso necessário, serão feitas as adequações solicitadas”. Esta análise dos órgãos responsáveis deve demorar 30 dias. 

Avaliação
   A vereadora Vera Lúcia Gomes de Almeida, a Vera do Polivalente (PT) foi quem liderou o movimento em prol da revitalização da Praça de Matosinhos. Antes dessa última reunião, quatro outros encontros haviam sido realizados desde janeiro deste ano. E os moradores interessados puderam expor o que desejavam que fosse feito no espaço. “Estou bastante satisfeita porque o projeto apresentado contempla o que as pessoas queriam. Agora é fazer funcionar e, se preciso, iremos atrás de verbas federais”, declarou. 
O projeto, apresentado pelas arquitetas Karina e Rafaela, prevê o fechamento da Praça de Matosinhos, impedindo o tráfego e privilegiando os pedestres.

Fonte: Folha das Vertentes . maio 2009

Para mais informações/imagens sobre este tema, utilize o SISTEMA DE BUSCA de nosso portal  
Colabore com este Portal compartilhando suas fotos, documentos e ação/projeto cultural.
Registraremos esta colaboração e todos os créditos.  Envie por favor para o nosso 
contato
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.