Ouvidoria
Minas é o oitavo Estado do país com menor índice de homicídios entre jovens
Descrição
Pesquisa do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos mostra que a taxa de violência envolvendo jovens no Estado permanece abaixo da média nacional
Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18) pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos e pela Flasco Brasil aponta Minas Gerais como o oitavo Estado do país com menor índice de jovens assassinados com idade até 19 anos. Apesar do crescimento nas taxas de assassinatos em todo o país, nesta faixa etária, entre os anos 2000 e 2010, período delimitado na pesquisa – o Estado se mantém na 20ª posição do ranking do “Mapa da Violência no Brasil”.
O índice de assassinatos de jovens em Minas, segundo o levantamento, é o segundo com menor incidência na região Sudeste, atrás apenas de São Paulo. Comparando a última década, as taxas subiram de 5,2 mortes a cada 100 mil habitantes para 10,7. Entretanto, em uma avaliação dos últimos oito anos, período em que políticas públicas de sucesso voltadas para jovens – como o programa de redução de homicídios Fica Vivo! –, foram implantadas em Minas, percebe-se, em todo o Estado, uma estabilização das taxas, que eram de 10,5 para cada 100 mil habitantes em 2004 e de 10,7 em 2010.
Além disso, é importante ressaltar que a taxa homicídios de jovens em Minas permanece abaixo da média nacional, que é de 13,0 para cada 100 mil habitantes. Em Belo Horizonte, área de concentração dos programas de prevenção do Governo de Minas, a taxa de mortalidade de jovens caiu de 41,3 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2004 para 26,6 em 2010 – uma redução de 35,6%.
Plano de enfrentamento à violência
A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) tem programados novos investimentos em programas e ações voltados para a prevenção da criminalidade no Estado. Neste ano, serão implantados três novos Centros de Prevenção à Criminalidade, com os programas Fica Vivo! e Mediação de Conflitos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para o próximo ano, estão previstas novas expansões destes programas para o interior do Estado, com instalação de núcleos em Passos, no Sul de Minas, e em outras cidades ainda a serem definidas.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Governo do Estado de Minas Gerais