São João del Rei Transparente

Ouvidoria

Indústria irá gerar 3 mil empregos para a região . Jeceaba

Descrição

Vallourec & Sumitom foi inaugurada no dia 1º
A região do Campo das Vertentes expande sua área industrial com a inauguração da Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB), uma empresa formada pela francesa Vallourec (56%) e a japonesa Sumitomo (44%), inaugurada na quinta-feira, 1°, em Jeceaba.
Para a construção das instalações foram investidos R$5 bilhões, gerando 11,5 mil empregos diretos durante as obras. Com a inauguração do empreendimento, a VSB irá contratar cerca de 1,5 mil pessoas, além de dar oportunidades para outros 2,5 mil trabalhadores de maneira indireta.

Durante o evento, o governador Antônio Anastasia (PSDB) destacou a importância do empreendimento, consonante com a política de desenvolvimento do Estado de agregar valor a produtos e gerar empregos de qualidade para os mineiros. "Ficamos orgulhosos em saber que o nosso minério de ferro se transforma, aqui mesmo, nos tubos que vão levar à exploração do, petróleo, do gás e do pré-sal. Nós mineiros, um Estado mediterrâneo, sem mar, sabemos que teremos produtos made in Minas na exploração do petróleo mar afora não só no Brasil, mas também em outras nações. Todo esse esforço é fruto de diversas parcerias", afirmou, referindo-se à integração entre União, Governo de Minas e município para garantir a viabilidade do projeto.
A presidente Dilma Rousseff (PT), presente na solenidade de inauguração, reafirmou a importância de se agregar valor aos produtos brasileiros e destacou o papel do governo mineiro na instalação da nova indústria. "De fato, para o Brasil e para Minas Gerais, é muito importante que a Vallourec e a Sumitomo tenham feito um investimento dessa envergadura, com uma demonstração de como é possível gerar valor utilizando os minérios de ferro daqui de Minas, algo que muito rios preocupa. Eu queria dar parabéns à Vallourec, à Sumitomo e ao governador Anastasia, que eu tenho certeza que é um dos artífices desse projeto, pela sua determinação em viabilizá-lo, pela percepção da importância dele para nossa Minas Gerais. Por esse caminho, nós somos um país imbatível no que se refere ao crescimento e à nossa defesa em relação às crises internacionais", disse.

O presidente do conselho de administração da VSB, Flávio Azevedo, justificou durante coletiva o posicionamento da empresa em exportar, já que com o pré-sal aumentará a demanda desse produto no país . "A Vallourec tem em Belo Horizonte a empresa VMB que atende o mercado interno. Essa indústria, em Jeceaba, nasceu e foi construída para ser uma grande exportadora de tubos sem costura de primeira linha. Quando anunciamos a construção, em 2007, ainda não se falava em pré-sal no país. A estratégia pode ser revista, mas a longo prazo".

Protocolo
Em abril de 2007, o então governador de Minas Gerais, Aécio Neves, assinou um protocolo de intenções. com o grupo para a implantação da VSB em Jeceaba e, durante o seu discurso, destacou a importância do projeto. "Esse empreendimento, que se soma a investimentos anunciados recentemente pela Usiminas, alguns outros anunciados pela Açominas e antes deles pela Belgo, colocam Minas Gerais de forma definitiva como player nessa reconstrução de um setor que, acredito, haverá de crescer ainda mais, mas haverá também de permitir aos estados, às unidades federadas que sediam esses investimentos, crescer ao lado dos empreendedores", disse, na época.
A região de Jeceaba foi escolhida para receber a nova usina por ser considerada estratégica, com fácil acesso rodoviário e ferroviário aos portos do Rio de Janeiro, Santos e Vitória. Além disso, a usina instalada é próxima à Mina Pau Branco, jazida de minério de ferro que já pertence ao grupo Vallourec. A nova usina irá produzir um milhão de toneladas por ano de aço bruto. Desse número, 700 mil toneladas serão usadas para fabricar tubos de aço premium sem costura, que atenderão à demanda mundial por tubos do setor de óleo e gás.

Desenvolvimento sustentável
Mesmo antes do lançamento da pedra fundamental em 2007, que marcou o início da construção da Usina, a VSB monltorOl1 os possíveis impactos ambientais sua instalação. A primeira etapa em direção à sustentabilidade foi obedecer a todas as restrições ambientais exigidas pelas agências reguladoras durante o processo licença da instalação da companhia.
Outro ponto a ser ressaltado é o Centro de Referência para Reflorestamento da Mata Atlântica Original, com uma área de 660 hectares (maior do que a área da VSB), que abriga mais de 400 espécies de plantas e animais ameaçados extinção. Existem mais 160 mil semeaduras de plantas nativas feitas no Centro de Referência localizado no cinturão verde ao redor da área industrial. A VSB é responsável em manter e cuidar da ecuperação e do reflorestamento do local.
Com a comunidade, além do foco na mão de oba local e na capacitação profissional dos moradores, a VSB trabalha desde 2007 para modernizar a infraestrutura das cidades, por meio de acordos relativos ao meio ambiente, à saúe e á segurança, assinados com as prefeituras.

Fonte: Gazeta de SJDR, 10 de setmbro de 2011

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.