Ouvidoria
Estelionato aumenta quase 300% na cidade (SJDR)
Descrição
-
O número de estelionatos em São João del-Rei aumentou muito em outubro se comparado aos meses anteriores de 2012. Capitão Tavares: “ninguém ganha dinheiro com facilidade”. Se a média dos primeiros nove meses do ano foi de 2,77 casos registrados pelo 38° Batalhão da Polícia Militar (38° BPM), em outubro esse número passou para sete, um crescimento de pouco mais de 250%.
De acordo com a polícia, em fevereiro e junho foram dois casos, um em cada mês; março e setembro somaram quatro; enquanto junho e agosto registraram três golpes em cada mês; abril e maio, quatro; e janeiro cinco casos.
Recentes
Só no último fim de semana duas pessoas caíram nesse tipo de golpe. O primeiro foi na sexta-feira, 26 de outubro, quando um senhor de 73 anos sacou certa quantia com a ajuda de um desconhecido que fugiu com o dinheiro. Segundo a assessoria do Batalhão, a vítima informou aos militares que esse indivíduo pegou seu cartão e realizou uma retirada no valor de R$600. Após o saque o homem devolveu-lhe o cartão e fugiu do local com o dinheiro.O outro golpe ocorreu no último sábado, 27, quando um jovem de 23 anos comprou um veículo pela internet. De acordo com informações da vítima à Polícia Militar, ele tentou comprar um carro importado em uma revendedora no interior de São Paulo e fez um depósito de R$2,1 mil para assegurar a compra. Porém, após o depósito a vítima entrou em contato, por telefone, com a empresa e foi informado de que ele havia caído em um golpe.
Atenção
De acordo com o comandante da 189ª Companhia da Polícia Militar, Sandro José Tavares, capitão Tavares, estelionato é um tipo de crime a que as pessoas devem estar atentas para não caírem nesses golpes. “Ninguém ganha dinheiro com facilidade. Se te oferecerem algum produto muito abaixo do mercado ou grandes recompensas por ter achado uma carteira ou bilhetes premiados, fiquem atentos, pois a probabilidade de ser farsa é muito grande”, afirmou.Capitão Tavares destacou ainda que a tendência é de que os casos de estelionatos cresçam com a chegada do fim do ano. “Não existe uma pesquisa estatística para confirmar que esse tipo de crime amplia nessa época, mas se observa que é um momento em que as pessoas querem mais dinheiro e caem nesses golpes”, disse.
O comandante alertou também que o estelionatário sempre está bem vestido, é eloquente e geralmente comete os crimes em grupo. “As vítimas não podem acreditar em pessoas que oferecem muitas facilidades. Sempre desconfie nesses casos”, disse, afirmando acreditar que os índices sejam maiores. “Algumas pessoas que sofrem esse tipo de golpe têm vergonha de dizer que são enganadas, mas é importante nos procurar para tentarmos pegar os infratores”, destacou capitão Tavares.
Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 03/11/12