São João del Rei Transparente

Ouvidoria

Expominas de São João del-Rei: Governo de MG investe R$40 milhões

Descrição

O Governo de Minas fará um investimento de mais de R$40 milhões na cidade através da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig). Os recursos serão aplicados para a construção do Expominas de São João del-Rei que se iniciará no primeiro semestre de 2013.

Codemig confirmou o cronograma de obras em reunião com autoridades locais na semana passada. O Centro de Convenções terá capacidade para 800 lugares - Foto: Divulgação

A confirmação dos cronogramas de obra foi divulgada na semana passada pelo diretor da companhia Luiz Augusto de Barros, após reunião intermediada pelo deputado estadual Rômulo Viegas (PSDB), entre a Codemig, o secretário municipal de Planejamento e representantes da Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei.

Ainda conforme Barros, o terreno em que será construído o Expominas é de 50 mil m² e fica próximo ao Parque dos Trabalhadores. A área total construída é de 10 mil m² que terá um pavilhão multiuso de 3,6 mil m², auditório climatizado com tratamento acústico para 800 lugares, além de estacionamento para 750 veículos. Ainda consta no projeto seis auditórios menores com 150 lugares, cada, também climatizados, e interligados com divisórias móveis. “Isso nos dará mais mobilidade para adequarmos para um evento menor. Por exemplo, se temos um evento para 300 pessoas tiramos uma divisória e o auditório terá condições de acomodar todos os participantes”, explicou. Ainda consta no projeto restaurantes e bares para atendimento, sanitários e docas para entrada e saída de material e bilheteria para controle das visitas.

O deputado Rômulo Viegas explicou que no momento uma empresa está vindo a São João del-Rei para elaborar os projetos complementares. “São mais de 30 projetos, como estrutura, fundação e acústica. Ao terminar essa etapa deverá passar para a próxima que é o início das obras, prevista para iniciar em março de 2013. Nessa fase a expectativa é gerar cerca de 300 empregos diretos”, disse.

Para o deputado o Expominas representará um marco. “Será um divisor de águas positivo para o fomento do turismo e atração de novas empresas para a região das Vertentes. São João del-Rei merece um espaço de eventos como esse para atração de novos negócios e para que a cidade caminhe no rumo do desenvolvimento. Não podemos nos esquecer do empenho do Governador Antonio Anastasia e o senador Aécio Neves nesse projeto”, finalizou.

O secretário municipal de Planejamento, José Egídio de Carvalho, lembrou que com essa estrutura a cidade poderá receber vários eventos que antes não aconteciam em São João, devido a falta de estrutura. “O Expominas vai fortalecer, abrir novas perspectivas e chamar investidores. É a peça, nesse momento, que falta para fechar o ciclo turístico da cidade. Primeiro foi o aeroporto e agora esse espaço fecha esse ciclo”, concluiu.

Os vice-presidentes da ACI del-Rei, Artur Coelho dos Santos Monteiro e Luiz Gonzaga Cardoso, também participaram da reunião em Belo Horizonte. Para Monteiro, a obra será uma benfeitoria fantástica para a cidade e região. “O Expominas atenderá não só São João como todos os municípios do entorno de até 60 km. Ele chega em uma hora muito boa, próximo a grandes eventos no país como a Copa e as Olimpíadas. Estamos entusiasmados com a notícia”, disse.

Prazos
O diretor da Codemig Luiz Augusto de Barros lembrou também que a obra, a principio, estava prevista para começar no final do ano passado, mas devido a um problema no processo licitatório da empresa que iria elaborar os projetos complementares, esses prazos foram modificados.

“Fizemos uma licitação e as empresas que participaram não havia a documentação exigida pela lei. Tivemos que anular e fazer uma nova licitação. Com isso houve um atraso, pois foi necessário iniciar o processo todo novamente”, explicou.

Após o início da obra a previsão para término é de 18 meses.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 16/06/2012

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.