São João del Rei Transparente

Ouvidoria

Criatividade reduz acidentes automobilísticos e trotes telefônicos em Minas Gerais

Descrição

Redução de 14% no número de trotes em ligações para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e de em média 10% no número de acidentes automobilísticos em períodos de férias e feriados prolongados no Estado, nos últimos três anos, é o resultado do trabalho de prevenção desenvolvido a partir de ações propostas pelo capitão Thiago Pereira Miranda em trabalho que recebeu o primeiro lugar no V Prêmio de Excelência em Gestão Pública, em 2010.

A estatística foi gerada a partir de dados do sistema do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros, onde são recebidas as ligações feitas pelo número 193. Esse sistema é informatizado e já classifica a ocorrência assim que a ligação é atendida, o que possibilita a retirada de dados estatísticos por datas ou períodos.

O trabalho intitulado “Servidor qualificado e integração de esforços: economia total na prevenção!” foi inscrito na Categoria 2 - Experiências e iniciativas de sucesso implementadas ou em processo de implementação a partir de conhecimento e/ou experiências do servidor público estadual.

Thiago Pereira teve a iniciativa de produzir dois vídeos em seu estúdio e demonstrou que era possível fazer uma campanha de prevenção de acidentes, sem altos custos. Usando técnicas de comunicação como dublagem e animação gráfica, e ao mesmo tempo buscando parceiros para a concessão de espaços em cinemas, eventos, jornais, rádios e canais de TV locais, o capitão viu os espaços de divulgação se multiplicaram.

O trabalho foi veiculado por dois anos seguidos, em 2007 e 2008. No ano seguinte, recebeu o suporte de uma agência de publicidade e um novo material foi produzido, o que contribuiu mais ainda para o sucesso da campanha. 

Além disso, os vídeos também foram usados internamente como destaca o capitão. “Dentro do Corpo de Bombeiros, temos nossos canais internos, que servem para divulgar a prevenção também através dos próprios militares. São meios pelos quais enviamos informações e o público interno toma conhecimento. Cada meio de comunicação interna tem um alcance diferente, um público diferente. Quando conhecemos esse público, nosso planejamento ganha qualidade e pode trazer melhores resultados, sempre com o objetivo de reduzir os custos e fazer com que a mensagem chegue até o alvo desejado”. 

O prêmio 

O Prêmio de Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais foi criado pelo Governo de Minas com o objetivo de estimular a implantação de iniciativas em gestão pública estadual que promovam melhorias na prestação de serviços públicos, além de valorizar os servidores públicos. 

As inscrições para a 6ª edição do prêmio estão abertas até o dia 5 de setembro e, desta vez, os estagiários da administração estadual também podem participar, contribuindo com ideias e projetos inovadores. Os trabalhos podem ser apresentados individualmente ou em grupo. 

Mais informações pelo telefone (31) 3915-0394 ou pelo e-mail premiogestao@planejamento.mg.gov.br.
Belo Horizonte (11/07/11) 

Fonte: Agência Minas
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.