Ouvidoria
Campanha para melhorar a transparência
Descrição
26 de fevereiro de 2019, pela Open Knowledge Foundation
O chefe de assuntos globais do Facebook, Sir Nick Clegg, foi desafiado a lidar com a disseminação de 'notícias falsas' no Facebook antes das vitais eleições europeias.
Catherine Stihler, diretora executiva da Open Knowledge International e ex-deputada europeia, escreveu ao ex-vice-primeiro-ministro para pedir mais transparência ao Facebook e a sua ajuda para ressuscitar os três fundamentos da 'tolerância, factos e ideias'.
O Facebook está no centro de uma série de discussões sobre desinformação nas redes sociais, especialmente em relação ao referendo do Brexit de 2016.
A Sra. Stihler pediu estatísticas detalhadas sobre os esforços do Facebook para combater a desinformação, uma atualização sobre o número de contas falsas que a plataforma continua hospedando, que progresso está sendo feito no trabalho com verificadores de fatos terceirizados na UE27 e uma resposta ao relatório Commons desta semana, que concluiu que o Facebook precisa de regulamentação mais rígida para acabar com a propagação de 'notícias falsas'.
Em sua carta a Sir Nick, Catherine Stihler escreveu:
“É imperativo que não permitamos que a desinformação e as notícias falsas estraguem as eleições para o Parlamento Europeu deste ano.
A aceitação de fatos básicos está ameaçada, com muitas opiniões de especialistas rejeitadas e uma cultura de "antiintelectualismo" daqueles que estão nos extremos da política.
O caminho a seguir é ressuscitar os três fundamentos da tolerância, fatos e ideias, para evitar a deriva para os extremos, e o Facebook tem um papel vital a desempenhar nisso.
Com o surgimento de partidos extremistas em todo o continente, devemos aos povos da Europa permitir que os fatos sejam ouvidos antes dessas eleições cruciais. ”
Em 11 de fevereiro, a Open Knowledge International se juntou a um grupo de 35 organizações lideradas pela Mozilla que publicou uma carta aberta ao Facebook. Nosso pedido ao Facebook: cumpra suas promessas de fornecer mais transparência em relação à publicidade política antes das eleições parlamentares da UE de 2019. Você pode ler a carta na íntegra e adicionar sua assinatura aqui se desejar adicionar seu apoio à campanha.
Fonte: campanha para melhorar a transparência
26 de fevereiro de 2019, pela Open Knowledge Foundation
O chefe de assuntos globais do Facebook, Sir Nick Clegg, foi desafiado a lidar com a disseminação de 'notícias falsas' no Facebook antes das vitais eleições europeias.
Catherine Stihler, diretora executiva da Open Knowledge International e ex-deputada europeia, escreveu ao ex-vice-primeiro-ministro para pedir mais transparência ao Facebook e a sua ajuda para ressuscitar os três fundamentos da 'tolerância, factos e ideias'.
O Facebook está no centro de uma série de discussões sobre desinformação nas redes sociais, especialmente em relação ao referendo do Brexit de 2016.
A Sra. Stihler pediu estatísticas detalhadas sobre os esforços do Facebook para combater a desinformação, uma atualização sobre o número de contas falsas que a plataforma continua hospedando, que progresso está sendo feito no trabalho com verificadores de fatos terceirizados na UE27 e uma resposta ao relatório Commons desta semana, que concluiu que o Facebook precisa de regulamentação mais rígida para acabar com a propagação de 'notícias falsas'.
Em sua carta a Sir Nick, Catherine Stihler escreveu:
“É imperativo que não permitamos que a desinformação e as notícias falsas estraguem as eleições para o Parlamento Europeu deste ano.
A aceitação de fatos básicos está ameaçada, com muitas opiniões de especialistas rejeitadas e uma cultura de "antiintelectualismo" daqueles que estão nos extremos da política.
O caminho a seguir é ressuscitar os três fundamentos da tolerância, fatos e ideias, para evitar a deriva para os extremos, e o Facebook tem um papel vital a desempenhar nisso.
Com o surgimento de partidos extremistas em todo o continente, devemos aos povos da Europa permitir que os fatos sejam ouvidos antes dessas eleições cruciais. ”
Em 11 de fevereiro, a Open Knowledge International se juntou a um grupo de 35 organizações lideradas pela Mozilla que publicou uma carta aberta ao Facebook. Nosso pedido ao Facebook: cumpra suas promessas de fornecer mais transparência em relação à publicidade política antes das eleições parlamentares da UE de 2019. Você pode ler a carta na íntegra e adicionar sua assinatura aqui se desejar adicionar seu apoio à campanha.
Fonte: campanha para melhorar a transparência