São João del Rei Transparente

Ouvidorias

Nazareno é a 1ª cidade de Minas em Índice de Gestão . região

Descrição

Nazareno está no topo. É o que garante pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que aponta a cidade a 50km de São João del-Rei como líder mineira em Índice de Gestão na quinta edição do Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros (IRFS).

No ranking nacional a localidade figurou entre os cem melhores resultados do país, na 54ª colocação.

É a primeira vez que uma cidade das Vertentes assume a ponta da avaliação no Estado. Até então a melhor posição havia ficado por conta de Lagoa Dourada, que em 2009 ficou perto do topo, em segundo lugar, também no Índice de Gestão. São Tiago e Coronel Xavier Chaves já ocuparam a terceira colocação, enquanto Carrancas e Tiradentes ficaram em 5º e 7º lugares, respectivamente, entre 2007 e 2009.

A estatística leva em consideração aspectos gerenciais e sociais com critérios ligados à Lei de Responsabilidade Fiscal. Em outras palavras, o diagnóstico mede níveis de endividamento, gastos com pessoal, manutenção de máquina e habilidade em economia de recursos e injeções de verbas.

Com isso, a liderança inédita, mais do que um marco para Nazareno, representa caminhada na contramão das municipalidades brasileiras e coloca Minas Gerais em um patamar interessante.

Isso porque a pesquisa da CNM também apontou, na contramão dos resultados positivos, que a realidade geral das administrações urbanas foi de retrocesso entre 2009 e 2010. Segundo a confederação, a crise econômica de três anos atrás ajuda a explicar o quadro. No entanto, há outras questões importantes. “Há de se lembrar a má distribuição de recursos pela União. A maior fatia do bolo permanece com ela e nós, prefeitos, precisamos operar milagres com o pouco que recebemos sobre problemas crescentes em cada realidade. Não é fácil. Ter a cidade reconhecida em níveis estadual e nacional mostra que além de responsáveis, somos estratégicos e estamos no caminho certo”, comentou o prefeito de Nazareno, José Heitor Guimarães de Carvalho (PSDB).

Contexto
Com outras 17 cidades bem colocadas no ranking, Minas Gerais foi o Estado campeão de gestão no período avaliado pela CNM, entre 2009 e 2010, com 18 municípios entre os 30 melhores desempenhos no IRFS. “Isso reflete a boa vontade política e o rigor administrativo do governo mineiro, que deu um salto na gestão de Aécio Neves (PSDB) e tem se mantido. Mesmo com a dificuldade nos repasses da União somos uma unidade federativa equilibrada”, frisou Carvalho.

Dentro do contexto favorável, o prefeito de Nazareno lembrou que nem tudo foram flores no município, exigindo da administração tática no que poderia ser enxergado como crise na cidade.

“Em 2009 perdemos o direito de receber royalties por geração de energia da represa local para Itutinga (MG). Com isso precisamos devolver, bem como outros quatro municípios locais, cerca de R$30 mil aos cofres públicos mensalmente. Foi uma defasagem dupla. Deixamos de receber os royalties e precisamos desembolsar o recurso que a cidade cobra de outras cinco”, disse.

No revés Nazareno precisou buscar outra saída e investir em outra fonte de recursos. “Centramos nossos esforços na mineração, que agora gera renda de R$60 mil por mês. Isso não quer dizer que está sobrando dinheiro aqui. Significa que encontramos uma forma de compensar uma perda e continuar trabalhando bem”, finalizou o prefeito.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 19/05/2012

Mais informações:

Nazareno é 1º lugar em Índice de Gestão em Minas Gerais no ano de 2010. É a melhor marca de um município da Microrregião do Campo das Vertentes desde 2006, quando a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) passou a divulgar os municípios mais bem colocados no Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão dos Municípios Brasileiros (IRFS).

O IRFS é formado por três subíndices - Fiscal, Social e de Gestão, que mede o desempenho dos 5.202 municípios do Brasil nas três categorias. No Geral, Nazareno está entre os 100 melhores do país, ocupando a 54a colocação. Confira a 'Relação dos 100 Primeiros', divulgada essa semana pela 
Confederação Nacional dos Municípios, em www.cnm.gov.br. O índice de Gestão, que colocou Nazareno em 1º município de Minas Gerais e 190 no Brasil, mede o custeio da máquina, gastos com Legislativo e grau de investimento.

“Atuamos de forma responsável, sem endividarmos o município, aplicando acima dos índices exigíveis em Educação e Saúde, e comprometidos com o desenvolvimento social de nossa população”, destaca o prefeito José Heitor Guimarães de Carvalho (PSDB), em seu segundo mandato consecutivo.  O destaque de Nazareno no Estudo da CNM foi a notícia dos jornais de Minas desta semana. Sobre Nazareno, você confere em www.nazareno.mg.gov.br.

Segundo a assessora técnica da Associação dos Municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes (Amver), Virgínia Mári Rodrigues, nas cinco edições do Estudo elaborado pela CNM é a primeira vez que um dos 15 municípios da Microrregião dos Campos das Vertentes ocupa a liderança em Minas Gerais por uma boa colocação em algum dos três índices. “O primeiro lugar é um feito inédito, é um motivo de orgulho para toda a equipe da Amver ver um de seus municípios filiados em destaque no cenário nacional e mineiro”, diz a assessora.

O Estudo da CNM mostra que os municípios mineiros são os campeões em gestão entre 2009 e 2010. Minas Gerais é o primeiro colocado no quesito Gestão com 18 municípios entre os 30 melhor avaliados. O ótimo governo do hoje senador, Aécio Neves, entre 2003 e 2009, que primou pela gestão eficiente no Estado, tem sido apontado como um dos fatores para tão bom desempenho dos mineiros.

O IRFS foi criado com o objetivo de compreender e estimular a melhoria das gestões municipais. “Mostrar, todos os anos, o desempenho dos municípios sob as óticas fiscal, social e de gestão é uma forma de incentivar a boa gestão”, disse o presidente da CNM, Paulo Ziukoski. 

Fonte: Tribuna Sanjoanense . 15 a 28 de Maio de 2012

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.