São João del Rei Transparente

Ouvidoria

Anastasia defende a descentralização da gestão pública

Descrição

Governador de Minas participa da abertura do 30º Congresso Mineiro de Municípios 

Ao participar da cerimônia de abertura do 30º Congresso Mineiro de Municípios, na manhã desta terça-feira (7/05) no Expominas, em Belo Horizonte, o governador Antonio Anastasia defendeu a descentralização administrativa como forma de garantir a eficiência dos serviços públicos. Acompanhado do vice-governador Alberto Pinto Coelho, Anastasia disse em seu discurso que a descentralização da administração pública é a melhor saída para enfrentar os problemas, principalmente nos municípios.
“Quando eu falo em descentralizar significa dizer que, na esfera local, se faz com mais rapidez, mais barato, com mais eficiência e, é claro, atendendo ao cidadão onde ele mora, que é a cidade, o município”, afirmou.

Ele lembrou que nos últimos dez anos, o Governo de Minas tem se esforçado para prestigiar os municípios, por meio de programas como o ProAcesso, que garante a ligação asfáltica entre cidades sem estradas pavimentadas, e o Minas Comunica, que levou o sinal de telefonia celular a todas as sedes de municípios mineiros. Antonio Anastasia também citou projetos lançados recentemente com o objetivo de acelerar o desenvolvimento. O ProMunicípio vai destinar, somente neste ano, R$ 2,1 bilhões em infraestrutura viária, máquinas e equipamentos rodoviários, veículos e ações de saúde e educação. Já o Água da Gente, programa da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), terá investimentos de cerca de R$ 4,5 bilhões, nos próximos três anos.
Na avaliação do governador de Minas, a realidade distinta entre os municípios – e em Minas dos 853, mais de 500 tem menos de 10 mil habitantes -, exige dos governos estadual e federal mais esforço para ajudar a municipalidade.  “É esta visão que nos impulsiona para clamarmos sempre pela descentralização. Ao lançarmos todos os programas de governo nos últimos dez anos sempre tivemos esta preocupação”, completou. Antonio Anastasia agradeceu ainda às prefeituras municipais pela adesão a projetos do Governo de Minas que buscam a melhoria da gestão e também da qualidade do ensino. 

Selo e homenagem

Durante a cerimônia, o governador Antonio Anastasia participou do lançamento do selo e do carimbo alusivos às comemorações dos 60 anos da Associação Mineira dos Municípios, responsável pela organização do Congresso. Anastasia também entregou a Medalha do Mérito Municipalista “Celso Melo de Azevedo” a diversas personalidades, entre elas os secretários de Estado Maria Coeli Simões Pires (Casa Civil), Ana Lúcia Gazzola (Educação), Antonio Jorge (Saúde), Bilac Pinto (Desenvolvimento Regional) e Carlos Melles (Transportes e Obras Públicas).
A 30ª edição do Congresso Mineiro dos Municípios tem como tema “Novos Desafios e Oportunidades da Gestão Municipal”. A intenção do congresso é discutir e debater temas importantes para a sociedade, gestores públicos e privados, apresentando, através de conferências e palestras, os cenários econômicos mundial, brasileiro e mineiro para 2013, os principais desafios dos novos gestores públicos municipais e as principais oportunidades de implementação de uma gestão eficiente e eficaz. O evento acontece até a próxima quinta-feira (09/05) de maio. 

Fonte: Agência Minas . 05/2013

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.