São João del Rei Transparente

Ouvidoria

Prados, São Tiago e Tiradentes receberam cinco ônibus escolares para atender à Rede Municipal de Ensino

Descrição

Através de emenda parlamentar de bancada, cuja indicação é do deputado federal Reginaldo Lopes, Prados, São Tiago e Tiradentes receberam, em julho deste ano, cinco ônibus escolares para atender à Rede Municipal de Ensino. Os veículos foram adquiridos por meio de convênio firmado entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o governo de cada município. 
As cidades de Prados e São Tiago foram beneficiadas, cada uma, com dois ônibus, e Tiradentes recebeu um veículo. Trata-se do Programa Caminho da Escola, criado pelo Governo Federal com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais. O programa, também, visa à padronização dos ônibus de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições. 
Segundo o prefeito de Tiradentes, Nílzio Barbosa, conhecido Pinto, “o ônibus veio na hora certa, pois estávamos com deficiência no transporte dos alunos, que vinham estudar numa kombi. Inclusive, estamos atendendo, também, aos alunos da rede estadual. Nós só temos a agradecer, ao deputado Reginaldo Lopes, por mais esta conquista para nossa cidade”. 
Para Lopes, investir na Educação, principalmente a oferecida pelos municípios, é a certeza de um futuro melhor para o País. “Temos que oferecer melhores condições de estudo para nossos alunos. Só assim será possível diminuir a evasão escolar e proporcionar, a todos, a possibilidade de ter acesso à educação”, comentou. E destacou: “O desenvolvimento de uma região, também, se faz pela Educação e são com investimentos, como estes, que se planta a idéia de um futuro melhor”. 

O veículo
Os ônibus são padronizados e têm especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes e adequados às condições de trafegabilidade das vias (estradas e rios) da zona rural brasileira. Eles, também, têm equipamentos de acessibilidade, com uma cadeira de rodas especial que poderá ser descida até o nível do solo para embarcar alunos com dificuldade de locomoção. 
Com tacógrafo eletrônico e GPS, o ônibus garante maior segurança para os estudantes e permite o controle do trajeto, dos tempos de percurso e de paradas, e de consumo de combustível. A largura do corredor é menor, aumentando a quantidade e o conforto dos assentos, além de evitar que os estudantes fiquem em pé. 
Os veículos têm duas lixeiras, de nove litros de capacidade, na entrada e nos fundos. A prateleira embaixo dos bancos para transporte das mochilas dos estudantes foi substituída por uma rede acima e outra nas costas dos assentos, para acomodação do material escolar. 

Fonte: Folha das Vertentes julho 2009
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.