São João del Rei Transparente

Ouvidoria

São João del-Rei tem Fórum Permanente

Descrição

Uma maior interatividade entre os magistrados e advogados de São João del Rei e, consequentemente, uma maior agilidade nas soluções dos processos da comarca. Essa é a expectativa da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em São João del Rei, Egle Maria Pastorini Jurgilas, com a instalação do Fórum Permanente na cidade.
O fórum que foi constituído no princípio de abril, teve na última terça-feira, 12, a primeira reunião, depois de sua implantação. "No encontro definimos algumas portarias. Os advogados poderão pactuar a divisão dos prazos mediante requerimento. É uma deliberação que as secretarias vão adotar. Outra portaria é que se um processo não for encontrado o advogado vai receber uma certificação da não localização dos autos no prazo de 24 horas. A exposição externa da pauta de audiência dos advogados será outra portaria", informou a presidente da OAB. Egle lembra que essas definições partem de um consenso entre o judiciário e os advogados. "Essas propostas foram todas aprovados por unanimidade", disse.
O diretor do Fórum Carvalho Mourão, em São João del Rei, juiz Hélio Martins Costa, também integra o fórum permanente e acredita que a implantação da instituição é um ganho para toda sociedade. "É uma iniciativa da OAB, mas contou com o apoio de todos os magistrados de São João del Rei. O fórum é um canal de comunicação entre advogados e o poder judiciário e um importante ganho para o cidadão local o que resulta em uma melhoria na prestação de serviços", disse. Ainda conforme Costa, o fórum permanente é uma iniciativa da OAB em conjunto com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais através da Corregedoria Geral de Justiça.
A diretora do Departamento de Apoio do Advogado da Capital (DAAC), Maria Aparecida Rossi, acredita que a iniciativa do fórum é de grande importância nos locais onde são implantados. "O DAAC, no seu apoio ao advogado, faz com que o fórum avance continuamente e a iniciativa da implantação do fórum nas comarcas do interior demonstra o vingar da semente da concórdia entre os operadores de direito", disse.
Ainda conforme a diretora, o fórum tem o objetivo de debater questões relevantes para o bom andamento dos serviços e estabelecer parcerias para a busca de soluções de problemas relativos a atividades exercidas no âmbito da justiça sempre visando a celeridade. "A primeira reunião em São João del Rei foi bastante positiva e nos próximos dias a OAB da cidade irá encaminhar as portarias a mim para que eu possa repassar para corregedoria", afirmou. Aparecida complementou dizendo ter se impressionado com a participação dos magistrados, organização da OAB e dos advogados da coordenação.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.