São João del Rei Transparente

Ouvidorias

Índices Mineiros diversos

Descrição

IMRS . Indice Mineiro de Responsabilidade Social

O IMRS-Indice Mineiro de Responsabilidade Social é um software que disponibiliza uma base de dados que além de atender às determinações da Lei nº 15011, de 15/01/2004, amplia informações para todos os municípios mineiros com confiabilidade, comparabilidade e periodicidade adequadas para as dimensões consideradas: saúde, educação, renda, segurança pública, meio ambiente e saneamento, cultura, esporte e lazer e finanças municipais.

O software também disponibiliza alguns recursos de análise, como ordenação, construção de mapas e histogramas para facilitar e enriquecer as pesquisas. Permite ainda a visualização das informações segundo as divisões espaciais do estado utilizadas pelas diversas instituições que forneceram os dados.

Transcrição da Lei 15011, de 15/01/2004:
"Dispõe sobre o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS).
Art. 1º. A responsabilidade social na gestão pública estadual, nos termos desta Lei, consiste na implementação, pelo Estado, de políticas públicas, planos, programas, projetos e ações que assegurem o acesso da população à assistência social, educação, serviços de saúde, emprego, alimentação de qualidade, segurança pública, habitação, saneamento, transporte e lazer, com eqüidade de gênero, etnia, orientação sexual, idade e condição de deficiência.
Parágrafo único. A responsabilidade social na gestão pública estadual caracteriza-se, ainda, pela transparência e pelo planejamento estratégico das ações e pelo caráter educativo da edição dos atos."

Download do Programa:
Instalador do IMRS 2011 (12.1 MB)

Fonte: Fundação João Pinheiro

***

Novo Caderno de Indicadores de Minas Gerais aprimora acesso online a dados do estado
Edição 2013 da publicação está disponível no portal Minas em Números e traz 106 índices relacionados ao Acordo de Resultados e ao Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado 

O Caderno de Indicadores do Estado de Minas Gerais chega à sua quinta edição apresentando, de forma inovadora, os resultados mais atualizados que norteiam o planejamento e a gestão das políticas públicas estaduais. A publicação - pioneira e inédita no país, produzida pelo Escritório de Prioridades Estratégicas – compõe a estratégia de monitoramento do Governo de Minas por meio de uma seleção de informações com elevada relevância e rigor metodológico, de forma transparente e acessível a todos.
A publicação apresenta os 106 principais indicadores do Estado integrantes do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) e do Acordo de Resultados organizados segundo as 11 Redes de Desenvolvimento Integrado do PMDI. O Caderno de Indicadores, em todas as suas edições, já pode ser acessado no portal Minas em Números, que também apresenta outras ferramentas como infográficos, mapas e tabelas interativas para as mais variadas análises dos indicadores mineiros.
"Esses indicadores representam nossa história de compromisso e seriedade com a gestão pública. Ouso dizer que não há, no Brasil, outro governo que se mostre com esta profundidade, credibilidade e estratégia", destaca o governador Antonio Anastasia. "O Caderno de Indicadores 2013 permite a consolidação e os avanços da boa gestão", completa.
Desde a implementação do Choque de Gestão, em 2003, o Governo de Minas conta com um processo contínuo de organização, apuração e análise de indicadores. De acordo com o diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas, André Barrence, a nova edição do Caderno de Indicadores está mais aprimorada. "Essa publicação cumpre o papel de dar transparência em torno dos principais indicadores finalísticos do governo, tornando o seu entendimento mais claro e a verificação mais acessível aos cidadãos", destaca.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Avaliação, Análise e Informação do Escritório de Prioridades Estratégicas, Gláucia Macedo, para a edição 2013 do Caderno de Indicadores foi feita a opção de priorizar a versão digital, ecologicamente sustentável, com melhor dinâmica de atualização e acesso às informações. “Outra novidade é que a versão digital possui links para as outras ferramentas do portal Minas em Números, oferendo mais visualizações, detalhamento e atualização constante dos indicadores”, informa Gláucia Macedo.

Sobre o Minas em Números 

O Minas em Números é o portal do Governo de Minas Gerais que compartilha, em um único ambiente, alguns dos principais indicadores e resultados do Estado, além de sites governamentais que divulgam, entre outros, resultados de políticas públicas estaduais.
No portal, além do Caderno de Indicadores, são destacados dois outros produtos com diferentes formas de visualização: Mapa de Resultados (ferramenta interativa para análise de indicadores do estado e seus municípios em diferentes cenários regionais e temáticos) e Infográficos (acesso rápido, com visualização didática e objetiva, às estatísticas de Minas Gerais, com análises e comparações entre as regiões de planejamento e outros estados).

Fonte: Agência Minas . 30/07/2013

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.