a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

Ouvidoria

Chuva danifica igreja de quase 300 anos em Minas Gerais (Igreja N. Sra. do Pilar/São João del-Rei)

Descrição

Catedral de São João Del Rei teve parede destruída por temporal na segunda-feira

A paróquia de Nossa Senhora do Pilar, em São João Del Rei (MG), vai iniciar na próxima segunda-feira (14) um reparo emergencial na catedral basílica de Nossa Senhora do Pilar, a principal da cidade. Construída em 1721, a igreja teve parte de uma das paredes externas destruída por uma chuva que castigou o município na madrugada de quarta-feira (9).
A estrutura, feita de taipa-de-pilão e adobe, está com um buraco de aproximadamente 3 m², que vai quase do chão ao telhado, com profundidade média de cerca de 20 cm. Apesar do estrago, a estrutura interna não foi abalada e o templo permanece aberto ao público e com a realização de missas. É esta igreja que sedia as principais celebrações da Quaresma e da Semana Santa na cidade. A catedral, que fica no centro histórico da cidade, é tombada desde 1949 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
(A íntegra de matéria está no Estadão, dia 10/03/2011)
Estadão - SP, por Marcelo Portela

Fonte: Ministério da Cultura . Portal da Cultura

Mais informações:

Chuvas derrubam parede de Catedral

Na madrugada de quarta-feira, 9, parte da parede lateral da Catedral do Pilar se ruiu vindo a desabar. Apesar de aparentemente grave, o dano não atingiu a parte estrutural da igreja, que continuará em funcionamento.
De acordo com o pároco responsável pela Catedral, padre Geraldo Magela, o problema ocorreu na entrada da Capela do Santíssimo Sacramento. “Já havíamos detectado a infiltração nessa parede. Porém estávamos esperando a estiagem para efetuar o reparo”, afirmou. O chefe do escritório do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em São João del-Rei, Mário Antônio Ferram Felisberto, informou que o que houve foi um descolamento na vedação da parede e que o dano foi de aproximadamente quatro metros quadrados, porém não há motivo de preocupação exagerada. “Quem olha se espanta com a dimensão do buraco, mas não é tão grave quanto parece”. Segundo ele uma lona já foi colocada para que o local não fique mais exposto às chuvas e assim que for possível a obra de reparo será feita. “Assim que a chuva estiar começaremos os reparos que devem durar cerca de uma semana”, disse.
Padre Geraldo declarou que o funcionamento da igreja não será abalado, sendo realizadas todas as missas e novenas normalmente. 

O PROBLEMA
A construção da Catedral do Pilar se iniciou em setembro de 1721, sendo finalizada em 1730. A última reforma estrutural pela qual o templo passou foi na década de 50. Depois, na década em 90, foram feitos apenas reparos internos na parte artística. “Há uma necessidade de reforma e estamos tentando conseguir a aprovação desse projeto desde 2009. Contudo, é uma questão muito burocrática, que passa pelo Iphan, Ministério da Cultura e Ministério do Planejamento”, afirmou Felisberto.
Padre Geraldo concorda com a necessidade de restauração e informou que em breve terá uma reunião com o presidente nacional do Iphan para tentar agilizar a liberação do projeto de restauração do templo. O chefe local do Iphan ressaltou que o ocorrido foi devido a um somatório de fatores como falta de reforma, má conservação e excesso de chuvas. “Há uma necessidade de manutenção semestral para verificação de desgastes, goteiras e demais pequenos problemas. Quando não há essa preocupação acontecem incidentes desse tipo, principalmente por se tratar de construções tão antigas”, afirmou Felisberto.

SENHOR DOS MONTES
Em janeiro deste ano a Matriz do Senhor Bom Jesus do Monte sofreu com um problema parecido. Parte da parede lateral do templo desmoronou, assustando a população vizinha. Segundo o chefe do Iphan em São João dei-Rei, o caso das duas igrejas é parecido, tratando-se de construções datadas de séculos passado. A Matriz também aguarda a liberação de verba para receber reparos.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 12 de Março de 2011
Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL