São João del Rei Transparente

Ouvidoria

Chuva danifica igreja de quase 300 anos em Minas Gerais (Igreja N. Sra. do Pilar/São João del-Rei)

Descrição

Catedral de São João Del Rei teve parede destruída por temporal na segunda-feira

A paróquia de Nossa Senhora do Pilar, em São João Del Rei (MG), vai iniciar na próxima segunda-feira (14) um reparo emergencial na catedral basílica de Nossa Senhora do Pilar, a principal da cidade. Construída em 1721, a igreja teve parte de uma das paredes externas destruída por uma chuva que castigou o município na madrugada de quarta-feira (9).
A estrutura, feita de taipa-de-pilão e adobe, está com um buraco de aproximadamente 3 m², que vai quase do chão ao telhado, com profundidade média de cerca de 20 cm. Apesar do estrago, a estrutura interna não foi abalada e o templo permanece aberto ao público e com a realização de missas. É esta igreja que sedia as principais celebrações da Quaresma e da Semana Santa na cidade. A catedral, que fica no centro histórico da cidade, é tombada desde 1949 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
(A íntegra de matéria está no Estadão, dia 10/03/2011)
Estadão - SP, por Marcelo Portela

Fonte: Ministério da Cultura . Portal da Cultura

Mais informações:

Chuvas derrubam parede de Catedral

Na madrugada de quarta-feira, 9, parte da parede lateral da Catedral do Pilar se ruiu vindo a desabar. Apesar de aparentemente grave, o dano não atingiu a parte estrutural da igreja, que continuará em funcionamento.
De acordo com o pároco responsável pela Catedral, padre Geraldo Magela, o problema ocorreu na entrada da Capela do Santíssimo Sacramento. “Já havíamos detectado a infiltração nessa parede. Porém estávamos esperando a estiagem para efetuar o reparo”, afirmou. O chefe do escritório do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em São João del-Rei, Mário Antônio Ferram Felisberto, informou que o que houve foi um descolamento na vedação da parede e que o dano foi de aproximadamente quatro metros quadrados, porém não há motivo de preocupação exagerada. “Quem olha se espanta com a dimensão do buraco, mas não é tão grave quanto parece”. Segundo ele uma lona já foi colocada para que o local não fique mais exposto às chuvas e assim que for possível a obra de reparo será feita. “Assim que a chuva estiar começaremos os reparos que devem durar cerca de uma semana”, disse.
Padre Geraldo declarou que o funcionamento da igreja não será abalado, sendo realizadas todas as missas e novenas normalmente. 

O PROBLEMA
A construção da Catedral do Pilar se iniciou em setembro de 1721, sendo finalizada em 1730. A última reforma estrutural pela qual o templo passou foi na década de 50. Depois, na década em 90, foram feitos apenas reparos internos na parte artística. “Há uma necessidade de reforma e estamos tentando conseguir a aprovação desse projeto desde 2009. Contudo, é uma questão muito burocrática, que passa pelo Iphan, Ministério da Cultura e Ministério do Planejamento”, afirmou Felisberto.
Padre Geraldo concorda com a necessidade de restauração e informou que em breve terá uma reunião com o presidente nacional do Iphan para tentar agilizar a liberação do projeto de restauração do templo. O chefe local do Iphan ressaltou que o ocorrido foi devido a um somatório de fatores como falta de reforma, má conservação e excesso de chuvas. “Há uma necessidade de manutenção semestral para verificação de desgastes, goteiras e demais pequenos problemas. Quando não há essa preocupação acontecem incidentes desse tipo, principalmente por se tratar de construções tão antigas”, afirmou Felisberto.

SENHOR DOS MONTES
Em janeiro deste ano a Matriz do Senhor Bom Jesus do Monte sofreu com um problema parecido. Parte da parede lateral do templo desmoronou, assustando a população vizinha. Segundo o chefe do Iphan em São João dei-Rei, o caso das duas igrejas é parecido, tratando-se de construções datadas de séculos passado. A Matriz também aguarda a liberação de verba para receber reparos.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 12 de Março de 2011
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.