São João del Rei Transparente

Ouvidoria

Curso de Defensoras Populares

Descrição

Curso de defensoras populares capacita mulheres para atuarem na busca de direitos em suas comunidades. A qualificação, inédita no Estado, é oferecida pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais a 162 alunas neste semestre. Durante o curso, que é gratuito, são discutidos temas de consulta recorrente na Defensoria, como violência doméstica, pensão alimentícia e acesso a serviços de saúde. Para a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Hellen Brandão, o objetivo é que as futuras defensoras populares compartilhem o conhecimento adquirido: 

Hellen: "Nós fomos até as colegas, defensoras públicas, que atuam junto à defesa da mulher em situação de violência, e elas buscaram o que as mulheres gostariam de saber pra buscar replicar esses conhecimentos. Então, são direitos relacionados ao Direito de Família, ao Direito Cível, além de outras temáticas que buscam o empoderamento feminino pra que essas mulheres venham a, não só se protegerem, como também replicarem os conhecimentos. É uma possibilidade da Defensoria se multiplicar."

LOC – Uma das alunas do curso é Núbia Ribeiro, liderança comunitária entre mais de 8 mil famílias que vivem em área de risco no entorno do Anel Rodoviário, na capital. Núbia diz que, como defensora popular, pode encurtar o caminho entre a comunidade e o poder público:
NUBIA: "Eu já lutava na minha comunidade, a gente lutou por água, a gente lutou por luz. Eu não nasci guerreira, eu tive que me tornar guerreira, é diferente. Tem uma dona de casa que procura saber dos seus direitos pra passar informações pra outras mulheres pra que a gente possa conseguir chegar no poder público, nas autoridades e que eles nos escutem. Eu resolvi fazer o curso porque informação é tudo. Isso ninguém tira da gente.A gente tem um núcleo grande de famílias que precisa, mas tem muitas pessoas que não conseguem chegar aqui na Defensoria. E nós somos a porta pra essas pessoas porque, quando eu, uma simples liderança, falo com ela: olha, você pode fazer isso e isso e mostro pra ela o caminho, esse caminho fica mais curto"

A expectativa é que novas turmas do curso de defensoras populares sejam oferecidas em 2018. Para mais informações sobre este e outros cursos, acesse o site da Escola Superior da Defensoria Pública em escolasuperior.mg.def.br. Repetindo: escolasuperior.mg.def.br.

Fonte: Guilherme Amorim, da Agência Minas Gerais. Outubro de 2017
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.