São João del Rei Transparente

Ouvidorias

Ocupa: o Mundo vs Wall Street

Descrição

O movimento “ocupa” está pegando fogo em todo o mundo e alcançou uma mudança radical na maneira como pensamos nossa política. Nesse momento o mundo se pergunta: como o movimento pode conseguir uma vitória?
De Nova York à Londres, políticos e polícia foram comprados para proteger os interesses corporativos. Eles estão forçando a expulsão dos manifestantes pacíficos de espaços públicos e desacreditando o movimento na mídia dizendo que são "hippies sujos" e "criminosos violentos" sem uma agenda clara. Não é difícil ver por que eles estão nervosos: os ocupantes provocaram uma batalha vital de ideias, e os corruptos, 1% da elite, estão a perder tudo.
Agora é tudo ou nada! Vamos ajudar o movimento a alcançar uma vitória financiando uma pesquisa de opinião global em dezenas de países que mostra claramente que este não é um movimento marginal que pode ser esmagado, mas um projeto político com um apoio maciço.
A pesquisa irá turbinar o movimento e oferecer tanto uma visão de união quanto a de massiva legitimidade necessárias para assumir e derrubar o sistema que alimenta os 1%. A necessidade é urgente - se 10.000 de nós doarmos uma pequena quantidade agora, teremos o suficiente para executar esta pesquisa na próxima semana e levar esta batalha para o próximo nível:

https://secure.avaaz.org/po/fund_the_99_poll/?vl

Já se passaram três anos desde que a crise financeira expôs a ganância e a irresponsabilidade que impulsionaram o nosso sistema financeiro e destrõem as nossas economias. Estamos perdendo empregos, casas e benefícios, mas os políticos continuam a fornecer dinheiro público para segurar a estabilidade dos grandes bancos que especulam com o dinheiro e distribuem gratificações. Os 1% fazem o mesmo caminho todos os dias, gastando enormes quantias com lobistas, circulando por entre grupos onde estão os políticos atuais e antigos e usando a mídia para espalhar ameaças e medo.
Basta! Sabemos que se pessoas comuns trabalharem juntas, elas podem abalar ainda mais os poderes dominantes – já vimos isso acontecer mais de uma vez este ano. Nos últimos dois meses a mensagem dos ocupantes tem ressoado em residências, bares e ambientes de trabalho em toda parte - as pessoas estão começando a se manifestar contra o podre sistema financeiro e político que destrõem nossas democracias. Além disso, forçada a cobrir os protestos em tempo real, a nossa mídia não pode deixar de examinar os abusos de poder que muitos pensavam que iria permanecer invisível e inabalável.
A mudança está no ar. É 1968 mais uma vez. De Madri, ao Rio, à Nova York, membros da Avaaz aderiram ao movimento, assinaram um compromisso com 750.000 assinaturas de solidariedade, pediram aos políticos para impedirem as remoções, e doaram equipamentos e suprimentos. Mas para vencer temos de mostrar que esse movimento é verdadeiramente global e representa milhões de pessoas que falam com uma voz clara e poderosa. Se apenas 10 mil de nós fizerem uma doação hoje, podemos lançar esta pesquisa de opinião rápida e passar para a mídia a nossa mensagem unida pela mudança. Clique aqui para contribuir para a pesquisa de opinião:

https://secure.avaaz.org/po/fund_the_99_poll/?vl

Quando a polícia chegou os ocupantes entoaram – "Você não pode expulsar uma idéia cujo tempo chegou". E não se pode silenciar os bilhares de nós em todo o mundo que compõem os 99%. Vamos fazer o que nós podemos agora - contribuir para empoderar o movimento, encorajar e intensificar sua força para alcançar a vitória.
Com esperança e determinação,
Alex, Maria Paz, Emma, ​​Ricken, Alice, Carol, Pascal e toda a equipe da Avaaz

Mais informações:
Amy Goodman: Occupy Wall Street e o novo mundo (Correio do Brasil)
http://correiodobrasil.com.br/amy-goodman-occupy-wall-street-e-o-novo-mundo/330426/

Movimento Ocupe toma Nova York para celebrar dois meses de protestos (Revista Exame)
http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/movimento-ocupe-toma-nova-york-para-celebrar-dois-meses-de-protestos?page=1&slug_name=movimento-ocupe-toma-nova-york-para-celebrar-dois-meses-de-protestos

“Ocupa Wall Street” assinala dois meses nas principais cidades dos EUA (Euronews)
http://pt.euronews.net/2011/11/18/ocupa-wall-street-assinala-dois-meses-nas-principais-cidades-dos-eua/

Ocupa Sampa completa um mês no centro de São Paulo (Rede Brasil Atual)
http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidadania/2011/11/ocupa-sampa-completa-um-mes-de-ocupacao-no-centro-de-sao-paulo/

Grande parte dos meios de comunicação pertence ao 1% que o movimento Ocupe Wall Street é contra (RT) (em inglês)
http://rt.com/news/occupy-protests-mainstream-media-719/

Ocupam movimento agora um fenômeno global (SGV Tribune) (em inglês)
http://www.sgvtribune.com/news/ci_19372828

Fonte: Avaz, 24 de Novembro de 2011

***

Milhares de norte-americanos ocuparam sem violência a Wall Street - um epicentro do poder financeiro global e da corrupção.
 Eles são os últimos raios de luz em um novo movimento pela justiça social que está se espalhando rapidamente pelo mundo: de Madrid a Jerusalém e a 146 outras cidades, com outras aderindo a cada instante. Mas eles precisam de nossa ajuda para triunfarem.
Como são as famílias de trabalhadores que estão pagando a conta de uma crise financeira causada por elites corruptas, os manifestantes estão exigindo uma verdadeira democracia, justiça social e combate à corrupção. Mas eles estão sob forte pressão das autoridades e alguns meios de comunicação estão retratando-os como grupos extremistas. Se milhões de nós de todo o mundo os apoiarem, vamos aumentar a sua determinação e mostrar a mídia e aos líderes que os protestos fazem parte de um movimento massivo pela mudança.
Este ano pode ser o nosso 1968 desse século, mas para ter sucesso ele deve ser um movimento de todos os cidadãos, de todas classes sociais. Clique para participar da campanha para a democracia real - um contador gigante será erguido no centro da ocupação em Nova York mostrando ao vivo cada um de nós que assinarmos a petição e retransmitido ao vivo na página da petição:

http://www.avaaz.org/po/the_world_vs_wall_st/?vl

A onda mundial de protestos é o capítulo mais recente na história deste ano do poder global do povo. No Egito, as pessoas tomaram a praça Tahrir e derrubaram seu ditador. Na Índia, o jejum de um homem trouxe milhões às ruas e o governo teve que ceder - vencendo uma ação real para acabar com a corrupção. Durante meses, os cidadãos gregos protestam sem descanso contra os injustos cortes nos gastos públicos. Na Espanha, milhares de "indignados" desafiaram a proibição de manifestações pré-eleitoral e montaram um acampamento de protesto na praça do Sol para manifestar contra a corrupção política e a manipulação do governo da crise econômica. E neste verão em Israel as pessoas construíram "cidades de tendas" para protestar contra o aumento dos custos de habitação e por justiça social.
Estes assuntos nacionais estão ligados por uma narrativa global de determinação para acabar com a conivência das elites e de políticos corruptos - que em muitos países ajudaram a causar uma prejudicial crise financeira e agora eles querem que as famílias de trabalhadores paguem a conta. O movimento de massas que está respondendo a isso pode não só garantir que o ônus da recessão não caia sobre os mais vulneráveis, mas também pode ajudar a melhorar o equilíbrio de poder entre democracia e corrupção. Clique para apoiar o movimento:

http://www.avaaz.org/po/the_world_vs_wall_st/?vl

Em cada revolta, do Cairo a Nova York, o pedido por um governo responsável que sirva o povo é claro e nossa comunidade global tem apoiado esse poder do povo em todo o mundo, onde quer que tenha surgido. O tempo em que os políticos ficavam nas mãos dos poucos corruptos está terminando e, em seu lugar, estamos construindo democracias reais, de, por e para as pessoas.

Com esperança,
Emma, ​​Maria Paz, Alice, Ricken, Morgan, Brianna, Shibayan e o resto da equipe Avaaz

Mais informações:

Protestos nos EUA entram no 18º dia e se alastram (O Estado de S. Paulo)
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,protestos-nos-eua-entram-no-18-dia-e-se-alastram,781126,0.htm

A ocupação de Wall Street e a luta simbólica (O Globo)
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2011/10/05/a-ocupacao-de-wall-street-a-luta-simbolica-409477.asp

Contra medidas de austeridade, Grécia faz greve no setor público (G1)
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/10/grecia-tem-dia-de-greve-no-setor-publico.html

Protestos contra corrupção reúnem milhares no Kuait (Folha de S. Paulo)
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/986423-protestos-contra-corrupcao-reunem-milhares-no-kuait.shtml

Ocupa Wall St - recursos on-line para a ocupação (em inglês)
http://occupywallst.org/

Fonte: Avaaz  
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.