a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

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Ouvidoria

Em Portugal, reclamações pela web

Descrição

Serviço disponibilizado pelo governo português ajuda cidadãos a fazerem queixas sobre problemas da cidade por meio da internet.

Ao ver um buraco em uma calçada, um estacionamento irregular, um lixo não recolhido, o que se faz? Reclama-se da administração pública e surge uma vontade de mostrar aos governantes aquele problema para pedir uma solução o mais rápido possível. Se este é o comportamento padrão de pessoas indignadas com pequenos e grandes percalços existentes em qualquer cidade, em Portugal aquela vontade pode se tornar uma ação efetiva por meio do programa “Minha Rua”.

Lançada no fim de setembro, a iniciativa permite aos cidadãos enviar fotos e mensagens diretamente à prefeitura ou Câmara Municipal para cobrar ações. Contatadas, as empresas públicas ou secretarias responsáveis pelo problema respondem ao reclamante e avisam quando será feita a manutenção. "A Minha Rua" é um projeto desenvolvido pela Agência para a Modernização Administrativa, do governo central português, em conjunto com 16 autarquias (prefeituras)   − Alcanena, Ansião, Arganil, Batalha, Borba, Campo Maior, Évora, Figueiró dos Vinhos, Lousã, Murça, Oeiras, Ourém, Ovar, Pombal, Portalegre e Sousel . Atualmente, encontra-se em fase de testes.

Por meio do site, o cidadão preenche um formulário simples relatando o problema encontrado e anexa uma foto, caso a tenha. É possível ainda apontar em um mapa, baseado na plataforma 3rBlock (http://3rdblock.net/), o local da ocorrência. A identificação é obrigatória, mas os dados (nome e e-mail) de quem se queixa são divulgados apenas com autorização.

Um dos grandes atrativos do programa é a possibilidade de consultar o andamento do conserto pedido. O site se responsabiliza por enviar mensagens ao decorrer das obras, caso elas sejam necessárias, e informar quando o problema foi resolvido. O usuário pode, então, elogiar ou criticar a ação tomada pelo poder público, tudo pela internet. As queixas também podem ser comentadas por outros usuários.

Luís Carlos Ribalonga, morador do distrito de Martim, em Murça, reclamou da calçada de sua rua pelo site. Segundo o cidadão, “a calçada é muito irregular danificando assim o sistema de suspensão dos veículos”. Ribalonga aproveita para fazer sugestões de conserto, mas ainda aguarda resposta do governo. Um dia após a queixa ser feita, o site informava que ela estava “em análise”. Além da reclamação de Ribalonga, outras 20 já haviam sido feitas dois dias após a inauguração do protal.

O “Minha Rua” é uma das iniciativas do programa Simplex, do governo português. O Simplex é um site que reúne sugestões de cidadãos, empresas e poder público para desburocratizar e simplificar a administração nacional lusitana.
Data: 10 de dezembro de 2009
Autor: Marcelo Medeiros

Fonte: Guia das Cidades Digitais

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