São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Link

Escopo

global

Título

A Biblioteca Nacional 200 anos

Url

https://bndigital.bn.gov.br/dossies/biblioteca-nacional-200-anos/

Descrição

É antiga a predicação do autoconhecimento por meio da viagem para dentro de si mesmo, da rigorosa introspecção. A lição de Nietzsche, entretanto, é a de que, em vez desse penoso esforço, vale deixar passarem sob os olhos os objetos amados de toda uma existência, esses que se superam ou se transfiguram, pois, diz ele, “tua essência verdadeira não está oculta no fundo de ti, mas colocada infinitamente acima de ti, ou pelo menos daquilo que tomas comumente como sendo teu eu” .

Em seu depósito (teke), o livro (biblion) perfaz o espaço concreto ou virtual (biblioteca) onde se alinham objetos essenciais para o itinerário original do conhecimento, que é a aventura de sempre sermos “amáveis estrangeiros” no universo do conhecimento. Aliás, um cosmos, que se vislumbra até mesmo na evolução de seus nomes: “minerais” era como se chamavam as primeiras bibliotecas, por seus acervos constituídos de tabletes de argila; depois, as “vegetais” e “animais” , por rolos de papiro e pergaminhos. Só muito depois vieram as bibliotecas de papel, as moradas do livro.

É um itinerário dessa natureza que aqui, agora, se oferece ao leitor.

* Muniz Sodré foi Presidente da Biblioteca Nacional de 2009 a 2011

Fonte: Biblioteca Nacional
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL