São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Links

Escopo: Local | Global

Plano Nacional de Cultura

http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2007/12/cadernopnc.pdf

Plataforma participativa decidim.barcelona

https://www.decidim.barcelona/?locale=es

Construyamos una sociedad más abierta, transparente y colaborativa. Únete, participa y decide

PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

http://www.pnud.org.br

PNUD no Brasil, desenvolvimento humano, licitações e contratos, notícias, recrutamento e seleção, cursos, PNUD/ONU na mídia e links de interesse.

Poesias de Vinicius de Moraes

http://www.brasiliana.usp.br/

Portal Brasileiro da Informação Científica

http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp

O  Portal .periodicos. CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 11.419 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.

Portal Brasileiro de Dados Abertos

https://dados.gov.br/pagina/sobre

dados.gov.br - Portal Brasileiro de Dados Abertos é a ferramenta disponibilizada pelo governo para que todos possam encontrar e utilizar os dados e as informações públicas. O portal preza pela simplicidade e organização para que você possa encontrar facilmente os dados e informações que precisa. O portal também tem o objetivo de promover a interlocução entre atores da sociedade e com o governo para pensar a melhor utilização dos dados, promovendo impactos positivos sob os pontos de vista social e econômico.

Portal Brasileiro do Turismo

http://www.turismo.gov.br

Dicas e apoio sobre o Brasil ao turista.

Portal Concertino . Portal de pesquisa da música clássica

http://www.concertino.com.br/cms2/

Portal da Administração

http://www.administradores.com.br/

Portal da Indústria Mineira . Sistema Fiemg

http://www4.fiemg.com.br/Default.aspx?tabid=5400

Portal da Justiça Eleitoral

http://www.tse.gov.br/internet/index.html


Portal de Livros de Acesso Aberto

https://econtents.bc.unicamp.br/omp/index.php/ebooks/index

1. Sobre o Portal

O Portal de Livros de Acesso Aberto [PLAA], é uma plataforma prestadora e depositária da produção didática, científica e intelectual dos docentes, pesquisadores e funcionários da Universidade, não tendo fins lucrativos, adotando em sua concepção, a filosofia do acesso aberto, conforme a Política Institucional de Acesso Aberto à Produção Intelectual e Científica da Universidade Estadual de Campinas, Artigo 5º. O Portal adota a plataforma OMP – Open Monograph Press, desenvolvido pela PKP – Public Knowledge Project, criado para abrigar publicações eletrônicas, como e-books.O OMP é uma plataforma de software de código aberto para a gestão e publicação de livros acadêmicos. Ela pode ser usada para gerenciar o fluxo de trabalho editorial de monografias, volumes editados e, edições acadêmicas através de revisão interna e externa, edição, catalogação e publicação. O OMP pode operar, também, como um site com capacidades para catálogo de e-books e divulgação da produção.Salientamos que, o PLAA não é, e não tem a intenção alguma de se tornar uma editora, pois não recebemos submissões de trabalhos, apenas hospedamos. Resumindo, prestamos suporte para a divulgação e visibilidade da produção da Universidade.Para que os e-books possam estar hospedados nesta plataforma, os mesmos devem possuir os requisitos descritos abaixo:

Além destes requisitos, o autor, organizador, ou responsável pela publicação, deve baixar o Termo de Autorização, preenche-lo; escolher a opção de licença do Creative Commons, assinar e encaminhar por e-mail para nosso controle.As publicações que não se encaixarem nestes requisitos, poderão recorrer à Diretoria de Tratamento e Recuperação da Informação (DTRI) do Sistema de Bibliotecas, e depositá-la na Biblioteca Digital da área de sua unidade de Ensino e Pesquisa, bem como os Centros e Núcleos.(*) Este requisito passou a ser exigido a partir de abril de 2021.

2. Sobre a Preservação digital

A Universidade Estadual de Campinas, desde 2013, como projeto piloto, faz parte da Rede de Serviços de Preservação Digital – Cariniana, que somente em meados de 2015 firmou a assinatura de parceria, visando preservar inicialmente os periódicos editados na universidade e gerenciados pela plataforma OJS - Open Journal System, que permite o sistema de integração com o software LOCKSS [Acrônimo traduzido para Muitas Cópias Mantidas Salvas e Seguras] da Universidade de Stanford. Ao longo desses anos de parceria, a Rede Cariniana está estendendo para a preservação de livros digitais (e-books), memória institucional e dados científicos, tendo essa premissa em nossa parceria, o Sistema de Bibliotecas da UNICAMP, por meio do Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos visa integrar em seus serviços a reunião das publicações monográficas (livros) e preservá-los na Rede Cariniana futuramente.

3. Sobre o DOI

As publicações oriundas de autoria de docentes, pesquisadores e funcionários da UNICAMP, ou seja, publicadas no âmbito da Universidade, podem receber o prefixo DOI (Crossref - 10.20396), mediante ao pagamento da taxa de aqusição do identificador persistente. São as seguintes publicações que se atribui DOI: e-books; capítulos de e-books; artigos de periódicos; artigos/resumos de eventos; dissertações e teses. O valor é de U$1,00, convertido em reais no momento de transferência do valor. Os procedimentos para tramitação da aquisição do DOI estão disponíveis no site "Tudo sobre o DOI-UNICAMP".

4. Sobre a Ficha Catalográfica

A publicação editada na UNICAMP, deverá possuir a ficha catalográfica, e para obtê-la, o interessado da publicação poderá entrar em contato com a Biblioteca da sua área e solicitar a elaboração da ficha. Caso não seja possível pela biblioteca da área, poderá então, ser solicitada pela Diretoria de Tratamento e Recuperação da Informação, por meio de e-mail, ou, por meio de OS Ticket do PPEC . Lembrando que deve solicitar que inclua a licença do Creative Commons na ficha. Veja aqui o modelo de como deverá ficar a ficha catalográfica do e-book.

5. Sobre a atribuição do ISBN [BCCL]

Orientação e solicitação da numeração do ISBN junto à CBL para os e-books com selo exclusivo da BCCL, clicar em Solicitação.

6. Sobre a Licença Creative Commons

O autor da obra deverá também, incluir junto à ficha catalográfica, uma das três licenças do Creative Commons, demonstrando que o e-book trata-se de uma publicação que segue o movimento e filosofia de acesso aberto, explicítas no Termo de Autorização.

7. Sobre o Termo de Autorização

Sabemos que todo material de acesso aberto está disponível para uso na Internet, mediante o tipo de licença que se usa. Para garantir os direitos e preservação do autor, estamos além de seguir essa premissa, solicitando ao autor que assine o termo de autorização para depósito de seu e-book no Portal de Livros de Acesso Aberto. Para isso, basta baixar o termo de autorização na página principal do Portal, ou fazê-lo por aqui.

8. Sobre o Fomulário de Catalogação do E-book

Após os passos acima, o interessado poderá, por meiod do formulário de catalogação, solicitar para a equipe responsável do Portal, subir os metadados para que seja catalogado na plataforma, desde que tenha os requisitos informados no item "1. Sobre o Portal". O formulário de catalogação, é um instrumento de coleta de informações sobre o e-book, que serão padronizadas pela nossa equipe no ato da catalogação. Assim, solicitamos preencher o formulário para realizarmos a catalogação, segundo às informações fornecidas. Clique aqui.

9. Sobre o ORCID

Para mantermos uma padronização das informações, solicitamos incluir o número do ORCID do interessado que escreveu o e-book, na área da publicação nomeada como: "Sobre os Autores". Isso facilita identificá-lo em diversos sistemas de recuperação de informações. Informar também o ORCID, no formulário de catalogação do e-book. Veja aqui modelo de como deverá ficar no 'SOBRE OS AUTORES".

Fonte: Portal de Livros de Acesso Aberto

Portal de Serviços e Informações de Governo Federal

http://www.redegoverno.gov.br

Serviços e informações, indicadores do país, tempo e clima, eventos, concursos e seleções no Brasil.

Portal do Empreendedor

http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/inicio/

A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal, possa se tornar um Empreendedor Individual legalizado. Entre as vantagens oferecidas por essa lei, está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilitará a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais. Além disso, o Empreendedor Individual será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos impostos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

Portal do empreendedor

http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/beneficios/index.htm

O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 36.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria. A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um Empreendedor Individual legalizado.

Portal do Folclore Brasileiro

http://www.ifolclore.com.br

Lendas, danças, simpatias, brincadeiras, crenças, imagens, vídeos, dicionário

Portal do Trabalho e emprego

http://www.mte.gov.br/default.asp

Portal do Turismo em Minas Gerais

http://www.minasgerais.com.br/

Portal do Turismo Mineiro

http://www.minasgerais.com.br

Portal Globo Amazônia protege a floresta

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL751516-15605,00-PORTAL+GLOBO+AMAZONIA+PROTEGE+A+FLORESTA.html

As informações sobre desmatamento e queimadas chegam em tempo real a seu computador; com um clique no mouse, você fiscaliza e denuncia.
A Amazônia está pedindo socorro e você pode ajudar. Está entrando no ar o Globo Amazônia. Pelo computador você pode vigiar e defender esse patrimônio da natureza.
Queimadas devastadoras. Desmatamento impiedoso. É oficial: ao longo da história, 730 mil quilômetros quadrados da Floresta Amazônica já foram embora. É o equivalente a 17 estados do Rio de Janeiro. Apesar do tamanho do estrago, pouca gente ficou sabendo dos detalhes.

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL