São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto

Transparentes

página inicial
ser nobre é ter identidade

Links

Escopo: Local | Global

Prestação de contas e transparência . Ong Parceiros Voluntários

http://www.parceirosvoluntarios.org.br/

Com patrocínio da Petrobras, a ONG Parceiros Voluntários acaba de lançar o site Prestação de Contas e Transparência. Na home do endereço www.parceirosvoluntarios.org.br, o internauta pode acessar o link que leva para uma página repleta de informações sobre o projeto inédito no país, desenvolvido em parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), que vai contribuir na profissionalização do Terceiro Setor.
O site informa sobre o andamento da construção da metodologia, traz agenda com os principais eventos e reuniões, oferece um fórum para debate de ideias e a possibilidade de Organizações da Sociedade Civil se inscreverem para serem capacitadas no projeto piloto.
Em todo o país, a ONG foi a única contratada pelo BID para elaborar os princípios e desenvolver a capacitação do projeto que vai durar três anos.o país. A construção da metodologia tem o apoio de voluntários de entidades como Conselho Regional de Contabilidade, Ministério Público Estadual, Receita Federal, GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), empresas e instituições do Terceiro Setor.

Mais informações:
Transparência Local/Global . Gestão Pública, mecanismos e ferramentas democráticas

Programa de Mejores Prácticas y liderazgo Local (BPLLP) de UN-Hábitat

http://www.unhabitat.org/categories.asp?catid=9

Programa De volta para casa

http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=20500

Um programa de reintegração social de pessoas acometidas de transtornos mentais, egressas de longas internações, segundo critérios definidos na Lei nº 10.708, de 31 de julho de 2003, que tem como parte integrante o pagamento do auxílio-reabilitação psicossocial.
Esta estratégia vem ao encontro de recomendações da OPAS e OMS para a área de saúde mental com vistas a reverter gradativamente um modelo de atenção centrado na referência à internação em hospitais especializados por um modelo de atenção de base comunitária, consolidado em serviços territoriais e de atenção diária.

Programa Educacional de Resistência 'as drogas e 'a violência

http://www.proerd.rn.gov.br

Programa com caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar, junto aos alunos da 4ª série que encontram-se na faixa etária de 09  a 12 anos, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula

Projeto Aulas Magistrais . Aulas Virtuais da Unicamp

http://www.prg.unicamp.br/aulas/

Projeto da biblioteca digital

http://alecrim.inf.ufsc.br/bdnupill/

O projeto da biblioteca digital e do banco de dados de história literária é um dos poucos no Brasil que é fonte primária e gratuita de textos literários em versão integral na internete.
Trata-se de obras literárias do Brasil e de Portugal, a partir das melhores edições disponíveis.
Além da consulta a essas obras, podem-se também realizar pesquisas com informações sobre autores, datas de publicação, editoras, gênero das obras, entre outras.
Até o momento, a biblioteca digital conta com mais de quinhentos títulos, e o banco de dados, com 56398 obras e 14889 autores cadastrados. 

Projeto Fica Vivo

http://www.ufmg.br/boletim/bol1392/quinta.shtml

Projeto dividido em duas frentes de trabalho. A primeira, voltada para ações de repressão ao crime, formada por profissionais do sistema de justiça criminal que agem de maneira articulada para inibir a criminalidade na região. Envolvidos nesta frente estão as polícias Civil, Militar e Federal, o Ministério Público, o Poder Judiciário e o Sistema Penitenciário, que realizam reuniões semanais para preparar diagnósticos e planejar ações, visando agir de maneira integrada. A segunda, direcionada a ações de mobilização social, une o poder público e a sociedade organizada.

Projeto Regional Diálogo Democrático

http://www.democraticdialoguenetwork.org/index.pl?lang=es

Estabelecido pelo escritório para a América Latina e o Caribe do PNUD (RBLAC), propõe um serviço e instrumental ativo para iniciativas do diálogo democrático.

Quipustat . Estatísticas do Trabalho na Améria Latina e Caribe . OIT Organização Internacional do Trabalho

http://white.oit.org.pe/estad/laclispub/reuniones.php

Banco de Dados, pesquisas, documentos etc sobre o trabalho na América Latina e Caribe.
QUIPUSTAT, cuyo nombre es una fusión entre QUIPU (primera herramienta de contabilidad de las Américas) y STAT (del inglés, statistics), es una aplicación bilingüe de acceso público destinado a los usuarios y productores de las estadísticas laborales de América Latina y el Caribe, desarrollado con el objetivo de contribuir a mejorar la calidad y disponibilidad de la información estadística y de análisis laboral.

Rádio Italiana

http://www.radioitaliana.com.br

A primeira rádio italiana no Brasil, via internet, 24 hs. 
Através deste veículo é possível integrar todo conteúdo jornalístico e musical da Itália com os internautas, interessados nas diversas questões que envolvem a coletividade italiana, além de noticiar os acontecimentos da nossa comunidade italiana, oferecendo também, a oportunidade de pesquisar vários temas na área cultural e de entretenimento.

Recicle você . WWF Brasil

http://www.reciclevoce.com.br/

Reclame Aqui

http://www.reclameaqui.com.br/

A idéia é que seja um mural, espécie de muro de lamentações, onde as pessoas expõem suas queixas sobre serviços ou produtos, visível a todos que acessarem o site. Quando um consumidor reclama de um produto de alguma empresa, essa empresa recebe um e-mail dessa queixa. E como a empresa preza por sua imagem, ela tende a ser eficiente na solução, que será aberta ao público.

Rede Brasil de Municípios interativos

http://www.gestour.com.br

Portal das cidades brasileiras

Rede Brasileira de Agendas 21 locais

http://rebal21.ning.com/

Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - CARINIANA

https://cariniana.ibict.br/

Desde 2002, o IBICT vem citando a preservação digital como um dos temas mais importantes da sua missão. Com o apoio da FINEP, em janeiro de 2013 o Instituto aderiu ao Programa LOCKSS* da Stanford University. A participação do Instituto em iniciativas como a do LOCKSS representa uma contribuição significativa para a informação científica no Brasil, que, por conseguinte, habilita-se a preservar também o conteúdo de publicações internacionais de grandes instituições participantes da Iniciativa LOCKSS.

Neste ano, a equipe do IBICT iniciou atividades de capacitação via Internet, além de produzir material técnico necessário para o gerenciamento das opções de inserção, coleta e monitoramento dos dados armazenados no LOCKSS.

A implantação do LOCKSS passou pelo primeiro teste de instalação em rede. Foram convidadas a participar dessa etapa cinco instituições de ensino superior brasileiras (USP, UNICAMP, UFPB, UFSM e UEMA). Após receberem as definições do projeto, os representantes técnicos nomeados instalaram o software LOCKSS em servidores locais e criaram a lista de 16 títulos de periódicos eletrônicos usados no primeiro envio de conteúdo para todas as caixas.

Com o resultado positivo da primeira coleta e preservação dos dados de todas as edições desses periódicos, o primeiro semestre de 2013 foi dedicado a reuniões técnicas com todas as equipes brasileiras e da Stanford University. Tais reuniões servirão para estabelecer oficialmente, por meio de acordos de cooperação técnica, a política de funcionamento da Rede de Preservação Digital. Essa política incluirá, como parte da segunda etapa de implantação, ainda em 2013, os conteúdos de todos os periódicos brasileiros na plataforma OJS/SEER cadastrados no IBICT, dos livros eletrônicos do Portal do Livro Aberto e das Teses e Dissertações da BDTD.

----

*”Lots Of Copies Keep Stuff Safe” é um programa da Universidade de Stanford, EUA, que fornece software livres de preservação digital premiados e de baixo custo para  bibliotecas e editoras, com vistas à preservação de conteúdos digitais permanentes e originais, assim como à garantia de acesso a esses acervos.

 

Sobre

A Rede Cariniana surgiu da necessidade de se criar no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – Ibict uma rede de serviços de preservação digital de documentos eletrônicos brasileiros, com o objetivo de garantir seu acesso contínuo a longo prazo.

O projeto de implantação da Rede foi elaborado baseando-se em uma infraestrutura descentralizada, utilizando recursos de computação distribuída. Uma rede de preservação digital distribuída precisa da participação das instituições detentoras desses documentos e de sua infraestrutura, em um ambiente padronizado e de segurança que garanta o acesso permanente e o armazenamento monitorado dos documentos digitais. Com o apoio da FINEP, em janeiro de 2013 o Instituto aderiu ao Programa LOCKSS¹ da Stanford University.

A participação do Instituto em iniciativas como a do LOCKSS representa uma contribuição significativa para a informação científica no Brasil, que, por conseguinte irá habilitar a preservação do conteúdo de publicações em redes internacionais de instituições participantes da Iniciativa LOCKSS. Inicialmente as atividades foram desenvolvidas em parceria com seis universidades brasileiras com o apoio de seus respectivos centros de informação e de informática. A Rede estruturou inicialmente o serviço de armazenamento dos periódicos eletrônicos das instituições parceiras do projeto, que utilizam a plataforma OJS/SEER².

O serviço foi estendido a instituições com publicações de acesso livre, foram incluídos cerca de 1000 títulos de periódicos. A etapa seguinte tem o objetivo de ampliar os serviços da Rede, incluindo a preservação de publicações eletrônicas no software DSpace³, tais como livros, teses e dissertações em formato eletrônico. As atividades estão sendo orientadas à formação de recursos humanos e a facilitar a automatização dos processos de identificação, digitalização, armazenamento, validação e conversão para novos formatos digitais.

O desenvolvimento de uma rede de serviços de preservação digital promove o compartilhamento de estudos e pesquisas, além da integração de conteúdos da memória institucional digital de forma consorciada e federada.

 

  Brazilian Network of Digital Preservation Services

Cariniana Network resulted from the need to create a digital preservation service of Brazilian electronic documents to ensure the continuous access to these documents throughout time. The creation of the project was based on the Idea that, the more copies of a document are stored in different places, the safer they Will be. Therefore, a decentralized storage structure was used, through distributed computer resources, with the participation of institutions that have electronic documents.

Initially, the activities were carried out jointly with seven Brazilian universities. In the first phase, the network is responsible for the insertion and storage of electronic journals on the LOCKSS platform of the partner institutions that have free access publications. Moreover, it Will develop a service network that Will allow the free membership of institutions interested in participating in the network and the integration of the content of the digital institutional memory in a connected and unified way.

Also, the network offers digital preservation services to those institutions that have free access publications as well as mechanisms in order to facilitate the automation of processes of identification, storage, validation and conversion of the content into new digital formats.

In less than three years since it was created, the network already hás around one thousand journals preserved, including the ones registered in the Electronic System of Journal Editing (SEER). The next phase Will be to organize the preservation network of books, theses and dissertations available on DSpace.

Fonte: Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - CARINIANA

Rede de Desenvolvimento das Nações Unidas Sociais (UNSDN)

http://www.unsdn.org

Para compartilhar conhecimentos e boas práticas.
Há uma consciência crescente de que o conhecimento é fundamental para todos os esforços de desenvolvimento, uma vez que capacita atores sociais para encontrar soluções adequadas para os seus próprios desafios. Pelo compartilhamento de conhecimento, o portal tem como objectivo ajudar os Estados-Membros no desenvolvimento de políticas e práticas que promovam os objetivos da Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Social.

Rede Internacional de Museus da Pessoa . Center for Digital Storytelling

http://internationaldayblog.storycenter.org/

Cerca de 100 organizações, presentes em 30 países, organizam eventos para celebrar o Dia Internacional de Histórias de Vida. Essa mobilização internacional assegura o grande potencial das histórias de vida como forma de promover o diálogo e a diversidade em nossa sociedade.
A história dessas pessoas faz parte do tecido de todas as sociedades do mundo e o modo como suas histórias são ouvidas, assim como as medidas tomadas para suprir suas necessidades, são a real maneira de medir nosso sucesso como família humana, uma oportunidade para que pessoas de todo o mundo se encontrem para compartilhar suas histórias uns com os outros.

Rede Internacional pela Diversidade

http://www.incd.net/incdsp.html

Rede Minas

http://redeminas.tv/cmi/Pagina.aspx?3874


Rede Nacional das Cidades Históricas e Turísticas . REDEREG - Rede Nacional de Regionalização

http://www.redereg.turismo.gov.br


Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL