São João del Rei Transparente

Legislação

Carta Brasileira para cidades inteligentes

Corpo

Carta Brasileira para cidades inteligentes

A Carta Brasileira para Cidades Inteligentes é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do Ministério do Desenvolvimento Regional (SMDRU/MDR), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e com o Ministério das Comunicações (MCom).

A ação é apoiada pelo Projeto Andus (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável) projeto de cooperação dos governos brasileiro e alemão para apoio à agenda nacional de desenvolvimento urbano sustentável no Brasil, com a participação da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH (Agência de cooperação técnica alemã) e financiada pela Iniciativa Internacional de Proteção do Clima (IKI) do Ministério do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU).

No âmbito do MDR, o processo tem sido conduzido pela Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana (CGDRU/DDRU/SMDRU). A iniciativa ainda se articula com a elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, também conduzida pela Coordenação-Geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana.

Acesse a Carta clicando aquiA Carta é um documento político organizado coletivamente. Ela expressa uma agenda pública brasileira sobre o tema da transformação digital nas cidades do país.No processo de sua elaboração da Carta foram construídos: (1) um conceito para o termo “cidades inteligentes”, adaptado à nossa realidade; (2) princípios balizadores para cidades inteligentes; (3) diretrizes norteadoras para cidades inteligentes; e (4) uma agenda pública, com oito objetivos estratégicos e recomendações. 

O “Processo Carta” foi lançado em março de 2019. Desde então, foram desenvolvidas várias atividades, dentre elas as três oficinas de trabalho (agosto/2019, novembro/2019 e agosto/2020). As duas primeiras foram realizadas presencialmente, em Brasília. A última oficina foi realizada de forma virtual, em função da pandemia da Covid-19.São mais de 200 pessoas participantes até o momento, que representam diversos setores da sociedade. Esse grupo deu início à Comunidade da Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, aberta a todas as pessoas interessadas.

O “Produto Carta” é dividido em 3 partes: o contexto brasileiro (por quê, para quê e para quem foi feita esta Carta); a Agenda Pública (conceito, princípios, diretrizes, objetivos estratégicos e recomendações); e perspectivas futuras. Por que uma Carta Brasileira para Cidades Inteligentes? A finalidade central da Carta “é apoiar a promoção de padrões de desenvolvimento urbano sustentável”, para viabilizarmos cidades brasileiras melhores para as pessoas. Para isso, é necessário considerar o contexto brasileiro da transformação digital nas cidades. Esse contexto envolve duas questões essenciais: a grande diversidade territorial brasileira e as desigualdades socioeconômicas e espaciais de origem histórica. 

A Comunidade da Carta considera que as tecnologias da informação e comunicação têm potencial para transformar positivamente as cidades brasileiras. Mas isso só será possível se forem consideradas essas duas questões essenciais. Para quem é a Carta? A meta da Carta é alcançar um público abrangente, que trabalha com desenvolvimento urbano e com transformação digital ou que tem interesse nesses temas. Pessoas que atuam no setor público, no setor privado ou no terceiro setor. Pessoas que moram, trabalham, estudam ou precisam de serviços urbanos e que se preocupam com os impactos das tecnologias no dia a dia das cidades.Mais especificamente, a Carta se dirige para:

Para quê a Carta foi elaborada? A Carta tem o desafio de articular duas agendas que até agora percorreram caminhos separados: a do desenvolvimento urbano e a das tecnologias. Essa articulação deve ser orientada para a sustentabilidade ambiental, urbana, social, cultural, econômica, financeira e digital. A articulação também precisa ser feita com uma visão sistêmica da cidade e dos impactos que a tecnologia pode trazer no meio urbano. Essa visão compreende: (1) que qualquer ação nas cidades, inclusive de base tecnológica, gera impactos em outros locais; (2) que todos os problemas das cidades são resultado de várias ações, realizadas em tempos distintos e com forte vinculação com as desigualdades socioespaciais; e (3) as cidades são distintas umas das outras, os problemas das cidades também são distintos. Com esse intuito, a Carta foi elaborada para:

Consulta pública

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) abriu consulta pública sobre os objetivos estratégicos e recomendações que integram a Carta Brasileira sobre Cidades Inteligentes. A participação foi aberta a toda a sociedade entre 19/10/2020 e 14/11/2020 por meio da Plataforma Participa + Brasil.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional . Govbr

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.