Legislação

Informe novas leis

Internacional / Federal / Estadual / Municipal

Documento sobre o sistema de direitos humanos da ONU . Maior participação da sociedade civil na ONU

O Colóquio Internacional de Direitos Humanos, realizado pela Conectas Direitos Humanos de 08 a 14 de novembro, em São Paulo, teve como um dos seus principais resultados um documento sobre o sistema de direitos humanos da ONU, assinado por 37 organizações e ativistas que participaram do evento.

“Esse documento traz contribuições de ativistas do Sul Global para o sistema de direitos humanos da ONU. Em geral, as propostas procuram aumentar a participação da sociedade civil nos mecanismos internacionais e a efetividade destes mecanismos na promoção e proteção dos direitos humanos”, explica Thiago Amparo, um dos organizadores do evento. “O documento trata dos principais desafios dos órgãos e mecanismos do sistema internacional de direitos humanos, além de mencionar também órgãos tradicionalmente associados à segurança e à paz internacionais, como o Conselho de Segurança e o Tribunal Penal Internacional”.

O documento agora será enviado às Nações Unidas e governos, bem como a ONGs e instituições da sociedade civil, a quem são dirigidas a maioria das propostas elaboradas. “Um dos méritos deste documento é possuir um viés propositivo, ao apresentar medidas concretas para melhoria do sistema ONU de direitos humanos, elaboradas de maneira democrática pelos próprios ativistas”, destaca Thiago.

A 9ª edição do Colóquio Internacional de Direitos Humanos aconteceu de 08 a 14 de novembro, em São Paulo, e teve como tema “Uma Avaliação do Sistema Global de Direitos Humanos sob a Perspectiva do Hemisfério Sul: Estratégias Comuns e Propostas de Reforma”.

Para ver a íntegra do documento, clique aqui (http://www.conectas.org/arquivospublicados/IXColoquio_DocFinal_PT.pdf

Fonte: Revista Rets


Voltar para Legislação.
Para sugerir novas leis, por favor acesse a seção Contato.


O conteúdo desse portal pode ser reproduzido, desde que citadas as fontes e os créditos.

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto, pesquisa, organização e concepção: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados