Legislação
Lei que estabelece a grafia do nome de São João del-Rei
Corpo
ESTABELECE A GRAFIA DO NOME DE SÃO JOÃO DEL-REI, CUJO ADJETIVO GENTÍLICO RELATIVO É SÃO-JOANENSE E, DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
A Câmara Municipal de São João del-Rei, aprova e eu, Prefeito Municipal de São João del-Rei, sanciono a seguinte Lei:
Artigo 1º - Fica estabelecido a denominação correta do município, que passa a ser São João del-Rei - MG.
Parágrafo Único- A denominação de que o caput do artigo, foi obtido através de estudos apresentados e defendidos.
Artigo 2º - O adjetivo gentílico de São João del-Rei será São-joanense.
Artigo 3º - Após a sanção desta Lei, a grafia oficial do município, deverá ser defendida e divulgada pelos poderes do município.
Artigo 4º- Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Prefeitura Municipal de São João del -Rei, 15 de Dezembro de 2008
SIDNEY ANTÔNIO DE SOUZA
Prefeito Municipal
MARIA SÔNIA DE CASTRO
Secretária Municipal de Administração
***
Boa-tarde equipe do SJDRT!
Meu nome é Carlos Alberto da Silva Santos Braga, sou um historiólogo, alguém que estuda a história como filosofia do conhecimento, resido atualmente em Unaí-MG e no período de Fevereiro de 2016 a Outubro de 2022 morei na cidade de Braga - Portugal, onde desenvolvi estudos na área do conhecimento.
Li a história de São João del-Rei no seu espaço virtual e gostaria de fazer uma observação sobre a grafia antiga de São João d’El-Rey, que posteriormente passa a ser São João del-Rei.
Todos os atos da Monarquia Portuguesa e a própria assinatura Real, constavam Eu, El-Rey, o El deriva do hebraico, o Senhor, assim Eu, El-Rey quer dizer “Eu, o Senhor Rei”.
São João d’El-Rey, quer dizer São João do Senhor Rei, conta a tradição da Igreja Católica em Braga - A Primaz das Hispanias, que num dia de São João, o Bispo de Braga, Dom João Peculiar, levou até ao Infante Dom Henrique a Bula Papal da criação do Estado Português, como Ducado Portucalense, isto antes de Portugal se tornar um Reino que só vai ocorrer em 1179.
O Museu da Sé de Braga é onde está a Cruz da Primeira Missa celebrada no Brasil em 26 de abril de 1500 pelo Frei Coimbra, também àquele Museu fiz uma manifestação sobre o erro na datação da citada, onde consta século XVI, bem sabemos que Cabral zarpou de Belém em 9 de março de 1500, portanto, século XV.
Colaboração: Carlos Alberto da Silva Santos Braga