São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Espetáculo . Pretas por ter

Data

20/06/2010

Hora

20h30

Cidade

SJDR

Local

Teatro Municipal

Descrição

 Teatro de SJDR recebe Cia. Baiana de Risos

 Companhia Baiana de Risos promete muitas gargalhadas hoje e amanhã no Teatro Municipal

“Três atores, um texto e um monte de gargalhadas”. A frase é usada pela Companhia Baiana de Risos para definir a peça Pretas Por Ter e adianta o que os espectadores poderão conferir hoje e amanhã, 20, às 20h30, no Teatro Municipal de São João del-Rei. 
Em cartaz há mais de dez anos, o espetáculo é o destaque do repertório da companhia que atua desde 1990. “A peça faz tanto sucesso que nós já contamos com dois núcleos de atores que viajam para representá-la. Agora, por exemplo, enquanto uma parte da equipe está aqui em São João del-Rei, outro núcleo encena o Pretas Por Ter em Rio das Ostras, Rio de Janeiro”, revelou o produtor e ator Eduardo Alves. 
Além de Alves, compõe o trio que se apresentará pela primeira vez em São João, Marcos Magno e Leonardo Pamplona. Juntos, eles prometem momentos divertidos e, em certa medida, de reflexão, a partir da abordagem de aspectos da cultura afro-brasileira. “A peça trata, de maneira leve, o preconceito, a discriminação sofrida pelo negro e até aquele comportamento preconceituoso do negro para com o próprio negro”, destacou Marcos Magno, que vive uma das duas professoras negras que disputam o poder numa sala de aula. O estilo baiano de fazer humor, que mescla crítica e irreverência, também será destaque no espetáculo, com texto assinado por Alberto Damit. Fazendo referência aos costumes e tipos baianos, a história se passa no ambiente escolar, em um dia em que uma das professoras adoece e precisa ser substituída. 
Segundo Magno, o título do espetáculo surgiu de uma brincadeira com a expressão prêt-à-porter, que significa “pronto para usar” em francês. “Fizemos essa brincadeira para dizer que estamos prontos para ser usados como motivos de muitas gargalhadas. Além disso, escolhemos uma frase que pudesse ser completada de diferentes e divertidas maneiras, como por exemplo pretas por ter cabelo afro”, explicou Magno.
Os ingressos para o espetáculo Pretas Por Ter podem ser adquiridos antecipadamente ao preço de R$10, nas lojas O Boticário. Na hora da apresentação, os convites custarão R$20, com meia-entrada para estudantes com carteirinha e idosos acima de 60 anos. 

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 19/06/2010

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL