São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Inscrições para "Residência Artística 2021" . Grupo Ponto de Partida . Inscrições até 23 de junho . 2021.

Data

19/06/2021

Cidade

Barbacena

Descrição

Pode ser uma imagem de 4 pessoas e pessoas sorrindo

“Sempre sinto um frio na barriga, felizmente! Quando deixar de sentir, terei deixado de gostar do que estou fazendo. Representar é, apesar de toda a preparação, sempre um salto no escuro!”
Eva Wilma

Já imaginou hospedar-se na casa do Ponto de Partida para aprender seus métodos de criação e produção, sem sair da sua própria casa?

Então corra, estamos escancarando as janelas! Vamos mostrar por dentro nossos 41 anos de experiência, a pesquisa que desenvolvemos para um musical brasileiro e a metodologia que sistematizamos – lúdica, plural, centrada no exercício do ator.

Também queremos dividir memória e sonhos. As histórias e a emoção de carregar, literalmente, o teatro nas costas. De armar nossa cena desde as pequeninas cidades, como Andrelândia, em Minas, ou Carajás, no meio da floresta Amazônica, até os teatros mais sofisticados desse país. De ter percorrido ruas, escolas, palcos e as lonjuras da África, Portugal, França, Alemanha, Uruguai.

E, em nossa casa, queremos acolher a sua bagagem, as histórias que você quiser dividir, todas as perguntas que ousarmos perguntar.

E talvez o principal... Depois de tanto tempo longe dos palcos queremos renovar nossos votos. Confirmar a paixão pelo nosso ofício, a certeza de que a arte tem o condão de visitar nossos desvãos e acender todos os possíveis, a perplexidade nunca perdida frente a mágica natureza do teatro que é, ao mesmo tempo, plural, temporal, única, efêmera e eterna.

COMO FUNCIONA

A residência terá a duração de 10 semanas e funcionará com a metodologia de tutoria cíclica desenvolvida pelo Ponto de Partida. A diferença é que, agora, os encontros serão mediados pela tecnologia, via Zoom.

Os residentes serão divididos em 4 pequenos grupos. Cada grupo trabalhará com uma dupla de atores do Ponto de Partida (os tutores) durante duas semanas e, ao fim deste período, os grupos trocam de tutores. Assim, ao final das 10 semanas, os participantes terão trabalhado, diretamente, com todos os atores da companhia.

Toda semana acontecerão encontros, de 2 horas, com os músicos e arranjadores Pablo Bertola e Pitágoras Silveira.

Além dos tutores, os selecionados terão acompanhamento da diretora Regina Bertola e orientações da equipe técnica do grupo: Babaya Morais (voz), Suely Machado (corpo), Tereza Bruzzi e Alexandre Rousset (figurino e espaço cênico), Rony Rodrigues (iluminação).

Também fazem parte do programa conversas coletivas sobre a história do grupo, seu modelo de gestão e produção, princípios de iluminação teatral e uma visita virtual à Estação Ponto de Partida, sede do grupo em Barbacena.

Desde os primórdios o grupo convidou pessoas e artistas para construir coletivamente um processo de formação integral e diversificada. Essa é uma prática em nossa vida e também será dividida nessa residência. Toda semana, os residentes e o público interessado terão encontros, ao vivo, com um convidado especial através do Instagram.Confira o time:
Mônica Salmaso, Djamila Ribeiro, Tião Rocha, Márcio Abreu, Marina Colasanti, Andrea Nogueira, Wagner Moreira, Luís Melo, Éder Santos, Maurício Tizumba.


INSCRIÇÕES
De 11 a 23 de junho, de 2021.

PRÉ-REQUISITOS
Querer muito.
Ser um ator ou uma atriz com ganas de enfrentar os seus deslimites. Que esteja disposto a se exercitar para tomar posse dos signos e dos significados, da palavra, do canto, da voz, do gesto, do espaço, da luz, da encenação, da dramaturgia, da produção, da sua relação com o público.Que se reconheça cidadão planetário, comprometido com seu tempo, sua gente, seu território, mas com a coragem e a loucura suficientes para habitar o encantado e saltar, asas abertas, por sobre os sonhos.
Ter o mínimo de 16 anos.

CONDIÇÕES
A residência é gratuita.
Os inscritos devem ter total disponibilidade para as datas e horários previstos.
É compromisso do selecionado comparecer a todos os encontros previstos.
Por ser um curso online, é fundamental que, no horário da residência artística, o participante esteja em um local com total acesso à internet.

VAGAS
Serão oferecidas 20 vagas, para atrizes e atores, com endereço em qualquer parte do mundo, desde que falem português.

DATAS E HORÁRIOS DAS ATIVIDADES
A Residência Artística acontecerá de 5 de julho a 10 de setembro de 2021.
De segunda a sexta, 2 horas por dia, de 14h às 16h, acontecerão os encontros e exercícios dos residentes com o Ponto de Partida, pela plataforma Zoom.

Todas as terças, às 20h, encontros ao vivo, abertos ao público, com os convidados especiais, no @pontodepartida.

Não haverá programação aos sábados e domingos.

PARA PARTICIPAR
Preencha, com cuidado, a ficha de inscrição. E responda, pra valer, as perguntas do questionário em anexo. Anexe no campo “link para o vídeo texto” um vídeo simples, caseiro, interpretando um texto de sua escolha, gravado especialmente para essa seleção, com duração máxima de 2 min.

Anexe no campo “link para vídeo música” um vídeo simples, caseiro, cantando uma música que goste, gravada especialmente para essa seleção.

Em respeito aos protocolos de saúde e distanciamento social, você deve cantar à capela ou com playback ou se acompanhar ou ser acompanhado por um instrumentista que more com você.

Os vídeos devem ser gravados sem edição e devem ser postados nas plataformas YouTube ou Vimeo, sem senha de acesso.PROCESSO DE SELEÇÃO

A seleção será feita por uma comissão formada por atores, músicos e a direção artística do Ponto de Partida.

Habitualmente o Ponto faria a seleção em alguns dias, com encontros pessoais, com tempo para conversas e abraços.

Devido às circunstâncias, os elementos que teremos para avaliar serão a ficha de inscrição e os vídeos. Portanto seja o mais transparente possível. Solte-se! Divirta-se em suas performances!

Poderá haver uma pré-seleção e segunda chamada de seleção, se esta comissão julgar necessário. Os critérios da seleção serão de inteira responsabilidade do Ponto de Partida.

RESULTADO
A lista dos selecionados será divulgada no dia 1 de julho de 2021, no site www.grupopontodepartida.com.br e nas redes sociais do Grupo (Instagram @pontodepartida e Facebook @grupopontodepartida)


Você não vai querer que essa janela se feche, não é?
Entre! A casa é sua! Informações https://www.grupopontodepartida.com.br/sistema/residencia-artistica-2021/

Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes e região - cadastre gratuitamente o seu evento cultural em contato. Curta e siga a página do Atitude Cultural no Facebook e Instagram.

Vídeo Atitudes Culturais: 30 anos . Retrospectiva Atitude Cultural

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.