São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Cavalgada da Inconfidência

Data

21/04/2009

Hora

8:00

Cidade

SJDR e Tiradentes

Local

Concentração: Parque de Exposições de Tiradentes

Descrição

Cavalgada da Inconfidência deve reunir mais de mil cavaleiros
Numa tradição que já se repete há 21 anos, as cidades históricas de São João Del Rei e Tiradentes comemoram a Inconfidência Mineira com a Cavalgada da Inconfidência, criada e coordenada pelo presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Baldonedo Arthur Napoleão, ex-prefeito de Barroso.
Neste ano, a expectativa é que mais de mil cavaleiros e amazonas percorram o trecho que vai de Tiradentes a São João del Rei, pela Estrada Real, na próxima terça-feira, dia 21.
Participantes de várias partes da região já se preparam para a 21ª Cavalgada da Inconfidência. De Barbacena, parte uma tropa de 110 cavaleiros, no domingo, dia 19.
Eles pernoitam em Dores de Campos, de onde seguem para Tiradentes, onde tem início da cavalgada. O coordenador do evento, acompanhado de outros 40 cavaleiros, partem de Barroso no dia anterior, passando pelas comunidades de Estiva, Pitangueiras e Caixa d’ Dágua da Esperança. De Bom Despacho, sai uma tropa de 30 cavaleiros, que também se juntam aos demais em Tiradentes.
Pela primeira vez, participam do evento o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro), Sílvio Galvão, e o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Henrique Santana. A convite de Baldonedo Napoleão, eles vêm à região especialmente para a cavalgada e serão recepcionados pelo prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa.
De acordo com o organizador, Baldonedo Arthur Napoleão, a Cavalgada da Inconfidência é uma homenagem que os conterrâneos fazem a Tiradentes e aos outros nomes a Inconfidência Mineira, que teve seus principais momentos feitos a cavalo, na região de São João Del Rei e Tiradentes.
A concentração começa às 8h, no Parque de Exposições de Tiradentes (programação completa abaixo) e a cavalgada, que leva à frente as bandeiras do Brasil e de Minas Gerais, tem início às 10h, passando pela Estrada Real. A chegada a São João del Rei está prevista para as 12h30 e o trajeto inclui passagem pelo Matosinhos, seguindo pela praça Pedro Paulo, avenida Tiradentes, Rua da Prata, Ponte do Rosário, Largo Tamandaré e Avenida Presidente Tancredo Neves, onde acontece o hasteamento de bandeiras e canto do hino nacional.
A programação continua no Parque de Exposições de São João del Rei, com a participação do Clube do Cavalo, que promove provas de tambor e baliza.

Programação
8h- concentração no Parque de Exposições de Tiradentes
10h- saída de Tiradentes
12h30- chegada a São João del Rei e solenidade em homenagem aos Inconfidentes, na avenida Presidente Tancredo Neves
13h- apresentações do Clube do Cavalo de São João del Rei, no Parque de Exposições de São João del-Rei

Informações: Raquel Prudente Neder Issa
(32) 3372-1575- casa
(32) 3379-2649- trabalho
(32) 8839-7978

21ª Cavalga da Inconfidência reúne mais de mil participantes

Mais de mil pessoas, entre cavaleiros, amazonas, crianças e várias famílias, participaram da 21ª Cavalgada da Inconfidência, que percorreu o trecho que liga Tiradentes a São João del Rei, pela Estrada Real.
Para o organizador do evento, o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Baldonedo Arthur Napoleão, a cavalgada deste ano atingiu todas as expectativas e cumpriu todas as metas a que se propõe. "Nosso objetivo é prestar homenagem aos inconfidentes, em especial a Tiradentes, que nasceu em São João del Rei", observa. Segundo ele, é essa é forma de fazer com as atuais gerações se lembrem do movimento e saibam valorizar a história.
O organizador da cavalgada afirmou que mil camisas feitas para serem distribuídas aos participantes foram insuficientes, o que significa que mais de mil pessoas saíram do Parque de Exposições de Tiradentes, fora aquelas que se incorporaram à cavalgada ao longo do trajeto.
Como de costume, a Cavalgada da Inconfidência fez uma parada em Santa cruz de Minas, onde está localizado o marco zero da Estrada Real. No local, onde fica uma cachoeira, os participantes aproveitam para se confraternizar, enquanto os cavalos descansam e tomam água. “Estamos encantados com a cavalgada”, declarou Fabiano Carvalho, que viajou com amigos de Santo Antônio do Amparo para participar do evento. “O trajeto é muito bonito e temos certeza que voltaremos”, finalizou.
A solenidade de hasteamento das bandeiras e aposição de coroas de flores no monumento de Tiradentes, na avenida Presidente Tancredo Neves, em São João del Rei, teve a participação da Banda de Música de Barroso. Em seguida, os participantes seguiram para o Parque de Exposições do Município, onde participaram de um almoço, organizado pela coordenação do evento.


Fotos: Beny Jr
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL